Ads Top

Ansiedade : Qual o limite entre o normal e a doença?

Reverta a situação antes que seja tarde demais

sintomas de ataque de ansiedade

A ansiedade, presente em todo ser humano, pode gerar uma inquietação  e agitação de maneira exacerbada  e acabar impactando nossa saúde. Remoer o passado e preocupar-se demais com o futuro pode causar sofrimentos, paralisar a nossa vida e nos causar frustração. Aprender a identificar e a driblar os gatilhos da doença é o primeiro passo para uma vida melhor.

Mas como a ansiedade surge e de que maneira afeta nosso organismo?

     meditação para ansiedade

1. A todo instante, nosso cérebro está em constante vigilância analisando o ambiente para identificar possíveis ameaças. Tanto o hipocampo quanto a amígdala fazem essa varredura constante.

2. Ao identificar um provável fator de risco, nosso corpo,mediante o sistema nervoso, faz com que tenhamos uma série de reações. Os hormônios adrenalina e cortisol são liberados instantaneamente por nossas glândulas suprarrenais.

3. Como resultado das reações citadas anteriormente, nosso coração bater mais rapidamente e nossos músculos se preparam para uma eventual para ação. Por consequência sofremos com taquicardia, suor, tremedeira, falta de ar entre outros sintomas desagradáveis.

4. Ainda sofrendo com a liberação dos hormônios Adrenalina e cortisol que estimulam a produção de neurotransmissores, ficamos em total estado de alerta.

5. Quando esses estímulos acontecem de maneira extrapolada, sofremos então do transtorno de ansiedade. Assim sendo, qualquer estímulo é considerado um perigo e acabamos sofrendo como isso.

 

A Ansiedade e suas Múltiplas Faces

ansiedade crônica

Fobia social: Medo exacerbado e irracional de participar de festas, aulas, reuniões e eventos com pessoas desconhecidas. O grande receio é ser avaliado, julgado, ridicularizado ou criticado por esses estranhos. Falar em público é motivo para travar, suar em bicas, ter taquicardia e até sentir a memória falhar.

Fobia: Temor crônico e paralisante de objetos, animais ou situações específicas, como medo de buracos, de aranhas ou de lugares altos. Esse sentimento pode surgir a partir de uma experiência real ou se principiar por meio de um pensamento particular e até uma notícia marcante. Já foram descritas mais de 500 versões.

Ataque de pânico: Sem nenhuma razão, o indivíduo sente que vai morrer: o coração dispara, o corpo estremece, surgem náuseas e vômitos. Muitas vezes, ele corre para o pronto-socorro por acreditar que está sofrendo um infarto e sai do hospital sem diagnóstico. Depois de alguns minutos aflitivos, tudo volta ao normal.

TAG: Sigla para transtorno de ansiedade generalizada. Há uma sensação incômoda e persistente de que algo vai dar errado a qualquer minuto e a vida vai fugir de sua direção quando menos se espera. Nesse ciclo de preocupações sucessivas, os problemas são muito valorizados, enquanto a própria capacidade de resolvê-los é subestimada.

TOC: O transtorno obsessivo-compulsivo é marcado por pensamentos invasivos que somente são aliviados quando se repete um comportamento padronizado sem sentido lógico. É o exemplo do sujeito que precisa acender e apagar o interruptor três vezes senão um parente vai morrer ou aquele que lava as mãos várias vezes seguidas.

Estresse pós-traumático: Muito corriqueiro em soldados que retornam da guerra e em vítimas de atentados ou desastres naturais, o transtorno de estresse pós-traumático faz com que a experiência ruim não saia da mente e volte a atormentar por meio de flashbacks. Junto com as lembranças, manifestam-se

O Tratamento da Ansiedade

ansiedade tem cura

A primeira coisa que você deve saber é que as opções disponíveis são seguras e ajudam a melhorar e controlar a situação. Existem dois grandes pilares nessa área: a psicoterapia e os medicamentos e quem vai bater o martelo sobre o caminho ideal é o médico.

Entre as abordagens psicológicas, aquela que mais se destaca em eficácia pelo número de evidências científicas é a terapia cognitivo-comportamental. 

É um processo de dentro para fora: por meio da conversa, o profissional de saúde faz o paciente refletir sobre alguns de seus temores para, assim, conseguir modificá-los com o passar do tempo.

Entre os medicamentos, os mais prescritos são os inibidores seletivos de receptação de serotonina/noradrenalina. Receitados também contra a depressão, esses comprimidos reequilibram a química cerebral e afastam o risco de crises ou recaídas. Seu ponto fraco é a demora para aparecerem os resultados. Isso pode levar semanas, até meses.

É aí que entra outro grupo medicamentoso: os benzodiazepínicos, calmantes por natureza que já mostram serviço após um ou dois dias. Mas eles são utilizados com bastante critério e somente em algumas situações, pois estão relacionados a efeitos colaterais e dependência se tomados em longo prazo. Não custa reforçar: é vital obedecer direitinho as recomendações de tempo e dosagem definidas pelo especialista.

Mudanças no estilo de vida

Dieta saudável, noites bem dormidas e práticas meditativas dão um suporte bacana para que as outras medidas funcionem bem.Sem nos esquecermos, obviamente, da prática regular de exercícios físicos, os quais promovem uma sensação agradável e muitos outros benefícios ao nosso cérebro.

O post Ansiedade : Qual o limite entre o normal e a doença? apareceu primeiro em A Melhor Saúde.


Se você ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum ponto neste artigo, deixe nos comentários.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.