Ads Top

Benefícios da Argila Verde – Para Que Serve e Propriedades

Argila verde

A argila verde é um dos vários tipos de argila que pode ser aplicada na pele para melhorar seu aspecto e tratar problemas como a acne e a celulite.

Especialistas que estudam medicinas alternativas acreditam que a argila verde não só ajuda a pele como também pode combater diversos problemas de saúde por causa da presença de nutrientes importantes em sua composição.

Quer conhecer quais são todos os benefícios da argila verde? Aqui, vamos falar das propriedades deste mineral de origem francesa e mostrar como ela pode ser utilizada.

Argila verde

A argila verde – chamada também de argila verde francesa – é uma argila mineral com propriedades altamente absorventes. Essa argila tem sua origem na França, mas também pode ser encontrada em países como a China, os Estados Unidos e alguns lugares da Europa.

Trata-se de um biomineral formado a partir da decomposição de matéria vegetal. Esse tipo de argila contém sílica e dolomita como base de sua composição e minerais essenciais como o magnésio, o cálcio, o alumínio, o cobre, o fósforo e o zinco.

A cor verde dessa argila se dá devido à presença de óxido de ferro e de matéria vegetal decomposta ao longo de vários anos.

Para que serve

O uso mais conhecido da argila verde é em relação à beleza. Pessoas que buscam uma pele mais bonita e saudável aplicam argila verde no rosto e também em outros locais do corpo.

Por causa da presença de diversos minerais, a argila verde pode ser usada como um agente terapêutico em várias condições de saúde.

Ao contrário do que alguns possam imaginar, o uso da argila verde não se limita a aplicações na pele. O uso interno da argila também pode ser adotado para tratar várias doenças.

Propriedades da argila verde

A argila verde apresenta propriedades medicinais interessantes como as propriedades antibacterianas, antimicrobianas, cicatrizantes, suavizantes e higienizantes.

Além disso, as argilas em geral têm um alto poder de absorção que ajuda a remover substâncias indesejadas da pele ou do organismo.

Benefícios da Argila Verde

A maior parte dos benefícios da argila verde está relacionado à saúde da pele. A argila verde tem sido usada para melhorar o aspecto da pele há muito tempo. Atualmente, não é difícil encontrar máscara de argila verde, já que esse é um ingrediente comumente usado na fórmula de máscaras para a pele. Os principais benefícios para a pele são:

1. Pele firme

A argila verde deixa a pele mais firme e tonificada. Acredita-se que ela atua removendo impurezas, endurecendo e reduzindo os poros e deixando a pele menos flácida.

Ela também é muito usada para deixar a pele mais suave e macia, sendo uma ótima aliada daqueles que têm a pele áspera ou seca.

2. Redução da oleosidade

Pessoas com a pele oleosa ou mista podem aproveitar benefícios da argila verde porque ela é um excelente absorvente, que absorve o excesso de oleosidade na pele.

A diminuição da oleosidade também ajuda a evitar o surgimento de acne e a equilibrar o pH da pele.

3. Limpeza dos poros e ação esfoliante

Além de ser ótima para remover a oleosidade, a argila verde também limpa profundamente a pele. A argila é capaz de remover impurezas nos poros e eliminar as células mortas que se acumulam na pele, além de bactérias, poluentes e sujeira.

Essa limpeza profunda nos poros pode reduzir o tamanho dos poros e deixar a pele firme e mais limpa por mais tempo. Tudo isso ajuda também a promover a regeneração celular e a deixar a pele mais jovem, brilhante e saudável.

4. Nutrição

A presença de diversos minerais na argila verde ajuda a nutrir a pele. Isso garante que, além dos benefícios mencionados, seja possível hidratar a pele e mantê-la saudável ao mesmo tempo.

5. Clareamento da pele e remoção de manchas

Manchas que surgem na pele por causa da acne, por exemplo, podem ser suavizadas com a aplicação de uma máscara facial de argila verde. O efeito clareador permite que as manchas sejam reduzidas aos poucos.

Além da redução de manchas na pele, há benefícios da argila verde para celulite e estrias também, ajudando a deixar as marcas menos visíveis.

6. Desintoxicação

Segundo especialistas em desintoxicação, a argila verde consumida de forma oral pode ser benéfica na remoção de algumas toxinas encontradas no corpo que podem causar sintomas como alergias, fadiga, letargia, dor de cabeça ou problemas digestivos.

A presença da sílica em sua composição concede à argila verde uma carga elétrica natural negativa que acaba atraindo as toxinas como impurezas e metais pesados que normalmente apresentam carga positiva. No final, tudo é eliminado através do intestino.

O especialista Sandy Halliday indica que a desintoxicação deve ser feita por 21 dias através da ingestão diária de 1 colher de chá de argila verde misturada em uma xícara de chá de água. Ele ressalta que a bebida deve ser consumida todas as manhãs pelo menos 30 minutos antes da primeira refeição do dia. É indicado misturar bem a argila na água e deixar a mistura descansar por algum tempo até a maior parte da argila ser depositada no fundo da xícara e tomar apenas a água que ficar em cima.

Na pele, a argila verde também atrai impurezas e toxinas que normalmente têm carga positiva.

7. Ação bactericida

Um trabalho publicado em 2007 e desenvolvido pela Arizona State University avaliou as propriedades bactericidas da argila verde francesa. O objetivo principal desse estudo foi entender como a argila verde foi capaz de curar uma doença bacteriana mortal conhecida como úlcera de Buruli. Tal doença é causada por uma bactéria responsável por produzir uma toxina que destrói o tecido adiposo encontrado abaixo da superfície da pele e que acaba levando ao desenvolvimento de úlceras.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, se a doença não for tratada precocemente com antibióticos, o problema pode se expandir e causar complicações como deformidades, incapacidades a longo prazo e infecções secundárias que podem levar a morte.

Nesse estudo da Arizona State University, os cientistas constataram a ação antibacteriana da argila verde e constataram que ela é eficaz na inibição de bactérias como a Salmonella typhimurium, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Mycobacterium marinum e Staphylococcus aureus.

8. Alívio da dor

Dores podem ser aliviadas com o uso de argila verde devido às suas propriedades analgésicas. A argila verde apresenta efeito calmante e pode ajudar a amenizar condições inflamatórias na pele como a psoríase e o eczema, por exemplo.

A argila verde usada oralmente ou externamente para aliviar cólicas menstruais e enjoos matinais.

9. Desodorante natural

Devido ao poder absorvente da argila, ela pode atuar como um desodorante natural. Ela atua absorvendo o suor e neutralizando o mau cheiro que pode surgir.

10. Cabelos saudáveis

A aplicação de argila verde no cabelo ajuda a regular a oleosidade, reduzindo a produção de sebo. Outros benefícios da argila verde para os seus fios incluem a redução da caspa, a remoção de resíduos acumulados no cabelo e a eliminação de células mortas presentes no couro cabeludo.

Ela também pode clarear o cabelo de forma natural se usada com vinagre.

11. Efeito cicatrizante

A argila verde pode ser aplicada sobre queimaduras e feridas para que a cicatrização seja mais rápida. Além disso, a sua ação bactericida ajuda a prevenir infecções no local.

Onde encontrar e como usar

A argila verde pode ser encontrada na forma de pó ou presente em máscaras faciais e outros produtos cosméticos para aplicação na pele.

As máscaras de argila prontas são uma ótima opção, mas também é possível preparar sua própria mascara a partir do pó de argila verde. Algumas ideias são mostradas a seguir:

– Máscara purificante

Para eliminar toxinas e deixar a pele bem limpinha, uma máscara caseira contendo argila verde, mel e água é o suficiente.

Basta misturar 2 colheres de chá de argila verde com 1 colher de chá de água até formar uma pasta. Depois da pasta formada, adicione ½ colher de chá de mel à mistura e aplique na pele previamente limpa e seca.

Deixe a máscara agir por pelo menos 10 minutos e, em seguida, lave com água fria.

– Máscara para redução de poros e controle da oleosidade

Para reduzir o tamanho dos seus poros naturalmente, é recomendado preparar uma pasta com 1 colher de chá de argila verde, 1 gota de óleo de alecrim e ½ colher de chá de água de rosas.

A máscara deve ser espalhada em uma camada fina na pele e é necessário esperar ela secar. Quando seca, basta lavar bem o rosto com água fria e remover todo o resíduo.

– Máscara para remoção de manchas

Se aplicada regularmente, a mistura a seguir pode ajudar a suavizar manchas na pele ou reduzir estrias e celulites.

Para isso, misture 1 colher de chá de argila verde com ½ colher de chá de suco de limão. Aos poucos, vá adicionando água até formar uma pasta. A pasta obtida deve ser aplicada sob a mancha, onde deve agir por 5 minutos.

Depois desse tempo, é essencial enxaguar muito bem a pele com água e passar um hidratante de sua preferência sob a pele seca.

Dicas importantes

Uma dica muito importante é nunca preparar uma máscara de argila em um recipiente de metal, pois lembre-se de que o metal (de carga positiva) pode reagir com a argila (de carga negativa) e invalidar todos os seus benefícios. O ideal é optar por um recipiente de vidro.

Para que a argila realmente tenha seu potencial ativado, é importante que ela sempre esteja misturada com um pouco de água ou em alguma outra solução.

Pessoas que têm a pele seca ou sensível devem usar a máscara de argila apenas uma vez por semana para evitar o ressecamento excessivo da pele.

A aplicação de produtos caseiros ou cosméticos contendo argila verde sobre a pele é considerada segura e a descamação ou leve ressecamento no local da aplicação é normal e tende a desaparecer com o tempo. Já o uso oral da argila verde não é tão difundido, mas os defensores da medicina alternativa usam a solução de argila em água para desintoxicar e purificar o organismo.

Se dúvidas surgirem sobre os efeitos da argila dentro do corpo, recomendamos que você procure um médico de sua confiança para esclarecê-las.

Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios da argila verde para a sua pele? Pretende passar a usar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.