Ads Top

Aprovam novo medicamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço

A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) aprovou o medicamento imuno-oncológico pembrolizumab para o tratamento de pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço recorrente ou metastático (HNSCC) que não tenham respondido a um tratamento convencional de quimioterapia contendo platina.

Depois de mais de uma década sem novidades terapêuticas, esta imunoterapia vem a ser complementados com as outras opções de tratamento -cirurgia, radioterapia e quimioterapia, fornecendo benefícios substanciais em termos de resposta e de sobrevivência para aqueles pacientes previamente tratados. De acordo com o Dr. Raul Giglio, Chefe de Oncologia da Unidade Funcional de Cabeça e Pescoço do Instituto português de Oncologia Angel H. Roffo, “trata-se de um novo fármaco que apresenta uma maior taxa de resposta, 18% quando comparado com 5% ou 6% do que tínhamos regularmente com outros tratamentos, e, por sua vez, cerca de 71% desses pacientes que respondem, mantiveram resposta por mais de 12 meses, e tudo isso com uma baixa toxicidade ou efeitos colaterais toleráveis”. Os cânceres de cabeça e pescoço são um grupo de tumores que geralmente começam em tecidos do interior da cabeça e do pescoço, principalmente dentro da boca, nariz e garganta.

Estes cancros são categorizados de acordo com a área em que se originam, como as cavidades oral e nasal, faringe, laringe e seios paranasais. “Os principais fatores de risco são o consumo excessivo de tabaco e de álcool, e combinados aumentam em até 40 vezes mais chances de desenvolver esses tumores”, acrescentou o Dr. Giglio, que, por sua vez, mencionou que “recentemente, foram adicionados outros fatores de risco importantes, como os virais, tais como o vírus do papiloma humano (HPV), que está vinculado a práticas de sexo oral sem proteção, que produz principalmente carcinoma de faringe, e o vírus de Epstein-Bar que produz carcinoma de nasofaringe, cujas ocorrências estão em aumento progressivo”.

Segundo os dados da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), pertencente à OMS, a incidência estimada na argentina (GLOBOCAN, 2012) é de aproximadamente 3.200 casos por ano. Da mesma fonte, estima-se uma mortalidade anual de cerca de 1.906 argentinos , dos quais 77% são homens e 23% mulheres. A este respeito, o Dr. Giglio advertiu que “a incidência deste tipo de câncer está em ascensão e, se bem que não são tão frequentes no nosso país, têm uma relevância importante porque, infelizmente, mais de 50% de nossos pacientes vão morrer se você não tratá-los a tempo e de forma adequada.

Por este motivo, o diagnóstico precoce e o encaminhamento a profissionais de saúde especializados têm um importante impacto na melhoria dos resultados para os pacientes de câncer de cabeça e pescoço”. Ao ser tumores de rápida progressão, é fundamental estar atento aos sintomas. “Quase todos os casos, poderão ser detectadas apenas observando o interior da boca dos pacientes que chegam com algum sintoma, que se bem que em geral são inespecíficos, costumam incluir disfonía, dificuldade para engolir, úlceras na boca ou gânglios inchados no pescoço”, destacou o Dr. Giglio, sem esquecer de mencionar que “o tratamento destes cancros, por sua complexidade, requer a abordagem de uma equipe multidisciplinar, que inclui, entre 10 e 12 especialidades, onde intervêm a partir de cirurgiões, radioterapeutas e oncologistas, até dentistas e fonoaudiólogos, entre outros”.

EM RESUMO:Os resultados em favor de Pembrolizumab de MSD para o tratamento de pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço recorrente ou metastático (HNSCC) que não tenham respondido favoravelmente a um tratamento convencional de quimioterapia contendo platina podem resumir-se assim: um maior número e tempo de duração de respostas (sobrevida) do que as que viam com os tratamentos utilizados até agora.
Baixa taxa de eventos adversos sérios, 12 por cento.

O conteúdo Aprovam novo medicamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço aparece primeiro em Saúde dos Homens.


Se você ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum ponto neste artigo, deixe nos comentários.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.