Ads Top

Grávida Pode Agachar?

Agachamento de grávida

Quando a mulher engravida, é comum escutar os mais variados conselhos e sugestões dados por pessoas próximas e até por desconhecidos. Isso pode fazer com que ela fique confusa e preocupada com praticamente tudo o que faz ou deixa de fazer, e dentre todas essas dúvidas, principalmente para aquelas que têm costume de se exercitar, uma delas é se grávida pode agachar ou não.

Será que é seguro agachar durante a gravidez? Geralmente, é considerado que sim, pois o bebê está seguro em seu ventre e o líquido amniótico o amortece bem e permite que ele mova as mãos, os pés e as pernas para trocar de posição enquanto sua mãe agacha.

Embora seja improvável que isso machuque o bebê, agachar pode deixá-lo extremamente desconfortável à medida que a gravidez progride, além de que, como a mulher está carregando peso extra devido à gravidez, agachar, abaixar e levantar pode causar pressão nas costas.

Vamos então entender até que mês a grávida pode agachar com segurança? Antes, você pode querer saber por que fazer exercícios aeróbicos na gravidez e conhecer os melhores exercícios para gestantes.

Agachar durante o primeiro trimestre da gravidez

O primeiro trimestre da gravidez é o momento da gravidez em que a mulher está mais flexível, já que o bebê ainda é pequeno demais para causar qualquer desconforto ou ser afetado de qualquer maneira devido a este movimento.

É o revestimento do seu abdômen e da placenta que impedem que o bebê sinta alguma coisa enquanto você agacha, e a menos que o seu médico lhe peça especificamente para que você evite, a grávida pode agachar nesse período.

Razões para evitar agachar durante o terceiro trimestre de gravidez

Uma mulher grávida pode abaixar e levantar conforme a gravidez progride, mas claro que tanto o bebê como a barriga da futura mamãe irão crescer, e mesmo isso não apresentando nenhuma insegurança a respeito de agachar durante este estágio da gravidez, é provável que seja extremamente desconfortável.

Alguns possíveis riscos de agachar durante o terceiro trimestre de gravidez são:

– Risco de tontura

Enquanto a mulher se agacha, há uma onda de sangue repentina que vai para a cabeça, podendo causar tonturas, o que pode levá-la a perder o equilíbrio e cair, o que é perigoso durante o último trimestre de sua gravidez.

– Tensão nas costas

Outro problema muito comum durante a gravidez é a dor nas costas, e com o aumento do peso da barriga no último trimestre, abaixar irá aumentar ainda mais a tensão nas costas. Mesmo isso não sendo um risco para o bebê, será doloroso para os ligamentos da mulher que já estão enfraquecidos.

– Maior risco de queda

A barriga grande pode fazer com que a mulher perca o equilíbrio, principalmente quando ela está tentando agachar. Além disso, este é o momento em que a cabeça do bebê está na pélvis e o centro de gravidade do corpo muda quando a parede uterina começa a ficar mais fina.

Se uma mulher grávida tropeçar e cair, há o risco de que ela machuque o seu abdômen, o que durante o último trimestre pode levar ao descolamento prematuro da placenta, e isso pode causar sangramento e até mesmo aborto quando a placenta se separa da parede uterina.

– Possibilidade de azia

Para algumas mulheres, a azia na gravidez é uma companheira constante. Quando o bebê está prestes a nascer, ela só piora, principalmente quando a mulher agacha, pois é exercida uma pressão em seu estômago que pode levar ao refluxo ácido, que é quando o ácido do estômago retorna ao esôfago, trazendo um sabor desagradável e uma sensação de queimação na garganta.

Como agachar durante a gravidez

Já que a grávida pode agachar, lembre-se dessas dicas ao fazer o exercício para garantir tanto o seu bem-estar quanto o do bebê:

  • Em vez de dobrar as costas sobre sua barriga, abaixe sempre os joelhos;
  • Afaste os joelhos e agache enquanto mantém os dois pés firmes e no lugar;
  • Se estiver levantando algo, tente posicioná-lo sob sua barriga para ficar alinhado com o centro de gravidade.

Pode ser interessante conhecer essas dicas para o movimento perfeito no agachamento.

Dicas para manter uma boa postura e para o dia a dia da gravidez

A mulher grávida pode abaixar e levantar, porém é importante ser cuidadosa ao realizar as suas tarefas diárias e não hesitar em procurar ajuda sempre que achar necessário.

Manter uma boa postura durante a gravidez pode ajudar a minimizar as dores e reduzir a tensão nas costas, e neste caso, a postura refere-se à maneira como você senta, fica em pé, dorme e até mesmo a posição que você fica quando está sentada no banco do motorista do carro.

É muito provável que a sua barriga irá te deixar com a sensação de que pode cair a qualquer momento, porém, ao seguir essas dicas, você poderá deixar esses medos de lado.

1. Melhor técnica para levantar objetos

Certifique-se de estar em uma posição firme antes de tentar levantar qualquer coisa durante a gravidez, pois isso pode ser um pouco problemático principalmente quando se está pegando algo que está em um nível mais baixo.

Em tal situação, mantenha as costas retas enquanto dobra os joelhos e os quadris. Se o objeto que você está levantando é uma mesinha, por exemplo, você deverá primeiro puxá-la para perto do seu corpo para depois levantá-la.

É sempre melhor evitar levantar objetos extremamente pesados durante a gravidez.

2. Postura correta para sentar

A postura correta para sentar é aquela em que seus ombros devem estar um pouco recuados e a coluna reta. Certifique-se de que suas nádegas estão tocando a parte de trás do assento, e se quiser, pode usar uma pequena toalha enrolada para apoiar a curva das suas costas.

Quando for se levantar, vá para a parte da frente do assento e fique de pé enquanto endireita lentamente as pernas.

3. Postura correta para dirigir

Use sempre um apoio para as suas costas assim como faz quando está sentada em uma cadeira e certifique-se de que seus joelhos estejam no nível dos quadris ou superior. Ajuste o assento do carro de tal forma que a sua barriga fique pelo menos 25 centímetros de distância do volante.

4. A maneira correta para ficar em pé

Mantenha a cabeça, o pescoço e as costas retas enquanto mantém os ombros afastados e o peito à frente. Mantenha sempre os pés apontados para a mesma direção enquanto que o peso fica igualmente distribuído entre os dois pés.

Use sapatos que não sejam planos, pois eles podem fazer com que você estique os joelhos, quadris e a parte inferior das costas.

5. Melhor maneira para se deitar ou dormir

As posições de dormir que devem ser evitadas durante a gravidez são as de costas e de bruços, já que elas podem esticar as costas ou colocar pressão excessiva em seu coração, além de reduzir o fluxo sanguíneo para a placenta.

Deitar-se do lado esquerdo é considerada a melhor opção, pois ajuda a estimular o fluxo sanguíneo para todos os seus órgãos vitais, bem como para o feto, e usar travesseiros e um colchão firme pode garantir que você descanse confortavelmente em todos os momentos durante a gravidez.

Tente evitar circunstâncias que exijam que você tenha que se agachar durante a gravidez, e sempre que possível, peça ajuda de outras pessoas. Ao tomar estas precauções e evitar o esforço excessivo, poderá manter tanto você como o seu bebê seguros sem ter que se abster de seus deveres diários.

Todas essas informações são apenas um guia e não um substituto para o aconselhamento médico de um profissional qualificado.

Você já se perguntou se grávida pode agachar? Pretende mudar a sua rotina durante a gestação ou quer continuar fazendo seus exercícios? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.