Ads Top

10 antioxidantes contra o infarto, diabetes e câncer

Estão nos alimentos e, se bem que alguns se conhecem há mais de cem anos, outros são de recente descoberta. Seu poder é o de evitar que o DNA das células que se machuque com as diversas agressões ambientais, doença ou envelhecimento. Saiba como obtê-los em sua dieta.

Os antioxidantes podem prevenir ou retardar a oxidação de um tecido, e, em alguns casos, reverter o dano oxidativo das moléculas envolvidas. Dito assim, friamente, não podemos perceber o que significa; mas se lhe contamos que o dano oxidativo está associado a diabetes, o câncer, o Mal de Alzheimer, doenças cardiovasculares, auto-imunes e até as articulações… é fácil de entender que são importantes na nossa saúde. E muitos deles estão nos alimentos.

Muitos antioxidantes os produz em nosso corpo e é difícil saber mais por meio da alimentação ou de suplementos, já que se degradam na digestão. É o caso do glutation, a superóxidodismutasa, ou a coezima Q10, por exemplo.

Mas há outros antioxidantes que atacam o organismo apenas através da dieta, como as vitaminas, carotenóides, flavonóides, por exemplo, que podem marcar um antes e um depois na nossa saúde. Dia-a-dia se descobre mais e com mais propriedades. Apresentamos os mais eficazes para que já comece a sentir-se melhor.

O aipo, para a hipertensão arterial e o estresse

Em uma comunicação, publicada em Maio de 2006 na revista American Journal of Phatology, Raquel Soares e Isabel Azevedo, da Universidade do Porto em Portugal, relataram que a apigenina do aipo combate o stress oxidativo a nível celular e atua como anti-inflamatório natural. O estresse oxidativo contribui para o processo de endurecimento dos vasos sanguíneos, que por sua vez, gera a hipertensão.

O Dr. William J. Elliot , farmacólogo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, tem demonstrado os efeitos sedativos do aipo: ao relaxar os pequenos músculos que sustentam os vasos sanguíneos conseguir que diminua a tensão arterial. Ao que parece, o 3-n-butilftalido, uma substância que se encontra neste vegetal, diminui a concentração sangüínea de hormonas associadas ao stress, chamadas catecolaminas, que provocam constrição dos vasos sanguíneos. Por esta razão, o aipo pode ser ainda mais benéfico ainda para aqueles que sofrem de hipertensão associada ao stress e a tensão emocional, que representam cerca de 50% dos casos.

Aconselha-Se a incorporá-lo todas as manhãs em batidos ou sumos (sucos combinados com frutas.

Goji, protetor do fígado

O goji é um arbusto de folha caduca nativo da China, com bagas de cor vermelho brilhante. Seu uso foi descrito pela primeira vez na literatura China no século I AC e, tradicionalmente, tem sido utilizado para promover a longevidade. A lenda conta que um médico que usou goji em combinação com outras ervas que são usadas como tônicos, viveu 252 anos.

As bagas se comem cruas ou se usam para cozinhar. As frutas secas e a casca da raiz são utilizados na medicina chinesa para fazer medicamentos para o tratamento de diabetes, pressão arterial alta, má circulação do sangue, febre, malária e câncer. Também é usado para disfunção erétil, tonturas, zumbido (tinitus); e para diminuir a febre, suor, irritabilidade, sede, sangramento do nariz, tosse e sibilos.

As bagas de Goji contém betaína, componente que ajuda a produzir colina ao fígado. Por isso, este componente ajuda a proteger o fígado de doenças. A betaína acalma o nervosismo, melhora a memória, e o crescimento muscular.
Na Argentina, as bagas de goji podem adquirir secas como passas para consumir 7 ou 8 por dia em um buffet, em granolas, misturada com iogurte ou a forma de suplemento alimentar, como um snack saudável. O custo aproximado é de 550 pesos o quilo. Há que consumir com cautela se tomam remédios para a hipertensão ou a diabetes, pois pode aumentar seus efeitos.

O chá verde contra o infarto

Os poderosos polifenóis encontrados no chá verde tem demonstrado ter um impacto positivo em um grande número de doenças e problemas de saúde, incluindo as doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

No ano de 2002, foi publicado na prestigiada revista científica Circulation um interessante estudo em que se observava que as pessoas que haviam sofrido um infarto e tomavam chá regularmente reduziam o risco de sofrer um novo infarto em mais de 44% em relação com aqueles que não tomavam chá, independentemente da idade, sexo e outros fatores relacionados com o estilo de vida.

Os autores deste estudo pensam que os flavonóides que contém o chá pode prevenir a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol) e, desta forma, evitar o seu depósito nas paredes das artérias. Além disso, estudos experimentais demonstraram que os flavonóides favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a hipertensão. Também se lhe atribui um efeito inflamatórios (evita a formação de coágulos nas artérias), mecanismo fundamental por que ocorrem os acidentes vasculares cerebrais.

Um grande número de estudos sugerem que se devem tomar cerca de três a quatro copos de chá por dia para alcançar ótimos resultados.

Dois novos antioxidantes que ajudam a vista

Estudos recentes sobre a luteína e a zeaxantina sugerem a sua importância para o cuidado da visão. Esses pigmentos estão presentes na retina e acredita-se que manter um elevado nível deles no sangue pode proteger os olhos da luz ultravioleta, muito prejudicial para a visão.

A luteína e a zeaxatina são os principais carotenóides encontrados no olho, o cristalino e a mácula lútea da retina. Vários estudos têm associado a densidade óptica do pigmento macular com a conservação da função fóvea em pacientes com maculopatía anular, e com a conservação da sensibilidade visual das pessoas em idade avançada. De fato, foi observado que a densidade óptica do pigmento macular você pode modificar com as contribuições especiais dietéticos de luteína e zeaxatina.
A luteína está em pigmentos lipossolúveis das plantas e não pode ser sintetizado pelo organismo, de maneira que deve ser ingeridos através da dieta ou através de suplementos. Está presente em alimentos de origem vegetal: vegetais de folhas verdes (espinafre, brócolos, couves); hortaliças (tomate, pimentão ou abóbora); algumas sementes, e a gema de ovo. Uma dieta rica nesses alimentos pode diminuir o risco de catarata em 20% e de degeneração macular em 40%. As principais fontes dietéticas de luteína na população adulta são o repolho (30%); alface (25%); espinafre (22%) e os tomates (4,3%).

Canela e açafrão, para a diabetes

Estas duas especiarias são saborosas armas anti-diabética. A canela ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue, estimulando os receptores de insulina e aumentando a sua sensibilidade para esta hormona que faz diminuir a glicemia (nível de açúcar no sangue). Como resposta, o corpo precisa produzir insulina suficiente para provocar o mesmo efeito. Isto reduz o pâncreas, estimula o metabolismo e reduz a inflamação.

Estudos como o realizado no Departamento de Nutrição Humana, Universidade Agrícola NWFP, Peshawar, no Paquistão, demonstram que a canela é eficaz baixo (entre 15 e 25%), os níveis anormalmente elevados de glicose e, por sua vez, os níveis de colesterol (entre 10 e 25%) e triglicerídeos (entre 20 e 30%). Uma colher das de café, uma vez ao dia, de canela em pó, depois da refeição do meio-dia, seria mais do que suficiente.

O caso de açafrão, especiaria que vem da Ásia, muito utilizada na medicina ayurvédica, é diferente já que seu melhor resultado em pessoas prediabéticas. Um estudo clínico em humanos”, publicado na revista da Associação Americana de Diabetes revelou que o extrato de curcuma obteve 100% de sucesso na prevenção para que pacientes pré-diabéticos se tornarem diabéticos durante o decurso de 9 meses de intervenção.

Consumir cúrcuma é simples porque se compram a especiaria e as cápsulas, e estas também se podem fazer, conseguindo cápsulas vazias. Preencher cápsulas de tamanho 00, com a cúrcuma e tomar duas cápsulas três vezes ao dia, antes da refeição, por um período máximo de um mês.

Repollos e couve-flor contra o câncer

Uma das brassicaceae, repolho ou couve está cheio de fitoquímicos, compostos químicos nas frutas e legumes, que quebram os radicais livres. Muitos fitoquímicos são também conhecidos por que protegem contra o câncer e promover a saúde cardiovascular. O sulforafano, um fotoquímico em vegetais brassicaceae, pode prevenir ou interromper o crescimento de células de câncer no pulmão, cólon, mama, bexiga, próstata e ovários. Contém alto conteúdo de vitamina K, vitamina C e fibras. A couve é também uma boa fonte de vitamina B6 e ácido fólico. Baixa em potássio e com baixo custo, é uma adição excelente para a dieta oncológica

Outra das brassicaceae, a couve-flor é alta em vitamina C e boa fonte de folato e fibras. Também está cheia de indoles, que quer dizer e tiocianatos, que ajudam a neutralizar as substâncias tóxicas que podem danificar as membranas celulares e o DNA.
Mais poderoso do que o vinho tinto e os frutos vermelhos

M (Aristotelia a) é uma planta originária do Chile e Argentina. Esta espécie é frequentemente utilizada pela cultura mapuche, como alimento. Também o fruto contém matérias corantes que são utilizados como tintura em tecidos mapuches e como corante de vinhos chilenos e algumas bebidas; se fazem compotas e licores caseiros, e você pode adicionar para muffins, como os mirtilos, seja frescos ou rehidratados.

Seus componentes classificá-lo entre os chamados alimentos nutracêuticos, já que neutraliza os radicais livres, aumenta o nível de energia, favorece o sistema imunológico, é protetor cardíaco e favorece a perda de peso. É considerado potencialmente benéfico contra o câncer, inflamação nas articulações, diabetes, doenças neurológicas e agente anti-envelhecimento, principalmente por seu teor de antocianinas. Estes pigmentos presentes em frutas e legumes de cor vermelha, azul e roxo são as novas estrelas da medicina antioxidante, e se conhecem os seus efeitos desde que se investigou o efeito benéfico do vinho tinto para a saúde cardiovascular, já que está presente nas uvas escuras, assim como em alguns tipos de groselhas de cachos e bagas.

Atualmente o maqui é ainda uma fruta silvestre, você já começou a colher sob critérios de agricultura orgânica para sua comercialização sustentável com supervisão do governo chileno.

Também se elabora maqui em pó orgânico e cápsulas.

O segredo cor-de-rosa

A astanxantina é um pigmento de coloração avermelhada ou às vezes rosa, que pertence à família dos carotenóides. Encontra-Se principalmente em organismos marinhos, como as microalgas, o salmão, a truta, o krill (qual é a melhor fonte de ácidos graus OMEGA-3) a lagosta, o camarão, etc., no entanto, há um organismo que é conhecido como a maior fonte deste antioxidante, seu nome é haematococcus pluvialis, uma microalga verde.

O que faz a astanxantina tão especial? Em primeiro lugar, por ser um membro da família dos carotenóides, se encarrega de proteger as células dos perigosos ataques de certos radicais livres.

Protege a pele, o coração, os tecidos, os órgãos, prevenindo o dano do câncer e a diabetes.

A astanxantina é 500 vezes mais forte do que a vitamina E, é 6.000 vezes mais forte do que a vitamina C e é 3.000 vezes mais forte que o resveratrol. Se consome em alimentos mencionados e em suplementos, como o óleo de krill. Verifique origem natural, que é 50 vezes mais poderosa do que a sintética.

Fontes: Portalantioxidantes.com , www.ecoosfera.com e www. mercola.com

O conteúdo 10 antioxidantes contra o infarto, diabetes e câncer aparece primeiro em Saúde dos Homens.


Se você ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum ponto neste artigo, deixe nos comentários.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.