Dobradinha Engorda? É Saudável? Calorias e Análise
A dobradinha ou dobrada é o nome dado a uma receita popular no Brasil, que é preparada à base do bucho de animais, mais especificamente o bucho do boi, e costuma aparecer acompanhada de feijão branco e temperos diversos.
Na receita, o estômago do boi é cortado em tirinhas, e além dos temperos e do feijão branco, pode receber a companhia de condimentos, batata, tomate, sal e pimenta.
Como todo brasileiro sabe, nós fomos colonizados por Portugal, país que estabeleceu heranças culturais por aqui, incluindo as da culinária. E dentro das heranças culinárias deixadas pelos portugueses, encontra-se a dobradinha, que é tradicional no norte de Portugal.
Mas será que quem vive de olho na balança para emagrecer ou, pelo menos, manter o peso e não engordar, pode comer a dobradinha tranquilamente, ou será que a dobradinha engorda?
As calorias da dobradinha
Para entendermos se a dobradinha engorda ou não, precisamos conhecer a quantidade de calorias que o alimento pode apresentar.
Entretanto, antes de chegarmos a esses valores, precisamos esclarecer que eles não podem ser tidos como absolutos. Isso porque as receitas da dobradinha sofrem variações.
Essas variações podem resultar em totais diferentes de calorias para cada receita. Portanto, os números que vamos apresentar aqui servem apenas de exemplo para que você tenha uma noção de quantas calorias uma porção de dobradinha pode carregar.
Pois bem, de acordo com informações, uma porção de 150 g de dobradinha pode carregar 322 calorias enquanto uma porção correspondente a uma xícara do alimento pode ser composta por 540 calorias.
A dobradinha enlatada da marca Oderich contém 72 calorias em uma porção de 100 g. Com base nisso, calcula-se que 150 g do produto possuem 108 calorias e que uma xícara com aproximadamente 250 g dessa dobradinha contém 250 calorias. Ao entrar no site da Oderich para conhecer melhor essa versão industrializada da dobradinha, encontramos uma lista com os ingredientes do produto: estômago bovino, polpa de tomate, amido de milho, sal e condimentos.
Com isso, se o consumidor não optar por se limitar a isso e resolver adicionar mais temperos, condimentos, além de batata e feijão branco à receita, ela receberá um acréscimo de calorias.
Encontramos uma receita de dobradinha que é preparada com os seguintes ingredientes:
- 1 kg de bucho limpo e cortado em tiras;
- 500 g de feijão branco;
- 500 g de costela suína salgada;
- 2,5 litros de água;
- 1 unidade de limão;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 4 dentes de alho;
- 2 unidades de tomate sem pele e sem sementes;
- 1 unidade de cebola;
- 1 folha de louro;
- 1 unidade de linguiça calabresa;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Colorau (ou colorífico) a gosto.
Essa receita rende oito porções e cada uma dessas porções contém 638 calorias.
Como as informações acima nos indicam, é possível encontrar diferenças em relação ao total de calorias por porção em diferentes receitas e tipos de dobradinha.
Porém, o fato de existirem versões do prato com alto teor calórico, como acabamos de ver, acende a luz vermelha para a importância de se limitar a porções moderadas do prato e comer a dobradinha bem de vez em quando, caso o objetivo seja emagrecer ou manter o peso ou não engordar.
Indo além da dobradinha
Para quem deseja e/ou necessita emagrecer ou não quer engordar, objetivando manter o peso, mais importante do que saber se a dobradinha engorda é sempre lembrar que não é um único alimento da dieta que provoca a elevação do peso, mas sim todo um contexto de hábitos alimentares.
Claro que comer porções generosas de dobradinha com frequência pode favorecer o aumento de peso, já que vimos acima que o prato pode ser bem calórico. Entretanto, para uma pessoa que come quantias moderadas de dobradinha apenas de vez em quando ou até mesmo não consome o alimento, não existem garantias de que ela irá emagrecer ou, pelo menos, não engordar.
Isso porque, se ela fizer isso, mas não cuidar do restante da alimentação e consumir frequentemente quantidades expressivas de guloseimas, fast food, refrigerantes, frituras e outros itens ricos em calorias e açúcar, certamente verá seu peso aumentar.
O que estamos querendo dizer com tudo isso? Que por mais que a preocupação se a dobradinha engorda seja válida, não basta olhar somente para ela. Além de tomar cuidado e ter moderação ao consumir a dobradinha, quem almeja emagrecer ou não engordar precisa certificar-se de que toda a dieta seja saudável, controlada, nutritiva e equilibrada.
Neste sentido, especialmente para quem tem dificuldades de seguir um regime do tipo, vale a pena contar com o apoio de um nutricionista, profissional apto para indicar uma dieta que funcione para cada pessoa e auxilie a atingir os objetivos da pessoa, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo necessita para funcionar.
De quebra, o nutricionista também pode indicar a melhor maneira pela qual o consumo da dobradinha pode ocorrer para cada paciente em particular, de modo que a sua ingestão não resulte em um aumento do peso.
Será que a dobradinha é saudável?
O bucho do boi – principal ingrediente da receita da dobradinha – é composto principalmente pelas duas primeiras porções do estômago do animal, conhecidas pelo nome de rúmen e retículo.
Oo bucho do boi serve como uma boa fonte de proteínas e possui fósforo e potássio em sua composição. Por outro lado, a ingestão do bucho do animal não deve ser diária, devido ao fato de conter muito sódio e colesterol.
Nenhum comentário: