Ads Top

7 Receitas de Suco para Afinar o Sangue

Suco de tomate

O consumo de algumas receitas de suco para afinar o sangue podem ajudar a tratar as condições relacionadas ao espessamento do sangue. Vamos conferir abaixo como fazer 7 receitas de suco para afinar o sangue naturalmente com ingredientes poderosos para combater essa condição.

O espessamento do sangue é causado pelo excesso de coágulos – ou trombos – nas veias e artérias. Ele pode resultar de diferentes fatores, como, por exemplo, pré-disposição genética a algumas condições (como problemas de pressão ou má circulação), deficiência de proteínas C e/ou S, a doença autoimune lúpus, ser fumante, entre outros. Também é comum que pacientes que passaram por procedimentos no coração experienciem o espessamento sanguíneo no período pós-operatório.

Para quem sofre com esse problema, existem remédios que podem ser tomados para afinar o sangue e que só podem ser usados com orientação e prescrição médica. Porém, para os casos menos graves e que os médicos não recomendam o uso de medicamento, existem também alternativas naturais para afinar o sangue e tratar de problemas de circulação, tromboses e outras aflições causadas por essa condição.

Abaixo, eis nossa lista com 7 receitas de suco para afinar o sangue com ingredientes naturais para te ajudar, caso você esteja sofrendo com algum desses problemas.

Não é recomendado o consumo dessas receitas por pessoas que tomam remédios para afinar o sangue, como anticoagulantes ou antiplaquetários. Consulte sempre o seu médico para saber o que pode ou não consumir durante o uso de medicamentos.

1. Receita de suco de salsinha com limão para afinar o sangue

Esse suco para afinar o sangue é rico em vitamina C – presente tanto na salsinha, como no limão – um antioxidante hidrossolúvel natural que ajuda a controlar a viscosidade do sangue. A salsinha também possui em sua composição o apiol e a miristicina, elementos que ajudam a descongestionar os vasos linfáticos, melhorando a circulação sanguínea. Já o limão contribui para diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, limpando-o e, consequentemente, afinando-o.

Como esse é um suco detox e possui ação diurética, se tomado em excesso, pode acabar sobrecarregando o fígado e/ou os rins. Para que isso não aconteça, o recomendado é ingerir o suco por no máximo por 7 dias seguidos e então fazer uma pausa de pelo menos 10 dias antes de voltar a tomar.

Ingredientes:

  • 250ml de água;
  • Suco espremido de 1 limão;
  • 2 colheres de salsinha.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes e beba imediatamente. Não adoce e não é necessário coar. Tome pelas manhãs, ainda em jejum.

2. Receita de suco de maçã com aveia, chia e canela

A maçã ajuda a abaixar a pressão alta, ajustando o fluxo sanguíneo. A fruta também é fonte de vitamina C, que, como explicado acima, ajuda a regular a viscosidade sanguínea, e de vitamina E, poderoso oxidante lipossolúvel que controla a hipercoagulabidade do sangue (ou seja, diminui as chances de formação de trombos).

A aveia é uma fonte vegetal de niacina, também conhecida como vitamina B3, que ajuda a diminuir o nível do colesterol ruim e a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, atuando como protetor cardíaco.

A chia atua como um anticoagulante natural e é uma fonte rica em ômega 3, um ácido graxo muito benéfico para a saúde dos vasos sanguíneos e do coração. Por fim, a canela possui um componente chamado cumarina, que ajuda a evitar coágulos e melhora a má circulação – mas tome cuidado! O excesso de canela pode ser prejudicial ao fígado.

Ingredientes:

  • 300ml de água;
  • 1 maçã;
  • 1 colher de aveia em flocos ou farelo de aveia;
  • ½ colher de sementes de chia;
  • Pitada de canela

Modo de preparo:

Pique a maçã e bata no liquidificador com a aveia, a chia, a canela e a água. Beba imediatamente.

3. Receita de suco de abacaxi com gengibre para afinar o sangue

O componente do abacaxi que ajuda afinar o sangue é a bromelina. A bromelina é uma enzima que possui ação anti-inflamatória, encontrada tanto na polpa quanto nas folhas do abacaxi. Ela é responsável por reduzir o nível de adesão das plaquetas sanguíneas, ou seja, diminui o “grude” das plaquetas que faz com elas se agrupem e formem coágulos.

Já o gengibre contém salicilato, compostos naturais similares aos presentes no remédio aspirina. O salicilato tem ação antiplaquetária, que faz diluir o sangue, e também pode ajudar a combater inflamações sanguíneas que, possivelmente, acabem levando ao espessamento do sangue e à formação de trombos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de abacaxi picado;
  • Gengibre.

Modo de preparo:

Rale aproximadamente uma colher de sopa de gengibre e bata no liquidificador com o abacaxi e água. Você pode colocar mais ou menos água, dependendo de quão diluído você prefere que o suco fique.

4. Receita de suco de cebola com alho, mel e limão

A cebola possui um componente chamado adenosina que tem ação anticoagulante e afina o sangue. Já o alho, que também funciona como anticoagulante, ajuda a dilatar as artérias, diminuindo a pressão arterial e melhorando o fluxo sanguíneo. Assim como a bromelina no abacaxi, ele ajuda a evitar que as plaquetas se acumulem formando coágulos. 

O limão ajuda a eliminar toxinas, reduzir o excesso de colesterol que espessa o sangue e possui vitamina C, regulador natural da viscosidade sanguínea.

O sabor desse suco para afinar o sangue pode não ser lá dos mais agradáveis, porém ele ajuda a remediar as dores da trombose (quando há um coágulo bloqueando o fluxo sanguíneo nas pernas) e a combatê-la, contribui para a manutenção da saúde do sistema circulatório e, ainda por cima, funciona como um ótimo remédio para gripes e resfriados.

Ingredientes:

  • 5 cebolas;
  • 3 dentes de alho;
  • 500ml de mel;
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Descasque e corte as cebolas e os alhos e bata no liquidificador junto com o mel e o suco do limão. Você pode diluir com um pouco de água, se preferir. Guarde na geladeira e tome uma colher do suco 3 vezes por dia, preferencialmente após as refeições.

5. Receita de suco de tomate para afinar o sangue

O tomate é um fruto rico em vitamina E, nutriente que regula a coagulação do sangue, reduzindo a probabilidade de formação de trombos em organismos que possuem tendência à hipercoagulação. A pimenta caiena, assim como o gengibre, é fonte de salicilato, componente de ação antiplaquetária que afina o sangue ao evitar a coagulação em excesso e melhorando a circulação sanguínea. O limão contribui para reduzir o espessamento do sangue devido à ação da vitamina C.

Ingredientes:

  • 120ml de água;
  • 4 tomates maduros;
  • Suco de 1 limão;
  • Pitada de pimenta caiena.

Modo de preparo:

Descarte as sementes dos tomates, e bata a polpa com a água, o suco de limão e a pimenta caiena no liquidificador.

6. Receita de suco de laranja, açafrão e linhaça

A laranja possui a mesma ação antioxidante e de remoção do excesso de colesterol que o limão, graças à presença da vitamina C. É importante tomar o suco imediatamente após ser feito, pois as propriedades do sumo da laranja podem se perder se passado muito tempo.

A linhaça faz bem para a circulação sanguínea e é fonte de ômega 3, que diminui a probabilidade de aglomeração de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos. O açafrão-da-terra, também conhecido por cúrcuma, possui um componente chamado curcumina que ajuda a regular e combater fatores que facilitam a hipercoagulação.

Ingredientes:

  • 200ml de água;
  • Suco de 2 laranjas;
  • 1 colher de sementes de linhaça;
  • Pitada de açafrão da terra pó;

Modo de preparo:

Bata no liquidificador e beba imediatamente, sem adoçar.

7. Receita de suco de manga, semente de girassol e gingko biloba

O gingko biloba é uma erva tradicional da medicina chinesa que ajuda a afinar o sangue e possui efeito fibrinolítico, ou seja, ajuda a dissolver trombos. As sementes de girassol são ricas em ômega 3, ácido graxo importante para a saúde sanguínea e de todo o sistema cardiovascular. Assim como a manga, sementes de girassol também são ricas em vitamina E, um antioxidante que regula a hipercoagulação sanguínea – quando o sangue possui maior predisposição a formar coágulos e engrossar.

Ingredientes:

  • 200 ml de água gelada;
  • Polpa de 1 manga;
  • 1 colher de sementes de girassol;
  • 1 colher de chá de gingko biloba em pó.

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente.

OBS.: É importante ressaltar que as informações aqui divulgadas são frutos de pesquisas feitas a partir de material encontrado na internet e não possuem respaldo ou indicações médicas. Sempre consulte o seu médico antes de tomar qualquer remédio ou alimentos com propriedades medicinais, para saber qual a melhor forma de tratar um possível problema com espessamento e coagulação sanguínea.

O que você achou dessas receitas de suco para afinar o sangue que separamos acima? Pretende experimentar ao menos alguma? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.