Ads Top

Como aprender Inglês?

O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, pode parecer uma língua muito utilizada nos negócios e para viagens mas se pararmos para pensar nós estamos cercados de palavras em inglês. Algumas palavras já são tão comuns no nosso vocabulário que nem percebemos que na verdade é em inglês.

Palavras como internet, design, hamburguer, zoom, hotdog, e-mail, outdoor, notebook, fashion, milkshake etc são palavras em inglês que já estamos acostumados.

Aprender inglês pode parecer um monstro para alguns mas é uma língua cada vez mais importante. Como vimos, já estamos acostumados com algumas palavras e cada vez mais o número de palavras em inglês no nosso dia a dia aumenta. Com as redes sociais e a internet nós temos cada vez mais contato com novas palavras do inglês.

 O Inglês está em toda parte

A cultura americana é grande responsável por disseminar o idioma inglês ao redor do mundo, são diversas músicas, filmes, séries etc que consumimos e que são em inglês. Quanto mais ouvirmos o idioma inglês mais fácil é para nosso cérebro assimilar as regras da língua.

Falar inglês deixou de ser exclusivo para aqueles que trabalham com a língua e turismo, falar inglês se tornou falar com o mundo. Mesmo que você viaje para um país que não tenha como língua nativa o inglês, a língua para se comunicar com turistas é o inglês.

A variedade de profissões que exige o inglês também tem aumentado, pois o mundo está cada vez mais conectado e falar uma língua comum aos outros é essencial. O inglês abre novas oportunidades na carreira, com um mundo mais conectado o mercado de trabalho se tornou ainda mais global, nas mais diversas áreas.

Como aprender inglês em casa?

Para algumas pessoas estudar inglês pode parecer mais difícil, pois além de trabalho e outras obrigações, sair de casa para estudar inglês pode se tornar mais cansativo. Hoje em dia é cada vez mais fácil estudar em casa, principalmente um idioma. É importante lembrar que existem vários métodos para aprender inglês em casa e isso é muito bom pois você pode experimentar aquele que mais te agrada.

Um método bem simples é adicionar novas palavras ao seu vocabulário e utilizá-las no dia a dia. Você pode conversar com as pessoas usando estas palavras e com o tempo ir formando algumas frases completas. Para formas as frases você terá que aprender os pronomes, verbos e complementos, mas esses elementos são facilmente encontrados na internet.

Adicionar o inglês ao seu vocabulário, seja conversando pessoalmente com quem vive na sua casa ou nas redes sociais, é um método excelente pois você está colocando em prática, percebendo seus erros e corrigindo. Vale lembrar que é normal sentir dificuldades e errar no começo, é um novo idioma e que não estamos acostumados a falar no dia a dia, mas a prática diária serve exatamente para aperfeiçoarmos cada vez mais o nosso nível de inglês.

Use as ferramentas do dia-a-dia

Conforme você vai melhorando seu nível de inglês você pode alterar um pouco seus métodos. Algo que funciona muito, além de falar e conversar em inglês, é ler.

Busque por livros, textos, notícias etc e tente traduzir o que está escrito com as palavras que você conhece. É importante reparar nas palavras que você não conhece, destacá-las e procurar seu significado, estas palavras serão novas no seu vocabulário, então logo você poderá ler o texto todo sem problemas.

Se você preferir, pode dividir esse aprendizado, escolha um texto e dentro dele separe dez palavras desconhecidas para adicionar ao seu vocabulário, assim que você estiver familiarizado com elas pode voltar ao texto e escolher mais dez e assim vai gradualmente adicionando novas palavras.

Falar e ler são muito importantes para aprender inglês, mas ouvir também fará uma grande diferença. Procure por músicas, vídeos e audiobooks para ouvir em inglês. Seu ouvido também precisa se acostumar com algumas características do novo idioma. Busque primeiro aquelas palavras que lhe parecem conhecidas e repita elas, veja se a forma com que você as pronuncia é parecida com o que escutou e tente sempre deixar mais próxima.

Outro ponto que ajuda a compreender um idioma novo, além de falar, ler e ouvir, é importante tentar escrever. Escrever nos ajuda a perceber como as palavras são compostas e como as sílabas funcionam. Ao selecionar as palavras que você quer praticar você pode escrever as palavras em cartões ou post it e deixá-los sempre a vista para se lembrar de usar as palavras em inglês.

Como aprender inglês pela internet?

A internet já facilita bastante o aprendizado do inglês, estamos constantemente vendo palavras em inglês nas redes sociais e muita vezes elas já estão no nosso vocabulário. Mas é claro que aprender um novo idioma vai além do vocabulário que vemos diariamente nas redes sociais.

Para aprender inglês pela internet é importante lembrar que há métodos totalmente gratuitos e também alguns pagos, tudo dependo do seu orçamento e de suas necessidades.

Existem diversos aplicativos, para o seu celular, e sites que ajudam muito quem quer aprender um novo idioma. Alguns possuem até outras línguas além do inglês. A maioria dessas plataformas oferece um curso fácil, rápido e prático de inglês gratuitamente, mas ainda há alguns upgrades que podem ajudar no aprendizado com um custo que varia de acordo com cada plataforma.

De modo geral é uma forma muito boa e prática, ainda mais se for um aplicativo no celular, mas também porque são fáceis, intuitivos e se adaptam a sua necessidade e aprendizagem. Esse modo de aprendizagem tem crescido muito no últimos anos, já que com o desenvolvimento das tecnologias é mais fácil criar diferentes aplicativos e sites para diferentes necessidades. É possível aprender um vocabulário específico para sua carreira, sobre um hobby, sobre clima e até viagem. Tudo depende de cada necessidade.

Posso aprender Inglês pelo Youtube?

Existem também várias vídeo aulas em sites e canais do Youtube que ajudam muito no vocabulário. Assim como os aplicativos, existem alguns totalmente gratuitos e outros na qual você pode pagar e tem um upgrade. Quando se trata de vídeo aulas é importante lembrar que ouvir palavras em inglês ajuda bastante na pronúncia e na compreensão das palavras em inglês.

Os vídeos também são ótimos pois muitas vezes as pessoas que estão ministrando as aulas possuem um amplo conhecimento do idioma. Além disso, existem vários modelos de aulas e você pode escolher o que mais lhe agrada.

A internet possibilita que você escolha a melhor metodologia de ensino, no momento em que você acha adequado, pelo tempo que você achar necessário e que seja gratuito ou não. Estamos vivendo um momento que o inglês é cada vez mais indispensável e existem diversas formas de aprender um novo idioma na internet.

Consigo aprender inglês com aulas particulares?

As aulas particulares é uma das formas mais conhecidas de aprender inglês, mas como vimos este cenário tem mudado. Aulas particulares são ótimas para quem consegue ter uma rotina de estudos além da internet.

Algo bem comum atualmente são as aulas particulares pela internet, são diversos cursos e plataformas que te ajudam a aprender inglês com um professor, como se fosse em uma sala de aula, mas claro que há custos. Existem também locais de conversação e aulas, onde você tem aulas e ainda pode conversar com outros alunos para praticar ainda mais o novo idioma.

O acompanhamento de um professor pode fazer a diferença para alguns, traz mais motivação e ajuda a entender alguns erros.

Um modelo de aulas particulares de inglês bem conhecido são a partir das escolas de línguas. Elas possuem diversos modelos de ensino, que vai desde crianças que possuem uma metodologia de aprendizagem diferente, até os adultos que queiram aprender um novo idioma idioma rapidamente.

De forma geral você precisa ir à escola de línguas e passar por um teste, seu nível de inglês recebe uma classificação e a partir você começa a ter aulas para o seu nível. Ou até mesmo é possível ter aulas para questões mais específicas, como mercado de trabalho, carreira e viagem.

O modelo de aprender inglês a partir de aulas particulares têm a vantagem de sempre ter um acompanhamento presencial, ou quase presencial, além de avaliações feitas em alguns momentos para reavaliar o nível de inglês. Porém, muitas vezes é preciso dedicar mais tempo e às vezes até deslocar à escola.

Entenda o método de inglês ensinado nas escolas

Já tem algum tempo que se percebeu a importância do inglês na vida das pessoas e quando isso aconteceu várias escolas de idiomas abriram. Hoje ainda são muito procuradas, principalmente por pais que queiram que seus filhos aprendam um novo idioma desde que pequenos, isso porque as vezes é mais fácil aprender quando se é mais novo e também se tem mais tempo.

Mas ainda há pessoas que procurem as escolas para se preparem para provas que garantem certificação internacional. O método consiste em ensinar por etapas, ou módulos, e assim que se conclui esta etapa o aluno é avaliado para passar para uma nova etapa. Obviamente é preciso adquirir uma nota mínima na avaliação para se passar de etapa.

Já faz alguns anos também que o inglês foi incluído como matéria comum de ensino, seja em escolas públicas ou particulares. Isso só mostra o quão importante é saber falar inglês. Normalmente o método utilizado é bem básico, de simples compreensão da língua. Também é muito comum ensinarem a origem e a questão histórica, o que para alguns não vem ser muito importante. Nas instituições normais de ensino o método não é muito diferente do método das escolas de idiomas. A diferença é que muitas vezes não há uma sequência bem definida de ensino e muitas vezes o aluno aprende mais de uma vez o que já aprendeu. Como as turmas contém muitos alunos, os professores não conseguem dar uma atenção diferenciada aos alunos com mais dificuldade ou até aos alunos que já tenham avançado um pouco mais.

Falar Inglês pode ser fácil

Aprender um novo idioma pode parecer muito difícil, mas pode ser mais simples do que imaginamos. É preciso ter paciência e persistência. Não podemos esquecer que esse aprendizado é um novo idioma, novas formas de se comunicar com o mundo.

O mundo está muito conectado com a língua inglesa e aprender um novo idioma irá abrir portas no mercado de trabalho, nas viagens de férias e te proporcionar uma experiência diferente de ver o mundo.

Algumas palavras já são comuns no nosso vocabulário, estamos acostumados a ouvir diversas palavras no nosso dia a dia, por isso aprender inglês não é difícil. Precisamos apenas ter foco e força de vontade. É muito importante também praticar bastante, ouvir muitas palavras em inglês, ler textos e artigos em inglês e também conversar, seja pelos meios digitais ou pessoalmente, conversar em inglês ajuda a compreender ainda mais o idioma.

De modo geral o inglês é um idioma fácil, basta ter persistência. A internet possibilita diversas formas de se aprender a falar inglês, além também de ser uma ótima forma de praticar, é possível encontrar locais para praticar a conversação, artigos específicos para quem está aprendendo o idioma, entre outras ferramentas.

Concluindo…

Investir no aprendizado de um novo idioma como o inglês é investir no futuro, o mundo está cada vez mais falando inglês, é possível conversar com alguém do outro lado do planeta apenas falando inglês.

Para o mercado de trabalho é indispensável falar inglês pois as carreiras estão cada vez mais conectadas com o mundo e isso exige portanto uma língua comum, esta língua é o inglês. Sem contar também que para viajar para qualquer lugar do mundo que você for viajar o inglês será indispensável.

Mesmo em Paris, a cidade mais visitada do mundo, em que o idioma local é o francês é fácil encontrar pessoas falando inglês pois é uma língua. Falar inglês abre portas para o mundo, é possível ir à qualquer do mundo falando inglês por isso vale muito a pena investir neste aprendizado.

A sua comunicação com o mundo se torna mais clara e fácil a partir do momento que se começa a aprender a falar inglês.

O post Como aprender Inglês? apareceu primeiro em Nycomed.


Se você ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum ponto neste artigo, deixe nos comentários.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.