Ads Top

10 Benefícios do Vinagre Balsâmico – O Que é, Para Que Serve, Como Usar e Receitas

Vinagre balsâmico

Popular na gastronomia de alto nível, o vinagre balsâmico é muito utilizado no preparo de molhos, marinadas e diversas outras receitas. Seu sabor ácido levemente adocicado e diferente de outros tipos de vinagre faz dele um ingrediente especial e sofisticado. Além da complexidade do seu sabor, existem vários benefícios do vinagre balsâmico para a saúde, que podem incluir a redução do colesterol, o estímulo à perda de peso e a melhora da aparência em geral.

Quer saber tudo sobre o vinagre balsâmico? Continue lendo esse artigo pois vamos falar dos benefícios do vinagre balsâmico e dar dicas de receitas em que ele pode ser utilizado.

Vinagre balsâmico – O que é?

O vinagre balsâmico é um vinagre de cor marrom ou castanho-escuro que é feito a partir do suco de uva não fermentado, chamado também de mosto de uva. Um vinagre balsâmico original tem o mosto de uva como único ingrediente. Ele teve origem na Itália e, diferente de outros vinagres, ele não é obtido do vinho, mas sim da uva que ainda não fermentou.

As uvas usadas para preparar o vinagre balsâmico devem ser fervidas até a obtenção de um xarope escuro que é fermentado naturalmente. Em seguida, o produto é envelhecido em madeira por pelo menos 12 anos. Vários barris e tipos de madeiras são usados nesse processo de envelhecimento, incluindo madeiras de castanheiro, cereja, carvalho, amora, cinza e zimbro. Cada uma delas vai acrescentando mais sabor e aroma ao vinagre balsâmico.

Seu sabor agridoce é considerado complexo, já que é levemente adocicado e apresenta uma acidez particular. O vinagre balsâmico verdadeiro é aquele que é envelhecido em barris durante vários anos. Existem vinagres balsâmicos envelhecidos por apenas alguns meses, mas sua qualidade é inferior.

Os vinagres balsâmicos de qualidade superior podem ser envelhecidos por mais de 100 anos, o que eleva muito o seu preço. Em geral, quanto mais caro o vinagre, melhor a sua qualidade.

As marcas de vinagre balsâmico originais são a Modena e a Reggio Emilia, que seguem processos de fabricação tradicionais e entregam produtos de altíssima qualidade. Todo vinagre balsâmico tradicional vem rotulado com o nome Aceto Balsamico Tradizionale e com um selo DOP (Denominazione di Origine Protetta), que é um selo de certificação da União Europeia que garante a qualidade do produto.

Outras formas de identificar um bom vinagre balsâmico é pela sua textura, que deve ser viscosa, e sua cor, que deve ser brilhante e castanho-escuro.

Apesar de seu custo elevado, o vinagre balsâmico tem se tornado mais frequente no preparo de alimentos, principalmente em marinadas e molhos de salada de restaurantes de luxo.

Para que serve

O vinagre balsâmico é muito utilizado em receitas sofisticadas devido ao seu alto custo e sabor característico.

O baixo teor de gordura faz com que ele seja um ótimo alimento para o coração. Além de preservar a saúde do coração, o vinagre balsâmico parece ser benéfico para a perda de peso, a redução do colesterol e até para deixar a pele mais bonita e brilhante.

Benefícios do vinagre balsâmico

Os principais benefícios do vinagre balsâmico para a saúde são os seguintes:

1. Saúde da pele

Rico em compostos antioxidantes, antimicrobianos e em ácido acético, o vinagre balsâmico ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável ao longo do tempo.

Apesar dos benefícios do vinagre balsâmico para a pele, ele deve ser utilizado com cuidado já que, por ser escuro, sua aplicação diretamente sobre a pele pode causar manchas.

2. Redução dos níveis de açúcar no sangue

O vinagre balsâmico pode contribuir com a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Segundo uma revisão científica publicada em 2006 na revista Medscape General Medicine, o consumo de vinagre balsâmico causa um impacto antiglicêmico – o que significa que não vão ocorrer picos de açúcar no sangue logo depois de comer e que os níveis de glicose do indivíduo serão elevados lentamente após a refeição.

Conforme dados desses estudos, é possível que pessoas com resistência à insulina mantenham os níveis de açúcar sob controle por até 5 horas após a refeição contendo vinagre balsâmico.

3. Perda de peso

O vinagre balsâmico contém probióticos que podem promover a sensação de saciedade. Isso sem dúvida auxilia na perda de peso, já que uma pessoa saciada tende a ingerir menos calorias.

De fato, o estudo citado anteriormente atesta que a adição de vinagre no café da manhã ou no almoço faz com que as pessoas consumam menos calorias ao longo do dia.

Apesar de não ser um ingrediente milagroso para emagrecer, há benefícios do vinagre balsâmico para o processo de emagrecimento.

4. Diminuição do colesterol

As substâncias antioxidantes presentes no vinagre balsâmico ajudam a bloquear células tóxicas no corpo que podem aumentar os níveis de colesterol.

Em 2010, um estudo conduzido com coelhos e publicado no periódico científico Lipids in Health and Disease mostrou que o vinagre é realmente capaz de reduzir ou manter estáveis os níveis de colesterol e evitar o entupimento de artérias.

Outra pesquisa também publicada em 2010 no Journal of Nutritional Science and Vitaminology mostra que o vinagre balsâmico realmente ajuda a limpar o corpo de toxinas que podem aumentar os níveis de LDL (colesterol ruim).

5. Alívio da congestão nasal

Ao adicionar algumas gotas de vinagre balsâmico em uma porção de água quente e respirar o vapor que sai da mistura, é possível aliviar a congestão nasal.

6. Tratamento do refluxo ácido

Algumas pessoas podem observar melhoras ao usar o vinagre balsâmico para reduzir a azia e o refluxo. Nem em todos o resultado é satisfatório, mas vale a pena tentar.

7. Controle da hipertensão

Um estudo feito com ratos publicado em 2001 no periódico Bioscience, Biotechnology and Biochemistry verificou que adicionar vinagre balsâmico aos alimentos regularmente pode ajudar a diminuir a pressão alta ao longo do tempo.

Porém, estudos em seres humanos ainda são necessários para atestar esses benefícios do vinagre balsâmico, e a redução da hipertensão só pode ser alcançada de verdade se o hipertenso substituir ou limitar o consumo de alimentos gordurosos e prejudiciais para as artérias.

8. Estímulo à circulação sanguínea

Segundo estudo publicado em 2000 no Journal of Nutrition, as uvas ajudam na prevenção de doenças cardíacas pois elas impedem a que as plaquetas sanguíneas se agreguem.

Mas o que a uva tem a ver com o vinagre mesmo? Ele é derivado das uvas e, portanto, tal benefício também pode ser observado por meio da adição de vinagre na dieta.

Uma boa circulação sanguínea também pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce e promover a cura de lesões mais rapidamente.

Outro estudo de 2012 indexado no periódico Therapeutic Advances in Chronic Disease sugere que os polifenóis presentes no vinagre balsâmico também podem ajudar na circulação do sangue. No entanto, mais estudos ainda são necessários para confirmar tal fato.

9. Tratamento de feridas

O vinagre balsâmico é usado há muitos anos para tratar feridas. Acredita-se que as propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas desse vinagre ajudam a tratar feridas na pele. No entanto, tais propriedades ainda não foram bem estudadas.

10. Melhor digestão

Em 2017, uma pesquisa publicada no periódico científico Food Chemistry analisou a composição e propriedades de vários tipos de vinagre. Foi constatado que o ácido acético – princípio ativo do vinagre balsâmico – contém cepas de bactérias probióticas. A presença desses probióticos promove uma digestão saudável e melhora a saúde intestinal.

Tais bactérias também contribuem para a saúde da flora intestinal e para deixar o sistema imunológico mais forte.

Cuidados

O vinagre balsâmico é considerado seguro para a maioria das pessoas. Apenas os alérgicos ao vinagre devem evitar o seu consumo.

Caso seja ingerido em excesso ou puro, o vinagre balsâmico pode irritar o estômago e o esôfago ou inflamar a garganta. Para evitar problemas, é recomendado limitar a ingestão diária de vinagre balsâmico para no máximo 2 colheres de sopa.

Também é essencial observar o rótulo do vinagre balsâmico, já que alguns podem conter açúcares adicionados. O vinagre balsâmico verdadeiro contém pouquíssimo açúcar e pode ser bem caro.

O vinagre balsâmico deve ser armazenado em um local fresco e escuro protegido do calor. Não é necessário guardá-lo na geladeira depois de aberto, pois ele será conservado por tempo indeterminado.

Como usar

Há várias maneiras de aproveitar os benefícios do vinagre balsâmico. A forma mais usual é adicionando algumas gotas na finalização de receitas como saladas ou aperitivos como queijos e frutas frescas.

Ele também pode ser utilizado no tempero de proteínas como peixes, carnes, ovos e frutos do mar. Muitos chefs de cozinha utilizam o vinagre balsâmico em marinadas e em sobremesas cremosas como o sorvete de baunilha.

O vinagre balsâmico nunca deve ser aquecido ou usado para cozinhar, já que isso vai acabar com suas propriedades especiais. Assim, sempre que for adicionado em uma receita quente como no preparo de carnes ou risotos, por exemplo, o vinagre balsâmico deve ser usado apenas no final da receita.

Na Itália, é bastante comum observar pessoas bebendo uma porção de vinagre balsâmico em ocasiões especiais.

Receitas

Está com dúvidas de como incluir o vinagre balsâmico na sua alimentação? Pensando nisso, selecionamos algumas receitas deliciosas que usam vinagre balsâmico para você testar.

1. Salada caprese

Para preparar uma salada caprese, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 200 gramas de queijo muçarela;
  • 3 a 5 tomates grandes;
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite;
  • 2 a 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
  • Sal marinho a gosto;
  • Folhas de manjericão fresco a gosto.

Depois de fatiar os tomates longitudinalmente e colocá-los em uma vasilha, adicione por cima o queijo muçarela fresco previamente cortado em fatias finas. Em seguida, adicione o manjericão sobre o tomate e o queijo e tempere com azeite, vinagre balsâmico e sal marinho.

2. Creme balsâmico

O creme ou glacê balsâmico é uma ótima forma para começar a usar o vinagre balsâmico se você ainda não se acostumou com o seu gosto forte.

O creme é preparado por meio de uma redução do vinagre balsâmico. Para prepará-lo, os ingredientes necessários são:

  • 500 mililitros de vinagre balsâmico verdadeiro;
  • ½ xícara de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal marinho moído.

Todos os ingredientes acima devem ser misturados em uma panela grande. Misture tudo em fogo médio e deixe que que o líquido formado comece a ferver. A mistura deve cozinhar até que o líquido reduza para metade do seu volume, ou seja, até obter mais ou menos 250 ml de mistura, momento em que a mistura estará espessa e bem viscosa. Não esqueça de mexer de vez em quando para o fundo da panela não queimar.

Depois de pronto, espere o creme esfriar para armazená-lo em um recipiente hermético. O creme balsâmico obtido poderá ser utilizado no tempero de saladas, vegetais ou carnes, por exemplo.

3. Molho de mostarda e mel

Esse molho é bastante versátil e pode ser utilizado não só para temperar saladas como também para servir de acompanhamento para aperitivos.

Os ingredientes necessários são:

  • ½ xícara de azeite;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de mostarda;
  • Pitada de sal;
  • Suco de 1 limão;
  • 30 gramas ou ¼ de xícara de vinagre balsâmico.

Todos os ingredientes devem ser misturados vigorosamente em um recipiente até obter uma mistura bem homogênea. Se preferir, use um mixer ou um liquidificador para facilitar a mistura.

Outros ingredientes de sua preferência podem ser adicionados no molho como a pimenta-do-reino e o alho picado.

4. Vinagrete balsâmico

O vinagrete balsâmico é muito simples de ser preparado, pois não é preciso seguir nenhuma medida exata. Geralmente, é usada uma relação de 3 partes de azeite para 1 parte de vinagre, mas é possível adicionar mais vinagre se você quiser obter um molho mais azedo ou usar mais azeite se preferir um molho mais encorpado.

Adicione algumas cebolas picadas e 1 colher de sopa de ervas frescas picadas de sua preferência e pronto. Se quiser que o vinagrete fique um pouco mais doce, adicione um pouco de mel ou açúcar mascavo.

O melhor de tudo é que esse vinagrete pode ser armazenado em um recipiente de vidro na geladeira por até uma semana.

Considerações

Não há motivos para não incluir tal alimento na dieta, já que já foi provado que ele é um alimento seguro para consumo.

Mais pesquisas ainda são necessárias para compreender melhor os benefícios do vinagre balsâmico para a saúde. Porém, o fato de ele ser pobre em açúcar, apresentar poucas calorias e ser livre de gorduras já são bons argumentos para consumi-lo no dia a dia, desde que tal consumo seja feito com moderação.

Referências Adicionais:

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do vinagre balsâmico? Pretende incluí-lo nas receitas do dia a dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.