Ads Top

Grávida Pode Fazer Tatuagem?

Grávida com tatuagem

Talvez motivada pelo desejo de marcar eternamente em sua pele um momento tão especial quanto uma gestação, uma das dúvidas que podem sobrevoar a mente de uma futura mamãe é se a grávida pode fazer tatuagem. Confira e tire suas dúvidas a seguir.

Antes de mais nada, aproveite para ver o que não pode comer quando faz tatuagem, seja você uma mulher grávida ou não, pois há de fato algumas restrições. Outro assunto que pode ser de seu interesse é conhecer os alimentos que são perigosos para grávidas e que devem ser evitados.

E então, grávida pode fazer tatuagem?

As tatuagens devem ser evitadas, de maneira geral, durante uma gestação porque as mulheres grávidas apresentam uma saúde um pouco mais vulnerável.

De acordo com a Associação Americana da Gravidez, a principal preocupação em relação às tatuagens durante a gestação é o risco de contrair uma infecção como hepatite ou o HIV.

Além disso, uma tatuagem recente trata-se uma ferida aberta e, portanto, é algo suscetível ao desenvolvimento de infecções.

Neste mesmo sentido, especialistas alertam que desenvolver essas infecções é particularmente perigoso para as grávidas porque elas podem passam para os bebês na hora do parto.

Embora os riscos sejam pequenos, a recomendação é que a mulher espere e faça uma tatuagem somente depois que o neném já tiver nascido, ressaltou a Associação Americana da Gravidez, que também aconselhou que a mãe faça uma nova tatuagem somente depois que terminar de amamentar a criança.

Embora os riscos sejam pequenos, existem sim chances de que, ao fazer uma tatuagem enquanto ainda amamenta, a mulher desenvolva uma infecção que pode ser perigosa para o seu filho.

Além disso, a Associação Americana da Gravidez explicou que são poucas a informações disponíveis a respeito da segurança das tintas para pele utilizadas na tatuagem durante a gestação e que é possível que as substâncias químicas desses produtos possam afetar o desenvolvimento do bebê durante as 12 primeiras semanas.

Entretanto, os riscos são desconhecidos, assim como os efeitos colaterais que o bebê pode experimentar ao longo do restante da gestação, completou a Associação Americana da Gravidez.

A tatuagem e a epidural

A epidural ou peridural é uma anestesia que pode ser dada durante o parto, inclusive o cesariano, e em alguns tipos de cirurgia para aliviar a dor.

Mas o que isso tem a ver com a dúvida se grávida pode fazer tatuagem? Bem, conforme a Associação Americana da Gravidez, algumas mulheres podem ouvir falar que, se elas fizerem uma tatuagem nas costas, não poderão receber a epidural ou peridural.

A organização afirmou que são bem poucos os estudos conduzidos a respeito dos riscos de dar essa anestesia em mulheres que tenham tatuagem nas costas e nenhum deles identificou de maneira conclusiva algum dado que aponte para esses riscos.

A epidural ou peridural se torna uma preocupação quando a tatuagem está cicatrizando ou infectada. As tatuagens geralmente levam entre duas semanas a um mês para cicatrizar por completo e quando infeccionam, a pele pode gotejar fluido ou ficar vermelha ou inchada.

Não há como saber se a tatuagem vai infeccionar, quanto tempo essa infecção pode levar para ser curada e nem se a futura mamãe não vai entrar em trabalho de parto antes do esperado.

Para quem deseja receber uma epidural ou peridural (vale a pena conversar com o médico sobre os riscos e benefícios desse tipo de anestesia), a Associação Americana da Gravidez aconselha que o melhor é entrar em contato com o hospital onde o parto será realizado para saber qual é a sua política em relação a tatuagens e epidurais ou peridurais.

Outros problemas

É possível que durante a gestação a mulher desenvolva problemas de saúde que tornam a realização da tatuagem dolorosa ou difícil. Isso pode acontecer quando ela sofre com condições como:

  • Pápulas e placas urticariformes pruriginosas (PUPP) na gravidez – doença que provoca sinais como erupções vermelhas, inchaços e manchas geralmente no estômago, no tronco, nos braços e nas pernas;
  • Prurigo gestacional – trata-se de uma erupção que causa coceira e é constituída de pequenos inchaços ou protuberâncias chamados de pápulas;
  • Impetigo herpetiforme – condição rara que é apresentada como uma forma de psoríase e além de problemas na pele, pode provocar náusea, vômito, febres e calafrios.

A aparência de uma tatuagem também pode sofrer modificações depois da gestação, já que questões hormonais ao longo de uma gravidez podem trazer alterações na pele. Ou seja, aquela tatuagem que a gestante fez e achou super bacana pode não ter a mesma aparência agradável após o nascimento do bebê.

É preciso lembrar que, durante a gravidez, a pele e o corpo se expandem para dar espaço ao neném. Além disso, a aparência das tatuagens feitas no abdômen e nos quadris podem ser afetadas pelas indesejáveis estrias.

Considerações que merecem a sua atenção

Quem deve dar a palavra final se a grávida pode fazer tatuagem ou não é o médico. Portanto, se você deseja fazer uma tatuagem durante a sua gestação, além de levar todas essas informações em consideração, converse com o médico que a acompanha a respeito dos possíveis riscos da tatuagem para você e o seu neném e tire todas as dúvidas que tiver com ele.

Se depois de tudo isso você decidir que realmente vai fazer a tatuagem, tome o máximo de precauções possíveis: pergunte ao seu médico quais cuidados de saúde e higiene você deve seguir na hora de fazer a tatuagem, pesquise bem o local onde ela será realizada, escolha profissionais qualificados e extremamente higiênicos para fazer a sua tatuagem e certifique-se de que eles utilizam somente materiais bem esterilizados e descartáveis em seu trabalho.

Caso a sua tatuagem apresente sinais de infecção, corra imediatamente em busca de auxílio médico para receber o tratamento necessário e saber como deve proceder para evitar maiores problemas.

Referências Adicionais:

Você imaginava que uma mulher grávida pode fazer tatuagem ou não? Teve vontade de se tatuar durante sua gestação? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.