Ads Top

13 Benefícios do Coco para Saúde e Boa Forma – Propriedades e Dicas

Coco

Você conhece os benefícios do coco para a saúde? Além de ser delicioso, o coco é uma ótima fonte de fibras, minerais e vários outros nutrientes importantes para a saúde.

Além de nutritivo, o coco é um alimento muito versátil que pode ser consumido de diversas formas. A partir do coco é possível obter outros alimentos como o leite de coco, a água de coco e o óleo de coco.

Quer saber mais sobre os benefícios do coco e o quais propriedades podem favorecer o seu corpo e sua boa forma? Então continue lendo.

Coco

O coco, conhecido cientificamente pelo nome de Coco nucifera, é considerado a semente, a noz ou o fruto da árvore da família das palmeiras – o coqueiro. Nativo de regiões tropicais, o coco pode ser aproveitado de diversas formas, já que a partir dele podem ser extraídos a água de coco, o leite de coco, o óleo de coco e a sua polpa.

Por apresentar um alto teor de gordura saturada, o coco foi desprezado por muito tempo porque estudos mostravam que uma dieta rica em gordura saturada pode prejudicar a saúde do coração. Mais recentemente, pesquisas têm mostrado que a gordura saturada não é tão prejudicial assim – e que pode inclusive ser benéfica – desde que utilizada com moderação.

Assim, mesmo sendo rico em gordura saturada, o coco apresenta diversos nutrientes essenciais que variam em quantidade, dependendo da forma de consumo.

Os principais nutrientes encontrados na polpa do coco são minerais como o cobre, o magnésio, o ferro, o fósforo, o manganês, o potássio, o zinco e o selênio além de vitaminas do complexo B como a vitamina B1, a vitamina B2 e a vitamina B5.

Uma porção de 30 gramas da polpa do coco, por exemplo, apresenta:

  • 187 calorias;
  • 18 gramas de gorduras totais;
  • 16 gramas de gordura saturada;
  • 7 gramas de carboidratos;
  • 2 gramas de açúcar;
  • 2 gramas de proteínas;
  • 5 gramas de fibras.

Já uma porção de cerca de 230 mililitros de leite de coco pode conter até:

  • 552 calorias;
  • 57 gramas de gorduras totais;
  • 50 gramas de gordura saturada;
  • 13 gramas de carboidratos;
  • 8 gramas de açúcar;
  • 5,5 gramas de proteínas;
  • 5 gramas de fibras.

A mesma porção de 230 mililitros de água de coco contém:

  • 46 calorias;
  • 0,5 gramas de gorduras totais;
  • 0,4 gramas de gordura saturada;
  • 9 gramas de carboidratos;
  • 6 gramas de açúcar;
  • 2 gramas de proteínas;
  • 3 gramas de fibras.

Uma porção de 1 colher de sopa de óleo de coco apresenta:

  • 121 calorias;
  • 13 gramas de gorduras totais;
  • 11 gramas de gordura saturada.

Propriedades do Coco

Como mostrado acima, o valor nutricional do coco pode variar um pouco de acordo com qual parte dele está sendo consumida. Ou seja, os nutrientes que você irá obter dependem muito da forma através da qual você vai consumir o fruto. Para fins de comparação:

  • Uma porção de um terço de xícara de polpa do coco apresenta alto teor de fibra e altas quantidades de minerais como o potássio e o ferro. Apesar de essa parte do coco ser rica em gordura saturada, ela é livre de colesterol e apresenta pouco sódio;
  • Meia xícara de leite de coco pode apresentar até 276 calorias e contém cerca de 3 gramas de proteínas, 7 gramas de carboidratos e 3 gramas de fibras. Essa mesma porção também apresenta minerais como o sódio, o potássio, o ferro e o magnésio;
  • Uma porção de 1 xícara de água de coco apresenta pouquíssimas calorias (46 calorias) e 2 gramas de proteínas. Tal porção contém cerca de 9 gramas de carboidratos, 2,5 gramas de fibras e minerais importantes como o cálcio, o potássio, o magnésio e o sódio;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco apresenta 117 calorias e, se não usado com cautela, o limite diário recomendado de gordura saturada pode ser ultrapassado já que apenas 1 colher de sopa representa quase metade dessa quantidade.

Essa comparação permite assumir que todas as partes do coco podem ser aproveitadas e cada uma delas apresenta propriedades nutricionais únicas.

Além das propriedades nutricionais, o coco apresenta propriedades bactericidas, antiparasitárias, antivirais e antifúngicas que auxiliam na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

Benefícios do Coco para Saúde e Boa Forma

Alguns dos benefícios do coco são destacados abaixo:

1. Perda de peso

Um estudo publicado em 2017 no periódico científico European Journal of Clinical Nutrition analisou a relação do óleo de coco com a perda de peso, já que muita gente afirma que o alimento pode ajudar na queima de gordura e a reduzir o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura.

O coco em si e o óleo de coco extraído dele são ricos em calorias, o que dificulta o uso do alimento para promover a perda de peso. No entanto, a presença de ácidos graxos de cadeia média no coco supostamente acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento. Também há aqueles que alegam que o óleo de coco aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda na perda de peso, já que a pessoa tende a comer menos nas próximas refeições.

Porém, nenhuma dessas alegações foi totalmente comprovada pela ciência e, assim, mais estudos precisam ser realizados para atestar esses benefícios do coco.

2. Controle do colesterol e saúde do coração

Aproximadamente metade da gordura saturada presente no coco é proveniente do ácido láurico. Esse composto ajuda a aumentar os níveis de colesterol do tipo HDL (colesterol bom). O coco também pode ajudar no controle dos níveis de colesterol do tipo LDL.

Dessa forma, consumir quantidades moderadas de óleo de coco diariamente pode ajudar a proteger a saúde do coração e a evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. Controle da diabetes

O coco é capaz de melhorar a liberação de insulina no organismo e de aumentar o uso de glicose no sangue, o que ajuda a regular os níveis de açúcar sanguíneos. Dessa forma, existem benefícios do coco para alguns hormônios envolvidos no controle do açúcar no sangue.

4. Fibras

Por ser rico em fibras, há diversos benefícios do coco para o sistema gastrointestinal. Além de fornecer uma alta quantidade de fibras dietéticas, a fibra presente no coco ajuda a reduzir a liberação de glicose e a transportá-la para as células onde podem ser convertidas em energia.

Esse mecanismo contribui também para o controle da diabetes, já que seu conteúdo em fibras ajuda a aliviar o estresse no pâncreas, que consegue realizar suas funções com mais facilidade.

5. Prevenção ao envelhecimento precoce

O efeito antienvelhecimento é um dos benefícios do coco mais interessantes para quem quer ter uma pele bonita e jovial por mais tempo. Por ser rico em compostos antioxidantes como as citocininas, o coco ajuda a prevenir sinais relacionados ao envelhecimento precoce, além de prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

6. Estímulo ao sistema imunológico

O sistema imunológico pode ser muito beneficiado pelo consumo de coco graças às suas propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas e antiparasitárias. A ingestão de coco pode aumentar a resistência do sistema imune contra vários tipos de bactérias e vírus, por exemplo.

Além disso, todas as partes do coco, quando ingeridas, podem ajudar no tratamento de condições como a bronquite, doenças causadas por micróbios e vermes e de infecções que afetam a garganta ou o trato urinário.

7. Energia

O coco pode ajudar a elevar os níveis de energia, já que ele ajuda a queimar mais gordura no corpo, que é convertida em energia. O óleo de coco, por exemplo, é rico em triglicérides, que são conhecidos por aumentar o gasto energético em até 5%, o que ajuda na perda de peso a longo prazo.

O consumo de coco regularmente também aumenta a sensação de saciedade e fornece energia por muitas horas sem causar quedas indesejadas nos níveis de glicose no sangue. O fruto também ajuda a diminuir a fadiga crônica.

8. Hidratação

A água de coco é muito rica em minerais importantes para o equilíbrio eletrolítico do organismo. A presença de minerais como o potássio ajudam a manter o corpo bem hidratado.

9. Nutrição

Além de hidratar, o coco em suas diferentes formas é extremamente nutritivo. O leite de coco, por exemplo, é muito mais nutritivo e saudável do que outros tipos de leite de origem animal.

10. Saúde dos ossos e dentes

O consumo frequente de coco ajuda a melhorar a saúde dos ossos e dos dentes porque o fruto aumenta a capacidade do organismo de absorver minerais como o cálcio e o manganês, que são nutrientes essenciais para dentes e ossos saudáveis.

Estudos indicam que aplicar óleo de coco na boca, por exemplo, pode reduzir a formação de placa bacteriana e gengivite.

Existem benefícios do coco também para a prevenção a osteoporose, uma doença em que os ossos do corpo ficam frágeis e menos densos, podendo quebrar com mais facilidade.

11. Prevenção de infecções

O coco ajuda a prevenir infecções como aquelas que afetam o trato urinário, por exemplo. Como o coco, principalmente a sua água, é um diurético natural, a eliminação mais frequente de urina ajuda a eliminar as bactérias acumuladas no local tratando e prevenindo infecções.

12. Saúde da pele

Cientistas têm mostrado em suas pesquisas que o óleo de coco é bastante eficaz para hidratar a pele, principalmente as mais secas. O coco também pode auxiliar no tratamento da acne devido à sua ação bactericida.

A jovialidade da pele também pode ser preservada devido aos efeitos antioxidantes do coco que ajudam a combater os radicais livres, que podem causar sinais de envelhecimento na pele.

13. Cabelos saudáveis

Também existem benefícios do coco na proteção do couro cabeludo contra infecções causadas por bactérias ou fungos presentes no local. Ele também pode ajudar a nutrir os cabelos devido à presença de nutrientes como o ferro e a vitamina K, por exemplo, que deixam os cabelos mais bonitos, sedosos e brilhantes.

Outros benefícios do coco

O coco é muito benéfico para mulheres grávidas, já que a água do coco ajuda a melhorar a imunidade, prevenir infecções e a aumentar os níveis de líquido amniótico, o que contribui para a saúde do feto.

Há relatos de que o coco pode ajudar no tratamento de epilepsia, especialmente em crianças pequenas. Isso porque a ingestão de coco aumenta a quantidades de compostos cetônicos na corrente sanguínea, o que reduz a taxa de convulsões de crianças que têm epilepsia. Porém, mais estudos são necessários para atestar sua eficácia no combate a essa doença.

Os nutrientes presentes no coco também ajudam a combater alguns tipos de câncer como o câncer de cólon e o câncer de mama, por exemplo.

Além disso, o coco também pode ajudar a aliviar problemas gastrointestinais como a acidez e a azia.

Dicas

As maneiras de consumir o coco são inúmeras: temos o óleo de coco, a farinha de coco, a polpa de coco, o leite de coco, a água de coco e os flocos de coco.

Diversas são as receitas nas quais você pode incluir esse ingrediente. A farinha de coco, por exemplo, pode substituir outras farinhas no preparo de um pão, de um bolo ou de uma torta. A mesma dica vale para o leite de coco, que pode ser substituto de outras variedades de leite. Já o óleo de coco, por exemplo, pode ser um bom substituto no cozimento de alimentos.

Ao optar por coco seco, é importante verificar se o mesmo contém ingredientes adicionados, já que alguns podem apresentar adição de açúcar em sua composição. Nesses casos, o ideal é optar pelo coco fresco ou por versões de coco seco que sejam pouco processadas e que não contenham açúcar adicionado.

O mais importante é combinar o coco em qualquer uma de suas formas com uma dieta saudável e equilibrada que contenha alimentos como legumes, frutas, grãos integrais e boas fontes de proteína e gordura.

Além de ajudar no combate de diversas condições de saúde, o coco ainda pode ajudar na perda de peso e melhorar a saúde da pele, o que definitivamente contribui para a sua boa forma e saúde física.

Referências Adicionais:

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do coco para a saúde? Pretende incluir mais do alimento no seu dia a dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.