Ads Top

10 Alimentos que Envelhecem Você Mais Rápido

Alimentos que envelhecem

Existem vários fatores que exercem grande influência na sua aparência, entre eles a genética, o tabagismo, o estresse, etc. Porém, os dois principais culpados por acelerar o processo de envelhecimento nas pessoas são a exposição ao sol e alimentação. Descubra quais são os 10 alimentos que envelhecem você mais rápido e que podem estar fazendo com que você pareça ser mais velho do que gostaria.

Aproveite para conhecer em detalhes as maiores causas do envelhecimento precoce e entenda também se dormir pouco envelhece mesmo.

1. Pão branco

Este é um dos principais alimentos que envelhecem pois é rico em carboidratos refinados que são decompostos em açúcar e aumentam o seu índice glicêmico.

Esses mesmos carboidratos causam inflamação no corpo, o que está diretamente ligado ao processo de envelhecimento.

Uma boa alternativa ao pão branco tradicional são os pães integrais sem açúcar, que não contêm carboidratos refinados, além de conter antioxidantes que são benéficos para a pele.

2. Biscoitos de arroz

Embora os biscoitos provenientes do arroz geralmente sejam considerados uma opção saudável de lanche, eles não são bons para a pele, pois possuem um alto índice glicêmico e podem causar picos nos níveis de açúcar no sangue.

Isso faz com que eles atuem como um “acelerador do envelhecimento”, podendo causar as rugas.

3. Laticínios

Os laticínios são alimentos que causam uma certa confusão na ciência, pois em algumas pesquisas, quando as pessoas pararam de consumir esses alimentos, suas peles melhoraram, enquanto que em outras pessoas não houve nenhuma diferença significativa.

De acordo com Amy Shapiro, nutricionista e diretora da Real Nutrition, clínica privada sediada em Nova York, algumas pessoas podem envelhecer mais rapidamente quando comem laticínios porque eles são um dos alimentos que mais comumente causam sensibilidades nas pessoas adultas.

É por isso que em algumas pessoas eles podem causar reações cutâneas e manchas escamosas, vermelhas e inflamação na pele.

Porém, isso irá variar de acordo com cada pessoa. Para algumas, os laticínios podem aumentar a inflamação no corpo levando ao estresse oxidativo, que é uma das principais causas do envelhecimento prematuro.

Outro ponto importante é que dietas com baixo teor de laticínios podem proteger a pele exposta ao sol das temidas rugas.

Se você deseja obter cálcio de outras fontes que não sejam o leite e seus derivados, poderá comer leguminosas, sementes, verduras, amêndoas e figos.

4. Margarina

Estudos mostraram que as pessoas que não consomem margarina ou manteiga têm menos danos e rugas na pele quando comparadas com aquelas que consomem.

A margarina é pior do que quantidades moderadas de manteiga, e isso devido ao alto teor de óleos parcialmente hidrogenados que ela contém. A margarina é um dos alimentos que envelhecem a pele porque esses ácidos graxos são responsáveis por tornar a pele mais vulnerável à radiação ultravioleta, que pode danificar o colágeno e a elasticidade da pele.

Uma dica é, na hora que quiser passar algo no pão ou na torrada, trocar a manteiga pelo azeite de oliva ou por abacate, pois ambos são ricos em antioxidantes.

5. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem causar uma série de problemas para a pele, como por exemplo perda de colágeno, vermelhidão, rugas e inchaço, pois o álcool presente nessas bebidas esgota os níveis de nutrientes, vitamina A e hidratação, o que tem um impacto direto nas rugas.

A vitamina A é especialmente importante em relação ao crescimento de novas células e a produção de colágeno, garantindo que a pele seja elástica e sem rugas.

Além disso, para manter a firmeza e elasticidade da pele, ela precisa receber uma hidratação adequada, e é por isso que qualquer coisa que faça com que você se desidrate irá acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Estudos também já comprovaram que a falta de sono e a desidratação podem afetar o aparecimento de linhas de expressão e rugas. E embora as bebidas alcoólicas possam de início te deixar sonolento, mas tarde elas te despertam, o que pode impedir que você tenha uma boa qualidade e sono profundo.

E como se tudo isso já não fosse suficiente, elas também pressionam o fígado, que é o órgão responsável pela desintoxicação do corpo. E a intoxicação reflete diretamente na sua aparência.

Beber com moderação é a chave. O ideal é uma dose por dia para mulheres e duas para os homens, porém não esqueça de se hidratar enquanto consome as bebidas alcoólicas.

6. Batatas fritas

Os alimentos fritos em óleo a altas temperaturas liberam radicais livres que podem causar danos celulares à pele.

Isso acontece porque a exposição a esses radicais livres acelera o processo de envelhecimento devido a uma ação chamada reticulação que afeta as moléculas de DNA e pode enfraquecer a elasticidade.

Além disso, como as batatas fritas são salgadas e consumir muito sal pode tirar água da pele e levar à desidratação, seu consumo torna a sua pele mais propensa a rugas.

Uma opção é trocar as batatas fritas por batatas doces assadas, já que a batata doce é rica em cobre, um ótimo agente anti-envelhecimento que auxilia na produção de colágeno.

7. Carnes processadas

Salsichas, bacon, calabresa, presunto, são apenas alguns exemplos de carnes processadas que podem ser prejudiciais à sua pele, pois elas são ricas em gorduras saturadas, sódio e sulfito, que podem desidratar a pele e enfraquecer o colágeno, causando inflamação.

Além disso, muitas desses alimentos que envelhecem contêm conservantes que também podem desencadear inflamações na pele e acelerar o envelhecimento.

Opte por carnes mais magras como frango ou peru que vêm embaladas em proteínas e aminoácidos que são essenciais na formação do colágeno. Outras boas fontes de proteína são os ovos ou o feijão.

8. Açúcar branco

O açúcar é um dos maiores inimigos da pele. Ele contribui para a formação de AGEs, que são prejudiciais ao colágeno e à acne. As AGEs são formadas quando a proteína ou a gordura se combinam com o açúcar.

Quando os níveis de açúcar são elevados, esse processo chamado de AGE é estimulado e acelera ainda mais com a luz do sol. Por isso, em vez de tomar um sorvete na praia ou na piscina por exemplo, opte por se refrescar com frutas congeladas ou com um picolé sem açúcar.

Além disso, muito doce também é ruim para o seu sorriso, o que pode causar uma aparência ainda mais velha, já que o açúcar gruda nos dentes incentivando bactérias, cáries e descoloração.

Quando estiver com vontade de algo doce, opte por chocolate amargo ou frutas. E se você comer algo doce e não conseguir escovar os dentes em seguida, faça um bochecho com água para remover o acúmulo de açúcar.

9. Refrigerante e café

O efeito principal tanto do refrigerante como do café à sua pele está mais ligado com a qualidade do seu sono, já que ambos têm um alto teor de cafeína.

Se você beber algum deles com grande frequência, tanto durante o dia como durante a noite, isso poderá afetar o seu sono, e o sono ruim tem sido associado a sinais aumentados de envelhecimento na pele, causando mais olheiras e rugas.

A quantidade de açúcar presente nos refrigerantes ou que você adiciona no café também pode ser outra grande vilã.

Além disso, a cafeína é um diurético, e isso faz com que você perca líquidos e acabe com a umidade do seu corpo, e claro, da sua pele. Qualquer coisa que desidrate a sua pele a deixa mais opaca e com uma aparência mais envelhecida.

10. Evite cozinhar em fogo alto

Alguns óleos poli-insaturados que são ricos em ácidos graxos ômega-6, como por exemplo o óleo de girassol ou de milho, podem causar radicais livres nocivos e aumentar os níveis de inflamação.

Se você estiver fritando ou cozinhando em fogo alto todos os dias, isso aumenta ainda mais.

Porém, isso não significa que todos os óleos são alimentos que envelhecem e não são saudáveis. A melhor maneira de se prevenir é optando por gorduras monoinsaturadas para ajudar a manter a pele hidratada.

Você pode trocar os óleos vegetais pelo azeite de oliva, por exemplo, pois ele é rico em vitamina E, antioxidantes e fitoesteróis que reduz a inflamação. Confira uma análise completa do melhor óleo para cozinhar.

O importante não é tirar por completo todos esses alimentos que envelhecem da sua dieta, e sim manter um equilíbrio. Além disso, existem suplementos e injeções que aumentam a formação de colágeno, além de tratamentos tópicos que podem ajudar a prevenir e suavizar as rugas, bem como acupuntura ou exercícios faciais.

Se você quer cuidar da sua pele cuidando da sua alimentação, tente consumir de forma moderada esses alimentos que envelhecem mais rápido e mantenha uma dieta saudável e equilibrada.

Você já conhecia os 10 alimentos que envelhecem você mais rápido? Consome algum com frequência e pretende evitá-lo? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.