Farinha de Banana Verde é Low Carb? E a Biomassa de Banana Verde?
Quando você lê a palavra farinha, normalmente significa que algo tanto em seu estado original como estado seco foi moído até se tornar uma farinha, e isso não é diferente com a farinha de banana verde.
Se você está sempre à procura de farinhas sem glúten, muito comuns entre as pessoas que sofrem de doença celíaca ou são intolerantes ao glúten, ela é ideal, porém também se tornou popular entre muitas pessoas adeptas da dieta low carb (baixa em carboidratos) que começaram a usar essa farinha no dia a dia. Mas a farinha de banana verde é low carb mesmo? E a biomassa de banana verde?
O que é farinha de banana verde?
O amido resistente da farinha de banana “resiste” ao processo de decomposição em açúcares, e isso pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pode faz com que as pessoas se sintam mais saciadas, diminui os níveis de pH e ajuda a reduzir os danos às células.
Outros pontos a favor da farinha de banana verde e outras formas de amido resistente é que eles ajudam a formar boas bactérias no intestino, que ajudam a proteger as células.
Na África e Jamaica essa farinha é bastante conhecida, pois trata-se de uma alternativa bastante popular à farinha de trigo devido ao seu baixo preço. Com uma textura semelhante a farinhas de trigo mais leves, é preciso usar 25% menos para as receitas do que as farinhas de trigo tradicionais.
Por que muitas pessoas acreditam que a farinha de banana verde é low carb
A farinha de banana verde, que muitos afirmam nem ter gosto de banana, contém amido resistente, que é um tipo de carboidrato que se comporta como fibra, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e fazendo com que as pessoas se sintam mais satisfeitas por mais tempo. Isso acontece porque esse tipo de amido não pode ser completamente absorvido pelo corpo, o que faz com que as pessoas consumam menos calorias dele.
Assim como a banana em seu estado natural, a farinha tem altos níveis de potássio, o que ajuda a controlar a atividade elétrica do coração e o magnésio, ajudando na atividade nervosa muscular.
James Taylor-Grime, da empresa Nutryttiva, dos Estados Unidos, obtém o ingrediente das bananas cultivadas no Brasil e diz que desde que começou a vender o produto as vendas só aumentaram. O pacote de 400g custa cerca de 50 reais.
Embora o preço não seja do mais barato, ele afirma que você usa cerca de 25% menos em comparação com a farinha de trigo branca tradicional. “Saborosa, possui um sabor ligeiramente aveludado e limpo, mas é quase sem sabor. Ela também pode ser usada em smoothies e molhos de salada”, disse James.
Usula Philpot, nutricionista consultora e palestrante sênior da Universidade Leeds Beckett, Inglaterra, disse que a farinha de banana verde também pode ajudar as pessoas que precisam de uma dieta rica em fibras.
“Sem glúten e com um sabor sutil e semelhante à noz, ela pode ser a substituta ideal da farinha de trigo comum em quase todas as receitas”, afirmou a especialista.
O amido comum, encontrado em pão branco, batatas e massas, é rapidamente digerido no intestino delgado e absorvido como glicose no sangue, porém, nem todo amido resistente é absorvido pelo intestino delgado, então o açúcar é liberado mais lentamente no sangue, e os níveis de insulina não aumentam tão rapidamente, evitando uma queda subsequente nos níveis de açúcar no sangue – o que faz com que as pessoas sintam fome.
Ursula disse: “O amido resistente presente em bananas verdes retarda a liberação de alimentos através do intestino, o que ajuda a retardar a resposta à insulina. Isto terá um efeito secundário no controle de peso, controlando os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia e também pode ajudar alguns tipos de portadores de síndrome do intestino irritável – pessoas que precisam de uma dieta rica em fibras”.
Esses são os principais motivos que tornam a farinha de banana verde low carb e muito utilizada nas dietas que seguem o consumo de pouco carboidrato. Porém, além da farinha, há também a biomassa.
O que é biomassa de banana verde?
Assim como a farinha, a biomassa de banana verde é low carb e apresenta os mesmos benefícios para a saúde. Porém, trata-se de uma espécie de purê preparado com a fruta verde – não madura, e pode ser usada em molhos, tortas, para fazer brigadeiros, entre várias outras receitas.
A maior diferença nutricional entre a farinha e a biomassa está na concentração de fibras, já que muitas delas se perdem no processo de cozimento em pressão que é realizado para obter a biomassa, ao contrário do que acontece com a farinha, já que o seu processo de preparação faz com que boa quantidade das fibras seja preservada.
Ambas podem ser preparadas em casa.
Receita de farinha de banana verde low carb
Para preparar a farinha de banana verde low carb, primeiro você deve lavar bem as frutas e em seguida cortá-las em rodelas. Com o forno em temperatura baixa, asse as rodelas até que elas fiquem secas.
Espere esfriar e bata a banana no liquidificar. Caso prefira uma farinha com uma textura mais fina, passe na peneira.
Receita de biomassa de banana verde
Para preparar a biomassa de banana verde, que é low carb e também faz muito bem à saúde, separe as frutas de preferência orgânicas, mantendo as hastes intactas de forma que a parte de dentro da banana não seja exposta e a água não penetre no interior da casca. Lave-as bem e encha meia panela de pressão com água e deixe ferver.
Quando a água estiver fervendo, adicione as bananas à água fervente, cubra a panela de pressão e quando a válvula de liberação de pressão começar a emitir um ruído sibilante, reduza a temperatura.
Deixe cozinhar por 8 minutos, desligue o fogão e retire do fogo. Não abra a panela de pressão até que a pressão desapareça (cerca de 1 hora).
Descasque cuidadosamente as bananas quentes e misture com uma pequena quantidade de água até ficar homogêneo e a biomassa está pronta.
Para durar mais, a dica é congelá-la nas forminhas de gelo e assim tê-la pronta sempre que precisar. Poderá adicionar um cubinho no suco, estrogonofe, ou o que tiver vontade para poder usufruir de todos os benefícios da biomassa de banana verde.
Referências adicionais:
- https://www.dailymail.co.uk/health/article-2962444/The-latest-wonder-food-crave-banana-flour-way-curbing-carbs-helps-feel-fuller-longer.html
- https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464616300524
- https://www.mdpi.com/1660-4601/7/5/1953
- http://www.scielo.br/pdf/rbf/v35n4/a25v35n4.pdf
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8263609
- https://www.mdpi.com/1660-4601/12/7/7491
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19366864/
- https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/2160?manu=&fgcd=&ds=
- https://www.omicsonline.org/open-access/comparative-study-of-ripe-and-unripe-banana-flour-during-storage-2157-7110.1000384.php?aid=36152
- http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=7560&ed=1313&f=30
Nenhum comentário: