Diabético Pode Comer Pizza?
A diabetes mellitus se tornou um problema de saúde mundial caracterizado por hiperglicemia crônica devido à resistência ou deficiência relativa de insulina ou ambos. Estimasse que em 2017 havia 425 milhões de pessoas no mundo com diabetes e 12,5 milhões apenas no Brasil.
O índice glicêmico (IG) se tornou um conceito útil porque mede a rapidez com que os carboidratos são absorvidos e resulta em elevação da glicose e da insulina no sangue, medindo o aumento dos níveis de açúcar no sangue causado por uma quantidade de um determinado alimento. Alimentos com IG alto foram rapidamente absorvidos e causaram um grande aumento nos níveis de açúcar no sangue. Alguns que são chamados de carboidratos complexos, como por exemplo batatas, pão branco e arroz com baixo teor de amilase, são absorvidos muito rapidamente e dão uma resposta metabólica indesejável, e esses alimentos com alto IG geram uma demanda de insulina.
A pizza, que se tornou um alimento muito popular nas refeições e lanches de vários países, inclusive no Brasil, é geralmente descrita como produto de massa que pode ser fermentado tanto através do fermento como quimicamente. É adicionado molho, e dentre as várias opções de recheios, os mais usados são tomate e queijo, além de carne de frango, cebola, carne vermelha, embutidos, etc.
Para algumas pessoas que sofrem com diabetes, entregar-se a algumas fatias de pizza resulta em uma onda de açúcar relevante, já para outras, o açúcar no sangue não começa a subir tão rapidamente, apenas muitas horas depois – inclusive, pode demorar da noite para o dia.
Sendo assim, um diabético pode comer pizza ou não, no final das contas?
Pizza e diabetes
Se você sofre de diabetes, especialmente a do tipo 2, precisa alterar seus hábitos alimentares, bem como o seu estilo de vida. Embora a diabetes não seja fatal, é uma doença crônica que pode levar a sérias complicações, e por isso, é importante cuidar das suas condições através de uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.
Decidir o que comer se você tem diabetes é sempre um grande desafio, e a pizza é aquele alimento que todo mundo adora, e às vezes até mesmo deseja, e por isso pode estar se perguntando se diabético pode comer pizza.
A resposta é sim, você pode, mas tem que ter certeza que entende o conteúdo nutricional do tipo de pizza que irá comer. Como saber? Existem muitos recheios diferentes para pizzas e todos eles podem ter alguns efeitos em sua dieta de diabetes, e é por isso que é importante saber o que está comendo e como pode incorporá-la em seu plano alimentar.
As pizzas podem até ter alguns ingredientes saudáveis como vegetais, legumes e queijo light; no entanto, a base da pizza é feita de massa, que é feito de carboidratos simples, que são açúcares essenciais, o tipo de açúcar que pode elevar o nível de açúcar no sangue. Alimentos que são cheios de carboidratos devem ser consumidos com moderação, portanto, isso também se aplica à pizza.
Outro ingrediente importante é o molho de tomate. Embora não seja exatamente insalubre, alguns podem conter muito açúcar. A massa e o molho de tomate presente na pizza são os principais ingredientes que podem aumentar seu nível de açúcar no sangue quando não são controlados.
1 fatia de pizza tradicional é aceitável para diabéticos
O diabético pode comer pizza, mas não mais do que 1 porção – uma fatia média é aceitável. O melhor é optar por um sabor que contenha pelo menos 2 variedades de legumes frescos. Evite aquelas com embutidos como presunto, pepperoni, peito de peru defumando, etc., pois eles são ricos em sódio e gordura. De fato, a pizza vegetariana com legumes frescos é a opção ideal para as pessoas com diabetes.
Pizza caseira é melhor para diabéticos
Quando estiver com vontade de comer pizza, experimente uma caseira, desta forma, poderá personalizá-la e criar uma versão amigável para os diabéticos. Por exemplo, use farinha de trigo integral ou outras alternativas de farinhas de baixo carboidrato em vez da branca tradicional. Deixe a massa mais fina possível. Prepare o seu próprio molho de tomate sem adição de açúcar e cubra a sua pizza com vegetais saudáveis, cogumelos e/ou fatias de grelhados, por exemplo.
O que fazer se você é fanático por pizza?
Portanto, se você é um fanático por pizza e diabético, lembre-se sempre das dicas a seguir para manter uma dieta saudável, mesmo comendo pizza de vez em quando.
- Limite a ingestão e tamanho da porção de pizza: Considerando que você deseja comer pizza uma ou duas vezes por mês, quando for comer, tente limitar a sua porção para uma ou duas fatias.
- Escolha opções de pizzas mais saudáveis: Tente completar a refeição com uma salada vegetariana e algumas frutas. Escolha massas finas, e se a pizzaria oferecer a opção de massa integral, experimente. Peça para eles não exagerarem no queijo, esqueça as carnes, embutidos e opte por legumes e frutas como tomates, brócolis, abacaxi, cogumelos, cebolas ou pimentão, por exemplo.
- Faça sua própria pizza: Você também pode fazer a sua própria pizza para ter mais controle da massa e do recheio. Pode fazer a massa ou comprar uma pré-fabricada integral, por exemplo. Opte por queijo com pouca gordura, faça o molho caseiro e recheie com vegetais cozidos no vapor ou salteados.
Lembre-se, a reação do corpo a alimentos como a pizza varia de pessoa para pessoa. Dependendo de como a glicose no sangue responde à pizza, talvez seja necessário ajustar o tamanho das porções.
Se você tiver dúvidas ou perguntas sobre a inclusão de pizza em sua dieta, não se esqueça de mencioná-las ao seu médico. Seguindo essas dicas, você verá como diabético pode comer pizza sem maiores problemas.
Nenhum comentário: