5 Anabolizantes Femininos Mais Usados e Seus Efeitos
Anabolizantes são hormônios esteroides usados para aumentar a quantidade de hormônios no organismo. Embora algumas pessoas realmente precisem dessas substâncias para tratar alguns problemas hormonais como a deficiência de testosterona nos homens, por exemplo, outras usam esses mesmos compostos para facilitar o ganho de massa muscular.
Os fisiculturistas são os que mais usam os anabolizantes, incluindo as fisiculturistas mulheres. Além de mostrar quais são os anabolizantes femininos mais usados, vamos abordar também os efeitos colaterais relacionados ao uso desses hormônios que podem ser desagradáveis e graves para a saúde.
Anabolizantes femininos
Antes de falar sobre os anabolizantes para mulheres, é importante saber o que é um anabolizante.
Um anabolizante é um esteroide, conhecido também como esteroide anabólico androgênico, que “imita” o hormônio sexual natural testosterona. Ou seja, eles são hormônios produzidos sinteticamente que podem ser encontrados como comprimidos de uso oral, na forma de cremes e géis, sob o formato de um adesivo sobre a pele ou como uma injeção diretamente no músculo.
A Food and Drug Administration (FDA) aprova algumas dessas substâncias para homens com deficiência expressiva de testosterona e para o tratamento de algumas pessoas com anemia e com perda óssea grave, já que alguns deles atuam aumentando a produção de glóbulos vermelhos e promovem o aumento da quantidade de cálcio nos ossos. Sem uma receita médica, o uso de anabolizantes é considerado ilegal tanto para homens quanto para mulheres.
Ainda assim, muitos homens e mulheres usam anabolizantes de forma ilícita com o intuito de aumentar a massa muscular, melhorar o desempenho físico e reduzir o percentual de gordura corporal.
Anabolizantes femininos mais usados
Além de já serem perigosos para a saúde, a maioria dos usuários de anabolizantes toma mais de um tipo de esteroide ao mesmo tempo. Grande parte deles costuma tomar os anabolizantes em ciclos que duram algumas semanas (de 4 a 12 semanas, dependendo do indivíduo) para evitar efeitos adversos, começando com uma dose baixa, aumentando a dose e, próximo do final do ciclo, reduzindo novamente.
No entanto, não é comprovado cientificamente que essa técnica é eficaz. Além disso, a combinação de 2 ou até mais anabolizantes pode tornar os efeitos colaterais ainda mais perigosos, principalmente se tomados por período prolongado, o que também aumenta o risco de dependência química.
No caso das mulheres, além de evitar as combinações, os mais recomendados são aqueles anabolizantes que têm menores concentrações de testosterona em sua composição. Desta forma, os tipos mais populares de anabolizantes femininos são os seguintes:
1. Winstrol
O Winstrol, conhecido também como Stanolozol, é um anabolizante que atua aumentando a massa muscular e reduzindo o percentual de gordura no corpo. Ele também é capaz de melhorar o desempenho físico por meio do aumento da energia e redução da fadiga.
Dentre os efeitos colaterais observados, estão: mudança na libido, comportamento agressivo, pressão arterial elevada, surgimento de acne e problemas no fígado. Em mulheres, a substância pode causar muitos sintomas desagradáveis como queda de cabelo e crescimento de pelos em áreas incomuns.
2. Deca-durabolin
O deca-durabolin, chamado também de nandrolona, é um dos anabolizantes mais populares entre homens e mulheres devido aos grandes ganhos de massa que ele proporciona em pouco tempo de uso.
Embora algumas mulheres arrisquem tomar esse esteroide, o risco de surgirem efeitos colaterais relacionado ao desenvolvimento de características masculinas é grande em relação aos outros desta lista, pois ele contém alto teor de testosterona, o que pode resultar em crescimento anormal de pelos e engrossamento da voz.
3. Anavar
O Anavar, conhecido também como Lipidex ou Oxandrolona, é um anabolizante para mulheres mais usado por ser um dos que tem menos efeitos masculinizantes.
No entanto, a menor concentração de hormônio masculino também afeta os ganhos de massa obtidos, que não são tão grandes quanto de outros anabolizantes. Apesar disso, há relatos de que ele ajuda na perda de peso mesmo sem proporcionar grandes aumentos de massa magra para as mulheres.
4. Boldenona
A boldenona é um anabolizante com baixa concentração de hormônios masculinos, sendo um dos preferidos das mulheres que usam esteroides.
Além disso, esse anabolizante persiste bastante tempo no organismo, o que pode ser bom e ruim, já que pode aumentar os ganhos de massa, mas também pode piorar reações adversas, quando estas ocorrem.
5. Primobolan
O primobolan é um dos anabolizantes mais seguros para as mulheres em relação aos efeitos colaterais que são menos observados do que outros esteroides. Além disso, ele atua na queima de gordura, ajudando a definir ainda mais o corpo.
Apesar de produzir menos efeitos virilizantes, ele também é um dos mais caros e dos mais difíceis de encontrar para compra.
Efeitos colaterais dos anabolizantes em geral
Ainda que não existam anabolizantes para mulheres especificamente, os efeitos colaterais dos anabolizantes existentes atualmente são semelhantes para ambos os sexos. Os efeitos adversos mais comuns de esteroides orais ou injetáveis a curto prazo, o que significa cerca de 4 semanas de uso, incluem:
- Alterações de humor como agitação ou irritabilidade;
- Insônia;
- Aumento de apetite;
- Níveis altos de açúcar no sangue, principalmente se o individuo já for diabético ou estiver em risco de desenvolver a doença.
Além disso, um estudo de 2017 publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ), o uso de anabolizantes a curto prazo também pode aumentar o risco de quebrar um osso, de desenvolver um coágulo sanguíneo ou de ter uma infecção na corrente sanguínea.
Já os efeitos dos anabolizantes usados por um período maior que 4 semanas pode causar diversos outros efeitos adversos, como:
- Pressão arterial elevada;
- Retenção de líquidos;
- Aumento de pelos no corpo;
- Maior risco de desenvolver pedras nos rins, catarata, glaucoma, osteoporose e infecções;
- Problemas na cicatrização;
- Fraqueza muscular;
- Ganho de peso;
- Facilidade de desenvolver hematomas.
Também é possível que o uso de anabolizante desencadeie efeitos mentais e emocionais que podem incluir:
- Episódios de paranoia;
- Alucinações;
- Irritabilidade, ansiedade ou agitação;
- Psicose;
- Mau humor;
- Fadiga;
- Depressão;
- Alterações no sono;
- Episódios de mania;
- Agressividade e hostilidade.
Órgãos no corpo também podem ser prejudicados com o uso prolongado devido a problemas como resistência à insulina, níveis anormais de gordura no sangue, pressão alta, função cardíaca ruim e danos hepáticos e renais.
Segundo estudo de 2017 publicado no periódico científico Circulation, o uso prolongado de esteroides anabolizantes pode acelerar o desenvolvimento de doença arterial coronariana, o que aumenta o risco de ataques cardíacos.
Outro risco relacionado aos anabolizantes tem a ver com o compartilhamento de agulhas quando a substância é injetada diretamente nas veias. Isso aumenta o risco de contração de doenças como a AIDS e as hepatites B e C.
Efeitos nas mulheres
Outro problema relacionado ao uso de anabolizante feminino é que as mulheres naturalmente apresentam níveis de testosterona baixos no organismo, ao contrário dos homens, que têm e precisam de níveis mais altos desse hormônio. Assim, a utilização de esteroides anabolizantes para mulheres pode causar uma virilização que se manifesta através dos seguintes sintomas:
- Voz grossa;
- Aumento da massa muscular;
- Perda de cabelo ou calvície;
- Redução da gordura corporal na região dos seios e dos quadris, o que deixa o corpo com aspecto masculino;
- Ampliação do clitóris;
- Aumento de pelos no corpo como nos peitos e também na face como no queixo e na região acima dos lábios.
Além dos sintomas mencionados acima, as mulheres em idade fértil podem experimentar também alterações no ciclo menstrual. Algumas mulheres podem até parar de menstruar e desenvolver problemas de infertilidade. Além disso, o uso de anabolizantes por mulheres grávidas pode prejudicar o desenvolvimento do feto e causar alterações no sistema reprodutivo do bebê.
Ou seja, o uso de anabolizantes femininos pode causar alterações biológicas e físicas por causa do excesso de testosterona que passa a ter nos seus organismos.
Considerações
Ao optar pelo uso de esteroides anabolizantes, tenha certeza de que os riscos valem a pena. Os efeitos colaterais desses compostos podem prejudicar muito a saúde e nem sempre vale ter um corpo musculoso e atlético a qualquer custo.
Invista em treinos pesados, alimentação regrada e acima de tudo em um estilo de vida saudável em que você não tenha que recorrer sempre a suplementos e substâncias para facilitar os seus ganhos de massa em troca da sua saúde.
Referências adicionais:
- https://www.acog.org/Clinical-Guidance-and-Publications/Committee-Opinions/Committee-on-Gynecologic-Practice/Performance-Enhancing-Anabolic-Steroid-Abuse-in-Women?IsMobileSet=false
- https://www.webmd.com/men/anabolic-steroids#1
- https://www.sportsci.org/encyc/anabstereff/anabstereff.html
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21079445
Nenhum comentário: