Ads Top

Batata Doce Aumenta o Colesterol e Triglicérides?

Batata-doce

Será que mesmo sendo muito nutritiva, a batata doce aumenta o colesterol e triglicérides? Ela pode representar problemas para quem sofre com essas complicações?

Não são só os mais adeptos da boa forma que podem aproveitar os benefícios da batata doce. Vale ressaltar que o tubérculo serve como fonte de nutrientes importantes para qualquer organismo humano como carboidratos, fibras, vitamina A, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, potássio e manganês.

Será que a batata doce aumenta o colesterol?

Na realidade, a batata doce é conhecida como um alimento que pode auxiliar a diminuir o colesterol, graças ao fato de servir como fonte de fibras solúveis em água.

Essas fibras solúveis em água se ligam aos ácidos biliares, o que ajuda o organismo a excretar o colesterol. No mesmo sentido, a nutricionista Joy Bauer apresentou a batata doce como um dos melhores alimentos ricos em fibras solúveis que são boas alternativas para a dieta de quem necessita diminuir os seus níveis de colesterol.

De acordo com a nutricionista, as fibras solúveis podem contribuir com a redução do colesterol apanhando a substância e escoltando-a pelo sistema digestivo e para fora do corpo. As fibras solúveis também podem diminuir a absorção intestinal do colesterol.

A Heart UK, instituição beneficente que oferece suporte a respeito do colesterol elevado, também classificou a batata doce como um dos alimentos que podem contribuir com a diminuição das taxas de colesterol. Ou seja, não é verdade que a batata doce aumenta o colesterol – muito pelo contrário, aliás.

O modo de preparar a batata doce também importa

Destacamos que a remoção da casca da batata doce diminui o teor de fibras do alimento, embora o vegetal mesmo sem a casca continue a servir como fonte de fibras.

Entretanto, mais do que comer a batata doce com casca ou sem casca, quando o objetivo é o controle dos níveis de colesterol, é preciso tomar cuidado com os ingredientes utilizados na receita com o vegetal.

Por exemplo, as porções pesadas de ingredientes como manteiga, creme de leite, leite integral, nata ácida (creme azedo) e/ou cream cheese, que podem ser misturadas à batata na maioria das receitas de purê de batata doce, principalmente as consumidas em restaurantes, transformam o prato em uma bomba de gorduras saturadas.

Segundo a nutricionista Joy Bauer, “vários estudos mostraram que, ao substituir as gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas, você pode reduzir o colesterol LDL (o colesterol ruim) em quantidades significativas.”

A Heart UK apresentou a manteiga e o leite integral como alimentos ricos em gorduras saturadas e afirmou que consumir muito desse tipo de gordura aumenta os níveis de colesterol. Peça uma batata assada simples e acompanhe-a com vegetais e salsa, por exemplo.

A batata doce aumenta o triglicérides?

Agora que já analisamos se a batata doce aumenta o colesterol, podemos conferir: será que ela pode elevar os níveis de triglicérides no organismo?

Para quem sofre com níveis elevados de triglicérides, vale a pena maneirar no consumo das batatas.

Isso porque a ingestão de muitos alimentos ricos em amido (um tipo de carboidrato) como batata, macarrão ou cereais pode fazer com que o organismo transforme essas comidas em triglicérides.

Mas por que isso acontece? Segundo o documento Eating Guidelines to Lower Triglycerides (Diretrizes Alimentares para Diminuir o Triglicérides, tradução livre) da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, os alimentos ricos em amidos são decompostos na forma de açúcar dentro do organismo.

Por sua vez, esses açúcares podem ser transformados em triglicérides caso sejam consumidos de maneira excessiva, completou o documento.

Em artigo publicado, a nutricionista e mestra em nutrição Arielle Kamps afirmou que as fibras solúveis encontradas na composição da batata doce podem afetar positivamente os níveis de triglicérides.

“Assim como podem ajudar a diminuir os seus níveis de colesterol, as fibras solúveis também podem auxiliar a baixar os seus níveis de triglicérides por meio da redução e da desaceleração da absorção de gorduras e açúcares. Esteja consciente, entretanto, que consumir muitas calorias, mesmo quando elas são de alimentos saudáveis, pode aumentar os níveis de triglicérides”, explicou a nutricionista.

Para ela, em porções pequenas, a batata doce não faz mal. Tudo depende dos níveis de triglicérides, e se você está em uso de medicamentos.

Ou seja, quem precisa diminuir os seus triglicérides realmente precisa consumir a batata doce moderadamente e, se já foi diagnosticado com o triglicérides elevado, precisa conversar com o médico e/ou nutricionista para saber qual a porção adequada do vegetal dentro da sua dieta.

Mais importante do que saber se a batata doce aumenta o colesterol e triglicérides

É entender como deve funcionar toda a dieta e o tratamento para quem tem problemas com esses.

Portanto, se você foi diagnosticado com níveis elevados de uma ou ambas as substâncias, converse com o seu médico e nutricionista para tirar todas as dúvidas sobre o tratamento e dieta para as condições e obedeça a todas as recomendações que forem passadas por eles.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir o diagnóstico, a opinião e as orientações do médico e do nutricionista.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que batata doce aumenta o colesterol ou triglicérides? Tem o costume de consumi-la no seu dia a dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.