Ads Top

Diabético Pode Comer Queijo?

Queijos

A diabetes é uma doença caracterizada por níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue. Veja a seguir se diabético pode comer queijo ou se esse deve ser um dos alimentos a serem evitados por quem é diagnosticado com a condição.

Uma pessoa desenvolve a diabetes quando o seu corpo não dá conta de produzir uma quantidade suficiente ou qualquer quantia de insulina ou não consegue utilizar o hormônio adequadamente.

Isso faz com que a glicose permaneça no sangue e não atinja as células do organismo, já que a insulina é justamente responsável por auxiliar a glicose obtida através da dieta a chegar até as nossas células e ser utilizada como energia.

Embora seja algo indesejável, ao descobrir que sofre com a diabetes, é fundamental que o paciente não perca tempo e siga todas as orientações passadas pelo médico para o seu tratamento.

Além de seguir diretrizes de dieta para diabéticos, o paciente deve seguir as recomendações de seu médico quanto ao melhor remédio para sua diabetes e outros hábitos importantes para o tratamento.

Até porque, com o passar do tempo, ter níveis elevados de glicose no sangue pode gerar uma série de complicações como doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), doença nos rins, problemas nos olhos, doenças dentárias, danos nos nervos e problemas nos pés.

Será que o diabético pode comer queijo?

Além das complicações que uma diabetes pode trazer, o seu tratamento exige que o paciente siga uma alimentação especial, voltada para o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Com isso, ao descobrir que tem a condição, o paciente pode ter uma série de dúvidas, e um desses questionamentos pode ser: será que o diabético pode comer queijo?

Para a mestra em nutrição Natalie Stein, se utilizado com moderação, o queijo pode fazer regularmente parte da dieta de pessoas que sofrem com a diabetes.

Uma justificativa levantada por Stein para que o diabético não se descontrole na hora de consumir o queijo é que a obesidade é um grande fator de risco para a diabetes do tipo 2, ao mesmo tempo em que perder peso pode auxiliar quem já sofre com a doença.

Como a mestra em nutrição bem lembrou, alguns queijos podem ser ricos em calorias. Isso sem contar que o consumo excessivo de qualquer alimento pode levar a um acúmulo calórico.

“Reduza o seu consumo de calorias selecionando queijos com teor reduzido de gorduras ou livre de gorduras. Para promover a perda de peso, coma o seu queijo com alimentos de baixas calorias”, aconselhou Stein. Veja e aproveite essa lista com as calorias de diversos tipos de queijos.

A questão das gorduras

Embora as gorduras provenientes dos produtos laticínios possam ser consumidas moderadamente, as gorduras insaturadas presentes em alimentos como nozes, sementes, abacate e alguns tipos de peixe constituem alternativas mais saudáveis.

Estudos já mostraram que quando se trata de diminuir os riscos de desenvolvimento de doença cardiovascular de uma pessoa, a gordura dos produtos laticínios não é a melhor escolha.

No mesmo sentido, as gorduras encontradas na composição do queijo são as saturadas, cuja ingestão em excesso já foi associada a prejuízos como ganho de peso, colesterol alto, problemas na vesícula biliar e doença no coração.

Embora a relação entre a ingestão de gorduras saturadas e a doença cardíaca não esteja mais tão clara como já pareceu ser um dia – visto que uma análise de pesquisas prévias não achou evidências suficientes que ligassem uma a outra -, como os diabéticos já têm um risco maior de sofrer com a doença no coração, o ideal é que eles continuem a consumir pequenas quantidades de gorduras saturadas até que as pesquisas determinem novas recomendações seguras.

Com base nas diretrizes que indicam que uma pessoa não deve consumir mais do que 5% a 10% de calorias provenientes de gorduras saturadas por dia, os diabéticos não devem comer mais do que uma porção de queijo a cada dia.

A questão do sódio

Quando analisamos se diabético pode comer queijo, outra preocupação que não podemos deixar de lado é o elevado teor de sódio que o alimento pode apresentar.

Por exemplo, enquanto uma fatia ou 30 g de queijo mussarela da marca Tirolez apresenta 118 mg de sódio, duas fatias ou 30 g de queijo cheddar da marca Frimesa contêm 221 mg de sódio e uma porção de 30 g de queijo provolone da marca Quatá possui 260 mg de sódio.

Aqueles que têm diabetes não devem consumir mais do que 1.500 mg de sódio por dia. Indivíduos com diabetes já estão em risco de ter doença no coração e doença renal e uma dieta rica em sódio aumenta mais esse risco.

No mesmo sentido, a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos alertou que o excesso de sódio pode provocar problemas como retenção de líquidos, endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Ou seja, ter diabetes e consumir muito sódio nas refeições pode ser uma combinação arriscada para a saúde.

Com isso, além de escolher um queijo com poucas calorias e baixo teor de gorduras saturadas, o ideal é que o diabético também opte pelo queijo que apresente a menor quantidade possível de gorduras saturadas.

Por outro lado

Dizer que o diabético pode comer queijo apenas moderadamente não significa que ele tenha necessariamente que ser excluído. Até porque ele não é de todo ruim.

O queijo e outros produtos laticínios fornecem cálcio, que é um nutriente essencial para a construção de ossos fortes. Comer produtos laticínios também pode ajudar a controlar a diabetes.

Um artigo divulgado na publicação Nutrición Hospitalaria afirmou que consumir pelo menos três porções de produtos laticínios por dia pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, que melhora o controle de açúcar no sangue.

Além disso, os queijos geralmente são ricos em proteínas, um nutriente que auxilia a equilibrar os picos de açúcar no sangue que são desenvolvidos quando se consome somente carboidratos.

De acordo com a publicação, as proteínas também contribuem para que uma pessoa se sinta saciada por mais tempo, o que é útil na luta contra aqueles desejos por comidas não saudáveis como as guloseimas cheias de açúcar, carboidratos e calorias, que não são adequadas para a diabetes ou para a saúde de maneira geral.

As melhores alternativas de produtos laticínios para a diabetes são leite desnatado, iogurte de baixo teor de gorduras, queijo cottage de baixo teor de gorduras; algumas das piores escolhas para quem sofre com a doença são: leite integral, iogurte normal, sorvete normal, queijo cottage normal e outros queijos normais, por exemplo.

Entretanto, como cada quadro de diabetes pode apresentar as suas próprias especificidades, converse com o seu médico e o nutricionista para entender se e como a ingestão de produtos laticínios pode beneficiar o seu caso e saber qual a quantidade máxima desses alimentos que você deve ingerir diariamente.

Mais importante do que saber se o diabético pode comer queijo

É contar com o acompanhamento do médico e do nutricionista para saber como deve funcionar toda a dieta para auxiliar o tratamento do seu quadro.

Isso é fundamental para que ele tire todas as dúvidas que tiver a respeito da alimentação – o que inclui saber como o seu consumo de queijo pode funcionar, levando em consideração as particularidades do seu caso e as necessidades específicas da sua saúde.

Precisamos lembrar que este artigo serve apenas para informar e jamais pode substituir as recomendações profissionais e individualizadas do médico e do nutricionista.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que diabético pode comer queijo? Possui essa condição e costuma comer queijo com frequência? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.