Ads Top

Sorvete é Remoso?

Sorvete

Uma taça ou casquinha de sorvete vira uma boa companheira em diversas situações do dia. Entretanto, apesar de saboroso, o sorvete não pode ser consumido exageradamente. A seguir, você vai entender se o sorvete é remoso e se ele provoca problemas para a saúde e boa forma.

Antes disso, pode ser interessante para você conhecer algumas receitas de sorvete caseiro light e entender se comer sorvete engorda mesmo.

O sorvete é remoso?

De acordo com o dicionário, remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode sofrer uma pequena variação e ser chamado de reimoso.

O termo reimoso não se trata de uma classificação científica, mas é uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, em decorrência de uma reação alérgica.

Chama-se popularmente de reima algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações como coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.

Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal.

Nós vimos que o termo remoso ou reimoso pode estar associado à inflamação, não é mesmo? Então, isso pode nos ajudar a entender se o sorvete é remoso ou não.

Pois bem, os produtos lácteos como o sorvete apresentam ação inflamatória.

Em artigo publicado, uma nutricionista falou a respeito da alimentação que pode melhorar a cicatrização e evitar a inflamação na pele, deixando uma tatuagem mais bonita, e indicou o que não pode ser consumido depois de se fazer uma tatuagem: isso inclui os alimentos com poder inflamatório.

E o sorvete entra na lista dos alimentos que devem ser deixados de lado depois que alguém faz uma tatuagem.

O consumo excessivo desses alimentos como o sorvete aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele, podendo também levar a outros problemas de saúde como dores de cabeça, colesterol elevado e diabetes. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a tatuagem.

Os aditivos artificiais

Os aditivos artificiais – que podem ser encontrados em sorvetes – são considerados outro item que pode provocar a inflamação no organismo.

Segundo uma meta-análise divulgada no periódico Alternative Therapies in Health and Medicine (Terapias Alternativas em Saúde e Medicina, tradução livre), o nosso sistema imunológico tenta defender o corpo contra corantes sintéticos (um tipo de aditivo artificial), o que ativa a cascata inflamatória.

Outro estudo mencionado pela Universidade do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, identificou que aditivos como agentes emulsificantes utilizados para engrossar os alimentos podem perturbar a composição bacteriana do intestino, gerando inflamação e ganho de peso em animais.

De acordo com o estudo, a evidência neste sentido em seres humanos é escassa, porém, é aconselhado manter-se longe desses ingredientes e preferir produtos naturais que atuem da mesma forma.

Então, na hora de comprar o seu sorvete, dê preferência àqueles mais orgânicos e naturais que não contam com aditivos artificiais em seu processo de produção.

O açúcar

O sorvete é conhecido por conter açúcar, ingrediente que o ajuda a ficar mais docinho. Entretanto, o açúcar é outro ingrediente inflamatório.

Uma revisão apresentada no site Journal of Endocrinology (Jornal de Endocrinologia, tradução livre) afirma que, quando consumimos muito açúcar com glicose ou glucose (que costuma ser usada em receitas de sorvete), o excesso de glicose que o nosso organismo não consegue processar pode aumentar rapidamente os níveis das citoquinas, mensageiras pró-inflamatórias.

Além disso, o açúcar suprime a efetividade dos nossos glóbulos brancos para matar os germes, enfraquecendo o sistema imunológico e aumentando a probabilidade de contrair doenças infecciosas. Ou seja, se encontrar, opte também por um sorvete livre da adição de açúcar.

O sorvete e a alergia

Quando analisamos se o sorvete é remoso, é importante ainda que abordemos a questão da alergia e das reações alérgicas, já que o termo também está associado a esses problemas.

Uma pessoa pode sofrer reações alérgicas ao tomar sorvete caso tenha alguma alergia a um dos ingredientes encontrados na composição do doce, como o leite, por exemplo.

Conforme a organização Food Allergy Research & Education (Pesquisa e Educação em Alergias Alimentares, tradução livre, FARE, sigla em inglês), a alergia ao leite é uma alergia alimentar, ou seja, trata-se de uma reação extrema do organismo à presença de uma proteína alimentar específica.

Quando essa proteína, no caso da alergia ao leite, uma proteína encontrada no leite, é ingerida, uma reação alérgica pode ser desencadeada, com sintomas que podem ser leves – erupção cutânea, urticárias, coceira, inchaço, entre outros – ou severos – dificuldade para respirar, sibilo (chiados no peito), perda de consciência e anafilaxia, esta última é potencialmente fatal.

Ao sofrer com qualquer uma dessas reações ao tomar o sorvete – mesmo com as menos severas – procure rapidamente o auxílio médico para receber o diagnóstico e o tratamentos apropriados e saber como deve proceder a partir de então. E se você já sabe que tem alergia ao leite, certifique-se de consumir somente sorvetes sem leite, como as versões veganas da sobremesa, por exemplo.

Você já tinha ouvido falar que sorvete é remoso? Consome regularmente o sorvete? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.