Ads Top

Água com Limão Antes de Dormir Emagrece? Faz Mal?

Água com limão

Beber água com limão parece trazer muitos benefícios para a saúde e há indícios de que, além disso, pode ajudar a emagrecer. Mas será que tomar a água com limão antes de dormir traz ainda mais benefícios ou faz mal?

Existem os adeptos da água com limão ao acordar e aqueles que preferem tomar a bebida antes de dormir. No entanto, muitas pessoas acreditam que ingerir qualquer coisa muito perto da hora de dormir pode causar mal-estar e até prejudicar o sono e a saúde.

Além de discutir os potenciais benefícios de tomar água com limão antes de dormir, vamos mostrar se a bebida de fato emagrece ou se faz mal consumir a água com limão logo antes de pegar no sono.

Benefícios da água com limão

A água com limão antes de dormir pode trazer muitos benefícios para a saúde e ajudar na desintoxicação do corpo durante a noite.

O limão é uma ótima fonte de vitaminas e minerais como o folato, a vitamina A, a vitamina C, o potássio, o fósforo e o cálcio, que fazem muito bem para a saúde. Como nem todo mundo aprecia o limão como uma fruta e nem na forma de suco sem açúcar, uma ótima saída para aproveitar os seus benefícios sem sofrimento nem caretas é adicionando o limão à água.

Dentre os principais benefícios de tomar água com limão antes de dormir, destacam-se:

1. Sono de melhor qualidade

A ingestão de água com limão antes de dormir pode ajudar a equilibrar os nutrientes como as vitaminas e os minerais, restabelecendo os níveis que foram desregulados durante o dia. Esse equilíbrio acaba ajudando na estabilização hormonal, no aumento dos níveis de energia para o dia seguinte e no reparo de músculos e articulações.

Tudo isso promove o relaxamento do corpo, que estará energizado e descansado para o dia seguinte. Ao tomar água com limão todas as noites, o sono tende a se tornar mais profundo e reparador.

Porém, algumas pessoas podem se sentir mais energizadas logo após tomar a água com limão. Nesses casos, pode ser melhor tomar a bebida de manhã para não atrapalhar o sono.

2. Queima calórica e perda de peso

Há quem defenda que a água queima calorias naturalmente e que ao beber água gelada, a queima calórica é ainda mais eficaz. A ideia é que ao beber água fria com limão, o corpo vai precisar realizar esforço para manter a temperatura corporal, o que aumentaria a taxa em que o metabolismo queima as calorias.

Por outro lado, outras pessoas alegam que beber água fria pode afetar negativamente a digestão e que, para a gordura ser eliminada, o melhor é tomar água morna com limão.

Em nenhum dos casos existem estudos científicos que atestem que beber água com limão pode resultar em perda de peso.

3. Hidratação

É indispensável para a saúde que o corpo fique hidratado ao longo do dia e isso também é essencial durante o sono. Assim, tomar um copo de água com limão antes de dormir pode ajudar a repor os líquidos perdidos durante o dia e manter o corpo hidratado durante o sono.

A hidratação é muito importante para que o sangue seja bombeado corretamente para todo o corpo, aumentando os níveis de energia ao acordar.

4. Combate a micro-organismos

Pesquisas como a publicada em 2015 no Journal of Medical Microbiology, as limoninas encontradas nos limões ajudam a prevenir o acúmulo de bactérias do tipo Streptococcus. Tais bactérias podem causar uma série de infecções e problemas de saúde como infecções respiratórias e bucais.

Beber água com limão pode ajudar a evitar a proliferação desses micro-organismos e ajudar o sistema imune a combater as bactérias.

5. Estímulo ao sistema imunológico

A abundância de vitamina C que o limão oferece faz dele um ótimo estimulante para o sistema imunológico e suas propriedades antioxidantes também são perfeitas para promover a saúde da pele.

A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imune, o que torna mais eficaz o combate a vários tipos de micro-organismos que ameaçam a saúde. Além disso, a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, que são células sanguíneas essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.

6. Desintoxicação

O efeito diurético da água com limão pode auxiliar o corpo a eliminar substâncias indesejadas no sistema.

Quando ingerida logo antes de dormir, a água com limão morna faz com o que o organismo seja lentamente desintoxicado durante a noite. O único incômodo é que pode ser que você acorde no meio da noite para usar o banheiro.

7. Saúde digestiva

Os movimentos intestinais podem ser regulados com a ajuda de uma xícara de água com limão antes de dormir, auxiliando o processo digestivo. O consumo regular pode reduzir significativamente episódios de constipação. Além disso, o ácido presente no limão ajuda a saliva a começar a digestão da comida ainda na boca e os compostos encontrados no limão estimulam as secreções digestivas no estômago.

A água com limão também pode melhorar a absorção de nutrientes, diminuindo o inchaço e facilitando a digestão. Por fim, a bebida também estimula o fígado e pode beneficiar funções de algumas enzimas no corpo.

8. Menor risco de doença cardíaca

Os minerais como o magnésio e o potássio encontrados no limão ajudam a fortalecer a saúde do coração. O potássio, por exemplo, é importantíssimo para melhorar o fluxo sanguíneo e assim regular a pressão arterial. Também há pesquisas como a publicada em 2007 no Journal of Agricultural and Food Chemistry que sugerem que as propriedades do limão também ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

9. Prevenção de pedras nos rins

Em 2014, um estudo publicado no Korean Journal of Urology mostrou que a vitamina C e o ácido cítrico podem ajudar a impedir a formação de alguns tipos de pedras nos rins ou até ajudar a tratar o problema.

Os cientistas afirmam que a inclusão de vitamina C e ácido cítrico na alimentação diária de quem já teve pedras nos rins pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos de pedras nos rins mais uma vez.

10. Melhor humor

Como já citado anteriormente, a água com limão pode melhorar os níveis de energia devido à melhor circulação sanguínea, à hidratação e à reposição de nutrientes. Isso afeta diretamente o humor, podendo fazer que a pessoa se sinta não só com mais energia como também mais de bem com a vida.

11. Saúde da pele

A presença de compostos antioxidantes e de vitamina C no limão pode trazer benefícios para a pele. Isso porque essas substâncias podem proteger a pele contra a ação de radicais livres que podem levar ao envelhecimento precoce e a vitamina C estimula a produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e saudável.

12. Anti-inflamatório

De acordo com vários estudos científicos, a vitamina C pode reduzir inflamações devido ao seu efeito anti-inflamatório.

Dicas de consumo

Para preparar a água com limão, é só espremer um limão em 1 xícara de água (morna ou fria, de acordo com sua preferência) e – se a casca estiver bem higienizada – deixá-la “descansando” dentro da água até o momento de tomar.

Para evitar que a água fique com um gosto ruim ou que a bebida perca suas propriedades, é indicado beber a água com limão assim que ela for preparada. Se isso não for possível, beba toda a bebida ainda no mesmo dia.

Água com limão antes de dormir emagrece?

Alguns nutricionais indicam beber um copo de água com limão antes das refeições para preencher o estômago e evitar a ingestão exagerada de alimentos.

Além disso, a bebida apresenta poucas calorias e há relatos de que o ácido cítrico encontrado no limão pode acelerar o metabolismo, fazendo com que mais calorias sejam queimadas e que o organismo armazene menos gordura em seus tecidos adiposos.

A água com limão também pode tornar a digestão mais efetiva, o que é bom para qualquer pessoa que está buscando a perda de peso.

O que a ciência mostra?

A maioria das publicações científicas falam sobre os efeitos das substâncias presentes no limão em relação à perda de peso, mas não citam especificamente a ingestão de água com limão.

Um estudo de 2012 publicado no American Journal of Food Technology indica que além dos efeitos antioxidantes dos compostos bioativos encontrados no limão, alguns deles podem atuar contra a obesidade.

Já um estudo de 2019 publicado no periódico Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine indica que a naringina – um flavonoide presente no limão – pode diminuir a gordura abdominal, a gordura corporal e a circunferência da cintura, além de poder regular a pressão arterial e o colesterol.

Uma revisão científica publicada em 2014 no Journal of Nutritional Science & Vitaminology indica que antioxidantes como a vitamina C podem combater a inflamação relacionada à obesidade, o que aumenta a degradação da gordura e impede a conversão de açúcar em gordura. Esse mesmo estudo também sugere que a vitamina C pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Porém, a maioria desses estudos foram feitos em animais e não é possível afirmar que os resultados também se aplicam aos seres humanos.

Muitas pesquisas com seres humanos indicam que beber mais água pode evitar o ganho de peso, mas desde que a água seja ingerida no lugar de um suco ou de uma bebida açucarada. Do contrário, não fará diferença no emagrecimento.

Mas qual a diferença entre tomar a água com limão antes de dormir ou durante o dia?

Embora não existam evidências científicas para confirmar se o efeito da água com limão é diferente de acordo com o horário em que a bebida é consumida, há relatos de que antes de dormir a água com limão é capaz de ajudar na perda de peso por meio do estímulo à digestão e da desintoxicação do corpo enquanto você dorme.

Além dos efeitos mencionados acima, o que se espera ao beber água com limão antes de dormir é que a bebida vai estimular a digestão e fazer com que problemas como constipação sejam resolvidos na manhã seguinte e isso pode ajudar na perda de peso.

Além disso, a água com limão é diurética e ajuda a desintoxicar o corpo. Um corpo livre de toxinas funciona melhor de uma maneira geral, o que também pode contribuir para a queima de calorias.

Faz mal tomar água com limão?

É seguro tomar água com limão, mas podem ocorrer alguns efeitos adversos como:

  • Danos ao esmalte dos dentes: O hábito de tomar água com limão à noite pode prejudicar os dentes. Isso porque o ácido presente no limão é corrosivo e pode causar a destruição do esmalte dos dentes. No entanto, basta beber a água com o auxílio de um canudo ou então escovar os dentes logo em seguida para que não sobre nenhum resíduo nos dentes.
  • Desconforto estomacal: Principalmente as pessoas que sofrem de problemas estomacais podem sofrer com o ácido presente na água com limão. Algumas pessoas podem sentir uma leve azia. Se isso se repetir por muitos dias, pode ser melhor parar de consumir a bebida.

É eficaz beber água com limão para perder peso?

Apesar de não fazer mal para a maioria das pessoas, a água com limão provavelmente não vai te deixar mais magro independentemente do horário que você decidir tomar, pois ela não é uma bebida milagrosa para perda de peso.

Porém, os compostos presentes no limão podem sim facilitar a perda de peso desde que você siga uma dieta equilibrada e adequada às suas necessidades calóricas diárias. O que de fato é comprovado pela ciência para perder peso é seguir uma dieta hipocalórica e adotar um estilo de vida mais saudável que inclua a prática de atividades físicas.

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que tomar água com limão antes de dormir emagrece? Pretende experimentar essa técnica? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.