Ads Top

Treino MetCon Emagrece? Como Funciona, Calorias e Dicas

Treino MetCon

Estamos aqui para saber se o treino MetCon emagrece. Entretanto, antes, precisamos saber do que se trata e como funciona esse treinamento, não é verdade?

MetCon é uma abreviação para a expressão “Metabolic Conditioning”, que significa condicionamento metabólico, em inglês. A prática, que pode ser incluída em treinos de CrossFit, envolve pequenos períodos de treino de alta intensidade, desenvolvidos para aumentar a demanda metabólica e o uso de energia.

Geralmente, o MetCon segue o formato do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT, sigla em inglês), com os seus períodos intensos de exercícios, sucedidos por atividades de menor intensidade de duração parecida, ou é realizado em circuitos que contam com uma série de exercícios que são executados um atrás do outro.

Acredita-se que o MetCon deva ser utilizado para levar o praticante ao limiar do seu treino, contando com pequenos períodos de descanso para melhorar as vias metabólicas. Por se tratar de uma sessão curta de exercícios – recomenda-se que ele dure, em média, 20 minutos – o MetCon é conhecido como o consumador ou finalizador do treinamento.

Um treino de MetCon pode ser composto por exercícios como agachamentos, exercícios com corda, remada, prancha abdominal e outros movimentos oriundos do CrossFit.

O treino MetCon emagrece?

A prática de atividades físicas promove o aumento da queima de calorias por parte do corpo, portanto, elas podem ser utilizadas para favorecer um processo de emagrecimento.

No caso do MetCon, o personal trainer Tom Wright contou que os praticantes do CrossFit enxergam um método não somente como uma maneira de adquirir benefícios em relação à performance em competições, mas também de ter vantagens em relação à perda de gordura.

O próprio Wright declarou que defende que o treino MetCon emagrece. Segundo ele, o treinamento é bom para perder gordura por estar associado a fatores como a oxidação de gorduras e o aumento de adaptações musculares, que resulta no crescimento da massa corporal magra.

É possível queimar até 63 calorias a cada seis minutos de sessão de MetCon.

Entretanto, é importante ter em mente que não podemos considerar esse valor exato, já que a quantidade de calorias gastas em uma atividade física varia de pessoa para pessoa. Além disso, podem haver diferenças na quantia de calorias eliminadas no MetCon, conforme os exercícios que forem escolhidos para compor a sessão da modalidade.

Para quem tem o objetivo de diminuir a gordura corporal ao mesmo tempo em que mantém os seus músculos, a recomendação é focar-se em executar treinos de resistência, sem diminuir o volume dos treinamentos, e adicionar de 5 a 10 minutos de MetCon ao término da sessão.

Logicamente, isso deve ser realizado com o acompanhamento de um bom educador físico, que saberá determinar em que momento do treino o MetCon deve entrar, quanto tempo ele deve durar e por quais exercícios e números de séries e repetições ele deve ser composto. Sempre levando em consideração não somente o alcance dos objetivos, como também a segurança e saúde do praticante.

Não se esqueça da outra parte fundamental do processo de perda do peso

Muito mais exato do que afirmar que o MetCon emagrece é dizer que a modalidade pode auxiliar a perder peso, caso seja incluída de maneira adequada dentro do programa de treinamentos físicos.

As atividades físicas auxiliam a emagrecer. No entanto, não é possível diminuir o peso corporal sem importar-se com outra parte fundamental do processo: a alimentação. É preciso que o treinamento seja acompanhado de uma dieta saudável, equilibrada, nutritiva e controlada, voltada para os objetivos que se tem em relação à forma física.

Não adianta muito queimar calorias na academia, se depois recuperá-las em uma refeição de baixa qualidade, cheia de guloseimas e fast-food ricos em açúcares e calorias e pobres em nutrientes.

Da mesma forma, além do estímulo dos exercícios físicos, os músculos precisam de nutrição para serem desenvolvidos.

Por isso, além de treinar para emagrecer e/ou cultivar músculos em seu corpo, procure o auxílio de um bom nutricionista para encontrar uma dieta que auxilie a atingir os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar apropriadamente.

Cuidados com o treino MetCon

O MetCon pode ser praticado por pessoas que tenham um nível de condicionamento físico de intermediário a avançado.

Antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício físico – e isso inclui o treino MetCon –, é fundamental fazer um check-up médico para verificar se realmente está apto a praticar a atividade física em questão e saber em que nível de intensidade ela pode começar a ser realizada.

Da mesma forma, é importante contar com o acompanhamento de um educador físico qualificado durante as sessões do treinamento para ensinar como cada movimento do treinamento deve ser executado, o que é bom para evitar o aparecimento de lesões.

Além disso, a presença do profissional é importante caso um machucado aconteça, tendo em vista que ele pode prestar os primeiros socorros e auxiliar no encaminhamento ao hospital, caso seja necessário.

Se mesmo assim, você optar por treinar por conta própria, apenas com o auxílio de tutoriais, preste bem atenção nas instruções e reveja quantas vezes for necessário até entender como cada movimento deve ser realizado.

E, caso se lesione, procure rapidamente o auxílio médico, já que não contará com a presença do educador físico para ajudar em relação aos primeiros socorros.

Você já conhecia e tinha ouvido falar que o treino MetCon emagrece? Tem curiosidade de incluí-lo em sua rotina? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.