Ads Top

Bicarbonato Emagrece Mesmo?

Bicarbonato de sódio

Em meio a tantas promessas de ingredientes ou produtos que emagrecem, está o bicarbonato de sódio. Mas será que o bicarbonato emagrece mesmo?

Vamos desvendar esse mistério e mostrar o que o bicarbonato pode realmente fazer pelo seu corpo e pela sua saúde e se ele pode ser um aliado na perda de peso ou não.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um composto químico com características alcalinas do ponto de vista químico que reage com ácidos, formando basicamente sal e água como produtos que algumas vezes são acompanhados de gás carbônico. Por causa disso, ele é muito utilizado como um remédio caseiro para azia.

Ele também é muito conhecido por suas aplicações na culinária e até mesmo nas atividades de limpeza da casa. Quem nunca desentupiu a pia com uma mistura de bicarbonato e vinagre?

Porém, o nosso objetivo aqui é entender se o bicarbonato emagrece emagrece mesmo ou se isso é só mais um mito.

O bicarbonato melhora o desempenho em atividades físicas?

O bicarbonato de sódio é usado por alguns atletas para melhorar o desempenho em treinos de resistência e nos treinos que envolvem o uso de força.

Segundo um estudo de 2013 publicado no European Journal of Applied Physiology, o consumo de bicarbonato de sódio cerca de 60 minutos antes de um treino de força de membros inferiores ajudou os atletas a realizar mais repetições sentindo menos sintomas de fadiga muscular. Porém, esse estudo foi restrito a apenas 12 indivíduos do sexo masculino e mais estudos são necessários para atestar esse benefício.

Também foi observado que o bicarbonato pode ajudar a melhorar a velocidade e a aumentar a resistência de indivíduos em exercícios cardiovasculares. No artigo científico publicado em 2014 no periódico PLoS One, foi verificado que ciclistas que ingeriram bicarbonato de sódio antes da atividade física foram capazes de melhorar seus tempos até a exaustão.

Isso porque o bicarbonato de sódio é capaz de neutralizar o excesso de lactato (ou ácido láctico) liberado pelos músculos durante o exercício físico intenso, o que deixaria o sangue mais alcalino. Como o lactato é o responsável pela sensação de queimação e fadiga muscular, sua neutralização pelo bicarbonato pode fazer com que o atleta demore mais tempo para se sentir fadigado e assim consegue se exercitar por mais tempo.

Em teoria, o mecanismo acima ajudaria a queimar mais calorias durante a prática de exercícios aeróbicos, mas estudos extras precisam ser conduzidos para confirmar essa hipótese.

O bicarbonato é bom para a digestão?

A mistura de bicarbonato de sódio com água é um remédio caseiro bem antigo para aliviar indigestão e outros desconfortos estomacais.

Isso acontece quando o bicarbonato entra em contato com ácidos estomacais – que podem ser os responsáveis pela azia, por exemplo – e os neutraliza.

Um rumor sobre o bicarbonato ajudar a quebrar a gordura acumulada no organismo surgiu devido ao fato de o composto neutralizar os ácidos estomacais. Mas uma coisa não tem muito a ver com a outra.

Realmente, quando o bicarbonato de sódio é ingerido, ele pode reagir com o ácido presente no estômago liberando geralmente água e gás carbônico como subprodutos. Isso pode causar uma boa sensação depois de uma refeição muito pesada, picante ou gordurosa, mas não quer dizer que os alimentos estão sendo digeridos de uma forma diferente.

A reação química entre o bicarbonato e os ácidos estomacais também pode resultar em liberação de gases na forma de arrotos, por exemplo, devido à formação do gás carbônico. Essa liberação de gás pode gerar um alívio momentâneo, principalmente se você já estava se sentindo um pouco inchado. Mas isso também não significa que o bicarbonato emagrece milagrosamente.

Bicarbonato para emagrecer

Alguns estudos defendem que o bicarbonato reduz a acidez no corpo de uma maneira geral e isso seria benéfico para quem deseja emagrecer, já que a acidez no corpo pode facilitar o ganho de peso. Assim, o bicarbonato pode ajudar a aumentar o pH do sangue, deixando-o mais alcalino.

O melhor desempenho físico de alguns atletas devido ao uso de bicarbonato de sódio pode justificar uma eventual perda de peso. Porém, nesse caso, o emagrecimento se deve mais ao exercício físico em si do que ao bicarbonato de sódio, já que sem a atividade física, a perda de peso não poderia ser alcançada.

Há relatos de que ingerir bicarbonato com limão emagrece. Além da alta concentração de vitamina C e de compostos antioxidantes, o limão pode ajudar a queimar a gordura. Um copo de suco de limão misturado com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio pode então auxiliar na perda de peso.

Outros afirmam que água com bicarbonato emagrece. Nesse caso, o limão não seria necessário e bastaria dissolver o bicarbonato na água.

Depoimentos

Como não existem muitos estudos sobre o assunto, muitas pessoas se perdem em meio a informações divulgadas na internet sobre o bicarbonato e ficam sem saber a resposta para a pergunta: o bicarbonato emagrece quantos quilos?

No entanto, não é possível afirmar que o bicarbonato emagrece realmente justamente pela falta de evidências científicas.

Ainda assim, são encontrados alguns poucos relatos na internet de pessoas que tomaram o bicarbonato de sódio para emagrecer.

Uma pessoa que postou sobre o assunto em um fórum de discussão online relata que perdeu cerca de 9 kg em 3 meses tomando uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com uma pitada de bicarbonato de sódio em cerca de 100 mL de água.

Segundo o depoimento, a mistura foi ingerida sempre 1 hora antes das 3 refeições principais do dia durante 5 dias seguidos e depois tirando 2 dias de folga. No início, não foi observado nenhuma perda de peso, mas sim a redução de algumas medidas corporais.

Outros depoimentos também confirmaram o emagrecimento após o uso de vinagre de maçã com bicarbonato e alguns relataram que não foi observada nenhuma redução de peso significativa após 3 meses de uso. Alguns relataram diarreia como efeito colateral enquanto outros disseram que a constipação foi resolvida.

Os resultados observados foram mistos e assim não é possível afirmar que o composto é eficaz para a perda de peso.

Provavelmente, a perda de peso em algumas pessoas se deu devido a uma redução significativa da saciedade antes das refeições – já que a ingestão da mistura gerou vários gases que incharam momentaneamente o estômago – e não por causa de algo comprovado cientificamente.

Bicarbonato de sódio emagrece mesmo?

De acordo com especialistas, não existem evidências contundentes que mostrem que o bicarbonato é bom para a perda de peso. Ele até pode causar uma sensação de saciedade momentânea fazendo com que a pessoa ingira menos calorias. Porém, apenas isso não é o suficiente para uma perda de peso significativa.

De onde surgiu isso?

Passou-se a acreditar que o bicarbonato de sódio poderia contribuir com a perda de peso devido ao seu papel na função digestiva. As pessoas passaram a achar que o consumo de bicarbonato ajudaria a digerir os alimentos de uma forma mais rápida e eficaz e que isso resultaria em uma perda de peso. No entanto, isso não é verdade.

Apesar de quee tomar água com bicarbonato possa aliviar alguns sintomas relacionados à azia e à indigestão e até mesmo deixar o indivíduo saciado devido à formação de gases, não são apenas esses fatores que interferem na perda de peso. Se uma pessoa é obesa por causa de problemas digestivos, é preciso que ela identifique e trate esse problema ou que passe a ter uma alimentação mais saudável. Além disso, o excesso de gás carbônico gerado pelo consumo exagerado de bicarbonato de sódio pode causar outros problemas como inchaço e flatulência.

Dessa forma, o bicarbonato pode sim ajudar a tratar a indigestão e a melhorar o desempenho na atividade física, mas ele não pode ser considerado um composto que emagrece.

Déficit calórico e o equilíbrio são a solução

A perda de peso só ocorre de fato quando há um déficit calórico, ou seja, quando o organismo obtém menos calorias do que ele realmente precisa durante o dia.

As 3 maneiras principais de criar esse déficit calórico é pela alimentação, em que uma quantidade menor de calorias é ingerida, ou através de uma combinação de dieta com exercícios físicos, em que o papel da atividade física será queimar calorias para que o déficit calórico aconteça, ou ainda por meio do consumo de substâncias (como os termogênicos, por exemplo) que aumentam a taxa metabólica do organismo fazendo com que ele gaste mais energia.

Em vez de procurar produtos milagrosos para perder peso, o melhor – tanto para o emagrecimento quanto para a sua saúde – é fazer escolhas mais conscientes em relação ao seu estilo de vida e à sua alimentação.

Dicas importantes

Mesmo sendo considerado inofensivo, o bicarbonato de sódio utilizado em excesso pode causar uma sensação extremamente desagradável de inchaço devido ao acúmulo de dióxido de carbono no estômago, principalmente se consumido logo depois de uma refeição. Apesar de isso poder resultar na sensação de saciedade, ao mesmo tempo pode te impedir de fazer exercícios físicos por causa do desconforto.

Vale lembrar também que o bicarbonato contém sódio e que ele pode ser perigoso para pessoas que sofrem de problemas cardíacos ou renais. A ingestão de muito sódio também pode interferir na pressão sanguínea.

Por fim, mas não menos importante, o bicarbonato de sódio pode interagir com alguns medicamentos como alguns antibióticos, a aspirinas e alguns remédios para tratamento de diabetes.

A conclusão é que é preciso esperar mais estudos científicos sobre os efeitos do bicarbonato no emagrecimento antes de adotar o seu uso para a perda de peso. Se você quiser usar, tudo bem, pois o bicarbonato de sódio pode trazer vários benefícios para a saúde quando usado com moderação. No entanto, lembre-se de que para uma perda de peso efetiva e saudável, é preciso adotar uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas com uma boa frequência.

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que bicarbonato emagrece mesmo? Conhece alguém que tenha experimentado e obtido bons resultados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.