Ads Top

Abacaxi na Gravidez Faz Bem? Grávida Pode Comer Abacaxi Afinal?

Grávida com abacaxi

Dentre todos os mitos e conselhos que surgem quando uma mulher está gravidez, existe aquele que diz que comer abacaxi na gravidez fará com que a mulher entre em trabalho de parto, ou até mesmo corra o risco de sofrer um aborto espontâneo.

Será que é verdade mesmo ou comer abacaxi na gravidez faz bem? Antes de tirar de vez essa deliciosa fruta da sua dieta por 9 meses, vale a pena conferir abaixo por que grávida pode comer abacaxi.

Grávida pode comer abacaxi?

Comer abacaxi na gravidez é uma escolha segura e saudável. Algumas pessoas dizem que uma mulher grávida não pode comer abacaxi porque isso poderia causar aborto espontâneo ou induzir o trabalho de parto. Mas saiba que isso tudo é apenas um mito.

Não há evidências científicas que sustentem a ideia de que o abacaxi possa fazer algum mal tanto para a mulher grávida como para o bebê. Esses rumores são puramente anedóticos.

Bromelina e a gravidez

O abacaxi contém bromelina, que é um tipo de enzima. Existem alguns comprimidos de bromelina no mercado que não são recomendados para o uso durante a gravidez, já que podem quebrar proteínas no corpo e levar a um sangramento anormal.

Porém, a bromelina está presente em grande quantidade no núcleo do abacaxi, mas na polpa, que é o que as pessoas normalmente comem, há muito pouco. A quantidade de bromelina em uma única porção de abacaxi não é capaz de afetar a sua gravidez.

Abacaxi como parte de uma dieta saudável para gravidez

A dieta ideal de uma mulher grávida, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é composta por alimentos dos cinco grupos seguintes:

  1. Grãos;
  2. Legumes;
  3. Laticínios;
  4. Frutas;
  5. Proteína como aves, carne, ovos, feijão e peixe.

Alimentos desses grupos ajudam a dar ao seu bebê muitas vitaminas e minerais que ele precisa para crescer e se desenvolver.

Para que você se sinta bem e permaneça saudável durante a gravidez, é preciso obter uma mistura saudável de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes. Não se esqueça de se manter hidratada e beber muita água.

Exatamente o quanto você come tem a ver com a sua idade, peso, altura e nível de atividade física. Por exemplo, considere uma pessoa moderadamente ativa de 30 anos de idade com 1,50 m de altura pesando 63 kg.

O plano denominado MyPlate (MeuPrato), do USDA, recomenda que ela comece consumindo 4,5 xícaras de frutas e vegetais por dia no primeiro trimestre. No segundo e terceiro trimestre, a quantidade recomendada aumenta para 5 xícaras.

Uma gestante de 30 anos de idade, com 1,50m de altura, pode precisar de 6,5 xícaras de frutas e vegetais por dia dependendo do seu nível de atividade física.

Benefícios do abacaxi na gravidez para a saúde

Quando consumido na quantidade certa, o abacaxi tem muito a oferecer às mulheres grávidas, e alguns dos benefícios para a saúde ao consumir essa fruta são:

  1. Anticoagulante natural: A bromelina é um anticoagulante natural do sangue que pode reduzir a pressão arterial em mulheres grávidas e também pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
  2. Aroma anti-estresse: O aroma do abacaxi é conhecido por melhorar o humor e diminuir o estresse, o que pode ajudar também a prevenir a depressão e ansiedade que muitas mulheres grávidas sentem.
  3. Ajuda a eliminar as bactérias intestinais: A bromelina presente na fruta não é razão para muitas mulheres a evitarem, já que, quando consumida sem exageros, ela ajuda a eliminar as bactérias do intestino e também a reparar quaisquer danos no trato gastrointestinal.
  4. Produção de glóbulos vermelhos: A vitamina B6 presente nessa fruta promove a produção de glóbulos vermelhos, evitando assim a anemia. Ela também produz anticorpos e aumenta a energia, além de aliviar os enjoos matinais.
  5. Uma fruta rica em vitamina C: Uma xícara de abacaxi pode fornecer 80 a 85 mg de vitamina C, que atende às necessidades diárias durante a gravidez. Estas vitaminas ajudam a aumentar a imunidade no corpo e também previnem e reparam o dano celular. A vitamina C também ajuda na produção de colágeno, uma proteína estrutural responsável pelo crescimento da pele, tendões, ossos e cartilagem do seu bebê.
  6. Retenção de líquido e inchaço: Esses sintomas são comuns durante a gravidez, e o abacaxi possui um efeito diurético, que ajuda a remover o excesso de líquido do seu corpo.
  7. Fonte de ferro: O abacaxi é uma boa fonte de ferro que ajuda a produzir glóbulos vermelhos e aumenta a produção de ácido fólico, que é vital em mulheres grávidas pois previne deficiências congênitas em bebês.
  8. Manganês: O manganês é o que promove a saúde óssea e previne o risco de osteoporose.
  9. Varizes: As varizes são veias das pernas de uma mulher grávida quando incham, torcem e aumentam, causando dor. A bromelina é conhecida por reduzir a formação de depósitos fibrosos nestas veias e diminuir o desconforto.
  10. Fibras alimentares: Elas evitam a constipação durante a gravidez.

Como consumir abacaxi na gravidez

Uma xícara de abacaxi pode conter quase 100% da ingestão diária recomendada de vitamina C, além de ser uma fonte importante de cobre, folato, vitamina B6 (piridoxina), ferro, manganês e magnésio.

Esses nutrientes são muito importantes para a saúde em geral da futura mamãe, bem como do bebê.

Agora que você já sabe que grávida pode comer abacaxi, veja algumas dicas de como incluir essa fruta em sua dieta:

  1. Coloque grandes pedaços em lanches com carnes e legumes;
  2. Faça-o assado;
  3. Misture abacaxi congelado em seu smoothie ou vitaminado;
  4. Coloque pedaços desta fruta em seu iogurte matinal;
  5. Coloque a fruta fresca em sua grelha para uma sobremesa saudável;
  6. Faça picolés de abacaxi.

Riscos de comer abacaxi na gravidez

Como visto, é importante não ingerir grandes quantidades para não sofrer com efeitos desconfortáveis. Se você tiver o estômago sensível, tome cuidado, pois os ácidos desta fruta podem causar azia ou refluxo na gravidez.

Para evitar os efeitos colaterais, é melhor consumir com moderação. Se você normalmente não come abacaxi e ao comer sente qualquer tipo de sintoma alérgico, fale com o seu médico.

Sinais de alergia incluem:

  • Inchaço na boca;
  • Coceira na boca;
  • Reações cutâneas;
  • Corrimento ou congestão nasal;
  • Asma.

Se você é alérgica, essas reações geralmente aparecem minutos depois de consumir a fruta. Se você for alérgico ao látex ou pólen, é mais provável que também seja ao abacaxi.

Quando evitar o abacaxi

É melhor evitar o abacaxi nos seguintes casos:

  • Se tem pressão arterial baixa, já que essa fruta irá diminuir ainda mais a sua pressão;
  • Se tem uma gravidez de alto risco e já pode estar em risco de sofrer aborto espontâneo, é melhor se precaver e evitar o abacaxi na gravidez;
  • Se for alérgica ao pólen ou látex, como visto anteriormente, poderá também ser alérgica ao abacaxi;
  • Se tem diabetes gestacional, pois ele contém um alto teor de açúcar;
  • Durante o primeiro trimestre, pois este é o momento que se deve evitar o consumo de bromelina.

Se você tem boa saúde e uma gravidez saudável, poderá desfrutar desta fruta com toda segurança, mas se ainda estiver preocupada, fale com o seu médico sobre suas preocupações e ele poderá te ajudar e lhe fornecer mais informações sobre os alimentos seguros para a sua gravidez.

Você já tinha ouvido falar que comer abacaxi na gravidez poderia fazer mal? Tem esse costume de comer a fruta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.