Ads Top

Benefícios do Piloxing – Como Fazer e Dicas

Piloxing

Já pensou misturar Pilates e boxe em um treinamento? Pois saiba que alguém pensou nisso e criou o Piloxing, um treino que mistura luvas com pesos e movimentos do boxe para tonificar os braços com os exercícios de flexibilidade do Pilates, além de incorporar movimentos de dança, tudo isso dentro de um treino intervalado.

A pessoa que teve essa ideia foi a treinadora de celebridades e dançarina sueca Viveca Jensen, com o objetivo de criar uma maneira para as mulheres alcançarem uma autoimagem que fosse sexy e, ao mesmo tempo, poderosa.

Os benefícios do Piloxing

Os benefícios prometidos pelo Piloxing incluem o condicionamento cardiovascular, por meio de um treinamento intervalado com foco no core; a tonificação e o esculpir dos músculos, sem adicionar volume, resultando em braços, coxas e uma barriga mais firmes; e a queima de gorduras por meio de uma atividade física divertida.

O site oficial do Piloxing também promete que a modalidade pode emagrecer, queimando até 1,2 mil calorias por hora, melhora a habilidade cardiovascular, fortalece e alonga os músculos e melhora o equilíbrio e a postura dos praticantes.

Em uma reportagem publicada, a professora de Piloxing em uma academia do Texas, nos Estados Unidos, Dana Lyro, afirmou que a modalidade pode melhorar a resistência cardiovascular e muscular, construir definição muscular e melhorar a coordenação e a agilidade entre outros benefícios.

A praticante de Piloxing, Sandi Goldner, disse que o seu equilíbrio melhorou desde que ela começou a praticar o treinamento. “Quanto mais você faz, melhor você fica”, completou Goldner.

A criadora da modalidade, Viveca Jensen, explicou resumidamente os benefícios do seu treinamento: “O Pilates trabalha o equilíbrio e a força e torna os músculos mais longos, magros e definidos. No boxe, que é parte mais intensa da aula, você também irá tonificar seus músculos, mas terá o trabalho cardiorrespiratório, assim como na dança”.

Entretanto, quanto ao gasto de calorias em uma atividade física como o Piloxing, vale lembrar que a quantidade queimada varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como o metabolismo, a genética e o biotipo de cada praticante, o tempo gasto no treinamento e a intensidade empregada no exercício, por exemplo.

Portanto, não há como garantir que todo mundo vai gastar 1,2 mil calorias em uma hora de Piloxing, ainda que o valor possa servir como uma espécie de estimativa se você busca praticar para emagrecer.

Como fazer o Piloxing

O site oficial do Piloxing conta que o método possui instrutores da modalidade em mais de 85 países, o que inclui o Brasil.

Em uma aula de Piloxing, os alunos ficam descalços para terem mais agilidade e trabalharem os músculos dos pés e dos tornozelos.

 A sessão conta com um aquecimento, que é seguido de uma série com movimentos de boxe, que são executados com luvas com 250 g de peso para potencializar o exercício e tonificar os braços, ao som de músicas animadas.

Após isso, chega a vez dos exercícios de Pilates, que são executados em pé, exigindo equilíbrio e concentração na aula, que também conta com movimentos de dança.

A aula é finalizada com exercícios abdominais, exercícios para os glúteos e alongamento.

Para você ter uma ideia de como o Piloxing pode funcionar, trazemos abaixo o passo a passo de dois exercícios da modalidade. Mas atenção, o ideal é que eles sejam praticados com a supervisão de um educador físico, que indicará a quantidade de séries e repetições indicadas para você.

1. Patinação em linha com socos

O exercício trabalha as coxas, os braços, os abdominais e o traseiro. Depois de fazer as repetições de um lado, é necessário trocar de lado e executar o exercício novamente, fluindo graciosamente entre as séries.

A patinação em linha com socos é feita da seguinte maneira:

  • Posicionar-se com os pés separados em uma distância equivalente à largura dos quadris;
  • Levar levemente o peso do corpo para a perna direita;
  • Formar socos com as duas mãos e segurá-los abaixo do queixo, próximo ao peito;
  • Dar um passo largo para trás e para o lado com a perna esquerda, cruzando atrás da perna direita conforme dobra o joelho direito;
  • Fazer um movimento de soco com o braço esquerdo, endireitando o cotovelo;
  • Retornar ao posicionamento inicial.

2. Prancha do Piloxing

O exercício mexe com os abdominais, as costas e os braços. Caso necessário, pode-se fazer um intervalo de 30 segundos para descanso entre as séries.

O exercício funciona assim:

  • Começar na posição da flexão elevada (raised push-up), alongando as pernas atrás de você, com os dedos dos pés tocando no chão;
  • No lugar de segurar o posicionamento da flexão com as mãos, abaixar-se nos antebraços, de modo que eles fiquem estáveis no chão;
  • Manter a parte superior do corpo imóvel, levar os joelhos ao chão e, então, endireitar as pernas novamente.

Cuidados com o Piloxing

Gostou do piloxing? Antes de começar a praticar a modalidade, procure um médico e faça uma consulta de check-up para ter certeza de que está realmente apto a praticar o treinamento, especialmente se já tiver algum problema físico ou se for sedentário. Isso é essencial para evitar que você se lesione gravemente por praticar algo que o seu corpo não estava preparado para fazer.

Também é fundamental contar com o apoio de um educador físico qualificado para ensinar o piloxing durante os treinos. Assim você garante a eficiência do treino, tendo alguém para te explicar corretamente a técnica dos exercícios, o que também é importante para evitar lesões.

Já se você resolver treinar o Piloxing sozinho e por meio de vídeos, tenha o cuidado de prestar bem atenção às instruções, além de pausar e repetir muitas vezes para ter certeza que entendeu como o movimento deve ser feito.

Você já tinha ouvido falar do Piloxing? Pretende aprender como fazer, procurar uma aula e aproveitar os benefícios da prática? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.