Ads Top

Alimentação para Hipertireoidismo – Alimentos Recomendados e Quais Devem Ser Evitados

alimentação para hipertireoidismo

A alimentação para hipertireoidismo é algo que deve ser cuidado, pois há certas restrições que devem ser respeitadas para que o quadro não se agrave. Além disso, você aprenderá a priorizar certos alimentos que são benéficos a quem apresenta essa disfunção.

Pessoas que sofrem com hipertireoidismo apresentam sinais de disfunção na glândula tireoide, que produz mais hormônios do que deveria. Você pode se aprofundar e aprender mais sobre o que é a tireoide e quais problemas ela pode ter para ficar sempre atento a quaisquer complicações.

A glândula tireoide fica na parte frontal do pescoço e tem formato de uma pequena borboleta. Os hormônios produzidos por essa glândula controlam a forma como o corpo usa a energia. Dessa maneira, quando há casos de disfunção tireóidea, muitas partes do corpo podem ser afetadas, inclusive a frequência cardíaca e o metabolismo.

Fertilidade, ciclo menstrual, problemas cardíacos, musculares e ósseos são problemas que o hipertireoidismo pode causar se não for tratado adequadamente. O acompanhamento médico é fundamental para que a doença se mantenha estabilizada e devidamente tratada. Conjugado ao tratamento, a alimentação também é um importante fator que afeta os casos de hipertireoidismo.

O Que é Hipertireoidismo

A glândula da tireoide é um órgão que compõe o sistema endócrino. Quando uma pessoa possui hipertireoidismo, quer dizer que esta glândula produz mais hormônios do que deveria, compondo um quadro de desequilíbrio no corpo humano e afetando o gasto de energia das células.

Esta glândula é responsável por produzir os hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), controlando o gasto energético e, consequentemente, o metabolismo.

Quando o organismo produz muito T3, T4 ou ambos, é indicativo que a pessoa sofre da referida doença.

Hipertireoidismo Emagrece?

Emagrecimento e indisposição são dois dos principais sintomas que se manifestam em quem sofre de hipertireoidismo.

As disfunções tireoides afetam o ganho e a perda de peso. Quando a glândula produz mais hormônios do que o necessário, o metabolismo trabalha de maneira mais rápida, fazendo com que a queima de calorias se torne mais eficiente. No entanto, associado a isso, manifestam-se outros efeitos colaterais, como indisposição, fadiga e dores musculares. Estes são possíveis sintomas que podem se apresentar mais intensamente em pessoas que não se submetem ao tratamento adequado.

No entanto, não é incomum que pessoas apresentem a reação contrária.

Embora seja exceção, há pessoas que podem engordar quando são diagnosticadas com produção demasiada de hormônios tireoides. Isso ocorre, pois, como a pessoa fica indisposta e fadigada, tenderá a evitar exercícios físicos como simples caminhadas durante o dia, e quando a quantidade de calorias ingeridas é maior que a queima, cria-se um déficit calórico, fazendo com que a pessoa engorde.

Alimentação Para Hipertireoidismo

Antes de saber quais são os alimentos recomendados para as pessoas que sofrem de hipertireoidismo, é importante saber que não há uma dieta específica que irá curar a doença, até porque esta é uma condição que não tem cura, apenas tratamento.

No entanto, uma alimentação equilibrada e que contenha certos mineiras e vitaminas é capaz de fazer com o paciente tenha um estilo de vida melhor e mais agradável, mesmo convivendo com a doença.

Conheça os principais alimentos recomendados que devem ser consumidos por quem possui hipertireoidismo.

– Alimentos Ricos em Cálcio e Vitamina D

Os tratamentos aos quais as pessoas devem se submeter para tratar a doença podem causar danos à densidade mineral óssea.

Dessa forma, ter uma alimentação para hipertireoidismo que seja rica em cálcio e vitamina D é extremamente importante para equilibrar a manter a saúde dos ossos, sobretudo em pessoas com idade mais avançada, que possuem, naturalmente, problemas ósseos.

Ovos, fígado bovino e cogumelos são alguns alimentos que apresentam essas propriedades.

Em alguns casos o endocrinologista conjuga suplementos e vitaminas para proteger os ossos do tratamento hormonal.

– Alimentos Antioxidantes

Os alimentos com propriedades antioxidantes bloqueiam a ação dos radicais-livres e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

A imunidade no paciente com hipertireoidismo é importante para que os sintomas se manifestem minimante possível.

Aveia, azeite de oliva, frutas vermelhas, frutas cítricas, linhaça, mamão e cúrcuma são alimentos ricos em antioxidantes que podem ser consumidos regularmente.

– Vegetais Crucíferos

Os vegetais crucíferos podem diminuir o uso de iodo na tireoide.

Alguns dos vegetais mais comuns e que devem ser incorporados durante o tratamento são: broto de bambu, brócolis, couve-flor, couve, mostarda e mandioca.

Além disso, os vegetais de folha verde escuro são ricos em vitaminas.

– Gorduras Saudáveis

Alguns alimentos são ricos em gorduras saudáveis e são benéficos pois podem ajudam a reduzir inflamações e equilibrar o nível de hormônios da tireoide.

Óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, abacate e nozes sem sal são alguns exemplos de alimentos ricos em gordura saudável.

O salmão de água doce também é um peixe rico em gordura saudável e pode ser consumido, ao contrário do salmão de água salgada que, por sua vez, possui muito iodo e deve ser evitado.

Alimentação Para Hipertireoidismo – O Que Deve Ser Evitado

Quando uma pessoa está passando por tratamento a fim de diminuir a produção hormonal, alguns alimentos podem agravar a situação da doença em si e dos sintomas manifestados.

Dessa maneira, há certos alimentos devem ser evitados, tais como:

– Alimentos Ricos em Iodo

Ao consumir comidas com alto teor de iodo o quadro pode ser agravado, levando a glândula a produzir ainda mais hormônios.

Peixes de água salgada, mariscos, sal iodado, gema de ovo e demais alimentos com alto teor de sal não devem ser consumidos, o que não é desejado quando uma pessoa possui hipertireoidismo.

– Soja

Estudos feitos em animais mostraram que ingerir alimentos à base de soja podem afetar a captação de iodo no organismo.

Dessa forma, alimentos como óleo de soja, proteína de soia, tofu, edamame e outras bebidas à base de soja devem ser evitadas.

– Cafeína

Bebidas à base de cafeína podem piorar os efeitos colaterais ocasionados pelo hipertireoidismo e, por isso, deve ser evitado.

Café, chá preto, chocolate e bebidas energéticas não devem ser consumidas por quem apresenta essa disfunção para que os sintomas não piorem.

Sintomas do Hipertireoidismo

Alguns sintomas ocasionados pelo hipertireoidismo são muito comuns e por isso podem ser facilmente confundidos com outras doenças.

Dessa maneira, é imprescindível se manter atento aos sinais emitidos pelo organismo. Dentre os sintomas que se manifestam quando alguém tem a doença, estão perda repentina de peso, tremor nas mãos, desequilíbrio no ciclo menstrual, palpitações, disfunções intestinais, evacuação frequente, queda de cabelo, fadiga e suor.

Causas do Hipertireoidismo

Há inúmeros fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver hipertireoidismo.

Tireoidite, doença de Plummer e doença de Graves são alguns fatores que podem desenvolver em uma condição mais severa.

O fator genético também influencia no desenvolvimento deste quadro.

No entanto, independentemente da causa da doença, tão logo os sintomas se manifestem, o indivíduo deve se dirigir a um endocrinologista a fim de identificar e iniciar o tratamento adequado o mais rapidamente possível para diminuir as chances de os sintomas se manifestarem.

Embora o hipertireoidismo não mate, o tratamento deve ser feito continuamente pelo resto da vida.

Tratamentos Para Hipertireoidismo

Tratar quadros de hipertireoidismo é mais complexo do que hipotireoidismo, ou seja, quando a produção hormonal é inferior ao necessário. Neste último caso, reposição hormonal é, na maioria das vezes, suficiente para o tratamento.

No entanto, quando a produção de hormônios tireoides é maior do que o necessário, o tratamento consiste em fazer com o que o organismo impeça sua proliferação. No entanto, há tratamentos de diversas naturezas e que devem ser avaliados pelo endocrinologista responsável pelo acompanhamento. Em outras palavras, não basta que você tenha uma alimentação para hipertireoidismo para resolver o seu problema.

De acordo com Susan Braithwaite, médica e professora na Universidade de Illinois em Chicago, algumas pessoas que passam pelos tratamentos podem ganhar peso pois o metabolismo é desacelerado, fazendo com a queima calórica seja diminuída.

Conheça os principais tratamentos para regular esta condição e equilibrar a produção hormonal.

– Iodo Radioativo

O tratamento com iodo radioativo é administrado via oral e consiste em causar encolhimento na glândula, que absorve o medicamento ao ser ingerido.

Este tratamento pode fazer com que a atividade hormonal diminua significativamente de forma que o paciente desenvolva o quadro oposto: hipotireoidismo. Consequentemente, ele passará a tomar medicamentos para o resto da vida a fim de repor os hormônios que passarão a ser produzidos insuficientemente.

Tratar quadros de hipotireoidismo é mais simples do que o inverso, e é por isso que o tratamento com iodo radioativo busca reverter a doença.

Os sintomas causados pela administração do medicamento levam algumas semanas ou meses para desaparecer completamente.

– Medicamentos Antitireoidianos

Medicamentos como metimazol (tapazol) e o propilitiouracil são comumente utilizados para tratar essa doença. Eles fazem com que os sintomas sejam tratados gradualmente.

Este é um tratamento normalmente demorado, que pode se estender por até mais de um ano.

Em alguns casos o tratamento com esses medicamentos causa sérios danos ao fígado, sendo considerado um dos mais perigosos, especialmente o propiltiouracil. Dessa forma, recomenda-se que este medicamento seja administrado apenas quando o paciente apresentar casos de intolerância ao metimazol.

– Betabloqueadores

Os medicamentos betabloqueadores são comumente utilizados para tratar pressão alta. Eles não afetam diretamente a produção hormonal da glândula tireoide.

Dessa forma, estes medicamentos são administrados para tratar os sintomas ocasionados pela doença, e não o problema em si. Palpitações, tremores e aceleramento cardíaco são sintomas da doença que devem ser tratadas com os betabloqueadores.

Fadiga e queda no desempenho sexual são efeitos colaterais que o medicamento pode causar nas pessoas que o consome.

Cirurgia

Tireoidectomia é a cirurgia pela qual as pessoas com disfunções hormonais na glândula tireoide podem passar. Esta, no entanto, não é a primeira opção de tratamento.

A cirurgia consiste na remoção de maior parte da glândula, o que pode ocasionar efeitos colaterais como danos às cordas vocais e às glândulas paratireoides que, por sua vez, são quatro pequenas glândulas situadas na parte de trás da glândula principal e que auxiliam no controle de cálcio na corrente sanguínea.

As pessoas que se submetem à cirurgia necessitam de tratamentos vitalícios com levotiroxina para que o nível hormonal possa se manter equilibrado.

Em alguns casos as glândulas paratireoides também precisam ser removidas e, quando isso ocorre, é necessário que a reposição cálcica também seja feita para o resto da vida.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a Alimentação para Hipertireoidismo? Já foi diagnosticado com essa condição? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.