Ads Top

Guggul – Benefícios, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Guggul

Usado há milhares de anos na tradicional medicina da Índia, a Ayurveda, o Guggul, uma resina amarelada que é secretada pela árvore myrrh mukul (Commiphora mukul), muitas vezes misturada com outras substâncias naturais para curar problemas de saúde, vem se tornando cada vez mais popular.

Conheça agora o Guggul, para que serve, seus benefícios e possíveis efeitos colaterais. Antes, entenda melhor o que é e como funciona a medicina e a dieta Ayurveda.

O que é Guggul

O Guggul é feito a partir da seiva oleosa (resina de goma) da árvore myrrh mukul (Commiphora mukul) também conhecida como árvore de Guggulque, que é nativa da Índia, Bangladesh e Paquistão.

Textos da medicina ayuverda datados de 600 a.C. falam sobre essa resina e a recomendam para o tratamento de aterosclerose, o “endurecimento de artérias”.

Atualmente, a resina de goma gugulosa é comumente usada via oral para tratar o colesterol alto e aterosclerose e para a perda de peso, mas as pesquisas científicas para apoiar esses usos ainda são limitadas.

Para que serve Guggul

Como dito anteriormente, na atualidade o Guggul se tornou popular para o tratamento do colesterol alto. Enquanto estudos não controlados realizados na Índia foram inicialmente promissores, um estudo mais rigoroso não mostrou nenhum benefício – pelo contrário, vários participantes do estudo desenvolveram uma erupção alérgica grave.

Estudos laboratoriais apontam para alguma promessa de que o guggul pode retardar ou impedir o crescimento de tumores, porém os pesquisadores precisam realizar estudos em humanos para confirmar tal benefício.

As pessoas também tomam o guggul sozinho ou combinado com outros suplementos para tentar tratar outros problemas, como por exemplo:

  • Artrite reumatoide;
  • Hemorroidas;
  • Obesidade;
  • Osteoartrite;
  • Problemas de pele como acne;
  • Distúrbios urinários.

Alguns estudos mostram que o guggul pode diminuir a inflamação e o número de reincidências da acne, porém, mais pesquisas ainda são necessárias. Ainda não há evidências sólidas o suficiente para apoiar o uso do guggul em outras condições de saúde.

As pessoas geralmente tomam guggul como comprimido, extrato ou cápsula.

Ainda não foram estabelecidas quais são as dosagens corretas para nenhuma condição, e a qualidade e ingredientes utilizados nos suplementos podem variar bastante, o que dificulta a definição de uma dose padrão.

Benefícios de Guggul para a saúde

1. Tumores

Pesquisas preliminares sugerem que o extrato de guggul pode ajudar a combater tumores. Um estudo realizado em 2007 sobre células humanas descobriu que a guggulsterona (um composto encontrado no guggul) induz a morte das células cancerígenas de próstata, enquanto que um relatório de 2008 revelou que a guggulsterona impediu o crescimento de tumores de pele em camundongos.

2. Alguns tipos de acne

Tomar guggul via oral parece funcionar tão bem quanto o antibiótico tetraciclina usado no tratamento de um tipo de acne grave que afeta o rosto, as costas (acne nodulocística) e o peito. Ambos os tratamentos diminuem a dor, a inflamação (inchaço) e o número de surtos de acne.

3. Osteoartrite

Uma pesquisa mostra que o extrato de guggul pode ajudar a reduzir os sintomas da osteoartrite do joelho. Pesquisas iniciais sugerem que tomar 500 mg de guggul (contendo 3,5% de guggulsterones) três vezes ao dia pode melhorar a dor em pessoas que sofrem com esta condição.

4. Artrite reumatoide

Pesquisas iniciais sugerem que tomar 3.000 mg diariamente de guggul por 4 meses pode melhorar os sintomas da artrite reumatoide.

5. Colesterol alto

Embora o Guggul seja muito utilizado no tratamento do colesterol alto na Índia, pesquisas realizadas sobre os efeitos deste extrato na redução de colesterol produziu resultados mistos.

Um estudo realizado em 2009 com 43 pessoal adultas com colesterol moderadamente alto, por exemplo, descobriu que aquelas que tomaram 2.160 mg de guggul em cápsulas diariamente tiveram uma queda maior nos níveis de colesterol total do que aquelas que tomaram uma pílula placebo.

No entanto, os membros do estudo que usaram o guggul não apresentaram redução significativa em seus níveis de colesterol LDL (ruim).

Outro estudo, publicado em 2003, pediu para 103 adultos com colesterol alto tomarem 1.000 mg ou 2.000 mg de guggul diariamente por oito semanas e descobriu que o extrato, na realidade, elevava os níveis de colesterol LDL.

Para ter certeza sobre o seu tratamento, consulte um médico especializado na área e conheça os remédios para colesterol alto mais usados.

6. Perda de peso

Algumas pesquisas sugerem que tomar uma combinação de guggul com ácido hidroxicítrico, fosfato e L-tirosina juntamente com uma dieta de baixa calorias e exercícios físicos, pode ajudar na perda de peso. Porém, a maioria das outras pesquisas sugere que tomar guggul por si só não afeta o peso corporal em pessoas com sobrepeso ou obesas.

Aproveite para conhecer uma lista de segredos da Ayurveda para a perda de peso.

Efeitos colaterais

Quando tomado de forma adequada, o Guggul é possivelmente seguro para a maioria das pessoas e tem sido usado com segurança em ensaios clínicos por até 24 semanas. Algumas evidências também sugerem que o seu uso prolongado – até 75 semanas –  pode ser seguro.

Quando tomado via oral, pode causar efeitos colaterais como dores de estômago, dores de cabeça, náuseas, vômitos, fezes amolecidas, soluços, diarreia e arroto.

O consumo deste extrato também pode causar reações alérgicas, além de erupção cutânea e coceira que não estão relacionadas à alergia. Estas reações são mais comuns quando a pessoa toma doses mais altas, como 6.000 mg por dia.

O guggul pode causar também inquietação, quebra do tecido muscular e apreensão embora esses sintomas sejam menos comum.

Precauções especiais

  • Distúrbios hemorrágicos: O guggul pode retardar a coagulação do sangue e causar sangramento ou hematomas em pessoas com distúrbios hemorrágicos.
  • Gravidez e amamentação: O guggul é provavelmente inseguro durante a gravidez, pois parece que esse extrato encoraja o fluxo menstrual e estimula o útero. Quanto aos seus efeitos durante a amamentação, ainda não se sabe o suficiente, por isso o ideal é não o tomar se estiver grávida ou amamentado.
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo: Esse extrato pode interferir no tratamento dessas condições de saúde. Se você tem um problema de tireoide, não use guggul sem a supervisão do seu médico.
  • Hormônios: Pessoas com condição sensível a hormônios, como câncer de mama, câncer de útero, endometriose, câncer de ovário ou miomas uterinos devem tomar cuidado, pois esse extrato pode agir como um estrogênio no organismo, por isso, se você tem alguma condição que pode ser agravada pela exposição ao estrogênio, não tome guggul.
  • Colesterol alto: Como visto anteriormente, alguns resultados de pesquisas sugerem que o Guggul pode aumentar os níveis de lipoproteína de baixa densidade que é o colesterol LDL ou “ruim” em algumas pessoas que já sofrem com colesterol alto.
  • Cirurgia: O guggul pode aumentar o risco de sangramento tanto durante como após uma cirurgia, por isso, pare de consumir guggul por pelo menos 2 semanas antes de passar por uma cirurgia.

Cuidados

Em um estudo realizado em 2004, os cientistas descobriram que a guggulsterona pode inibir a ação de drogas que são metabolizadas pelas enzimas CYP3A do corpo. Essas drogas incluem Lipitor, Quinidina e Ciclosporina.

Os suplementos não foram testados quanto à segurança, e muitas vezes não são regulamentados, por isso o conteúdo de alguns produtos pode diferir do que é especificado em seu rótulo.

Tenha em mente também que a segurança de suplementos em mulheres grávidas, lactantes, crianças e pessoas com condições médicas ou que estejam tomando medicamentos ainda não foi estabelecida, e se você está pensando em tomar guggul, fale primeiro com o seu médico. O autotratamento de uma condição e evitar ou atrasar o tratamento padrão pode ter consequências graves para a sua saúde.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar do Guggul? Pretende incluir esse suplemento Ayurvédico no seu dia a dia para algum propósito? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.