Ads Top

Patinho é Carne Magra?

Patinho

Não é incomum um nutricionista indicar o consumo de carnes magras para quem necessita seguir uma dieta para emagrecer. Mas quais serão os principais cortes magros que existem? Veja a seguir, por exemplo, se patinho é carne magra e pode fazer parte da dieta.

Primeiramente, o que é uma carne magra e por que ela é tão adequada para um processo de perda de peso?

Pois bem, uma carne magra é um tipo de carne que serve como uma boa fonte de proteínas, ao mesmo tempo em que possui um teor reduzido de gorduras e calorias, o que a torna bastante popular entre as pessoas que seguem dietas com baixa ingestão de calorias ou gorduras.

Veja um resumo dos melhores tipos de carne vermelha magra e confira se outros cortes como a alcatra é carne magra e se o acém é carne magra.

Para ser considerada magra, uma carne precisa apresentar 10 g ou menos de teor de gorduras totais e não mais do que 4,5 g de gorduras saturadas em uma porção de 100 g, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com os nutricionistas, um corte magro de carne também deve possuir menos do que 95 mg de colesterol.

É a própria ausência de gorduras na carne magra que faz com que ela seja menos calórica, já que cada grama de gordura possui nove calorias, enquanto cada grama de proteína carrega quatro calorias.

Por exemplo, uma peça gordurosa de frango pode possuir pouco menos que o dobro de calorias do que uma peça magra do animal, e podem existir pequenas diferenças em relação aos micronutrientes das carnes magras e das carnes com gorduras.

A principal diferença é que as carnes gordurosas tendem a ter mais vitaminas solúveis em gorduras. Isso inclui as vitaminas A, D, E e K2. Dito isso, a diferença em micronutrientes não é grande e certamente não é uma razão convincente para escolher um tipo de carne no lugar da outra.

Para quem prioriza a ingestão de proteínas como fisiculturistas, atletas e pessoas que necessitam diminuir o peso corporal, a carne magra é uma escolha melhor.

Obter a mesma quantidade de proteínas de carnes gorduras também traria com elas muitas calorias. Por exemplo, os fisiculturistas que podem querer comer 200 g de proteínas facilmente passariam o seu limite de calorias se eles pegassem toda a proteína de carnes gordurosas.

Será que o patinho é carne magra?

É importante saber que alguns exemplos de carne magra incluem: lombo de vaca, costeletas de porco, lombo de porco, carne de veado, lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole, músculo, carnes de aves em geral (sem a pele) como o peito de frango e peixes como dourado, pescado, linguado e truta.

Mas será que também podemos afirmar que o patinho é carne magra?

O patinho é sim um tipo de carne que entra no grupo dos cortes magros. O patinho também é classificado dentro da categoria das carnes vermelhas mais magras e dentro do grupo dos cortes menos calóricos de carne vermelha.

Já vimos acima que, para ser magra, uma carne necessita apresentar 10 g ou menos de teor de gorduras totais e não possui mais do que 4,5 g de gorduras saturadas em uma porção de 100, além de conter menos de 95 mg de colesterol.

Por isso, resolvemos consultar a tabela nutricional para poder saber mais sobre o patinho.

Conforme encontramos, uma porção de 100 g de patinho grelhado carrega 6,36 g de totais, aproximadamente 1,7 g de gorduras saturadas e 66 mg de colesterol em uma porção de 100 g.

Por sua vez, a carne moída de patinho da marca Friboi apresenta 2,5 g de gorduras totais, 1 g de gorduras saturadas e 45 mg de colesterol em uma porção de 100 g.

Obviamente, a adição de outros ingredientes na preparação da carne de patinho pode aumentar o seu teor de gorduras totais, gorduras saturadas e colesterol.

Para confirmar o teor de gorduras totais, gorduras saturadas e colesterol das carnes que você for comprar, cheque a tabela nutricional que deve aparecer na embalagem do alimento.

Lembre-se

Ainda que seja uma realidade que o patinho é carne magra, sozinho ele não vai fazer milagres para quem tem o objetivo de emagrecer ou não engordar.

Claro que trocar uma carne mais gordurosa por cortes mais magros como o patinho vai ajudar, porém, o ideal é que toda a alimentação seja voltada para as metas em relação à boa forma.

Até porque não vai adiantar muito comer carne magra no almoço se o lanche da tarde for composto por guloseimas cheias de açúcar e o cardápio for lanche fast-food com refrigerante, não é mesmo?

Para perder peso ou evitar o aumento do peso, é fundamental que toda a alimentação seja controlada, saudável, equilibrada e nutritiva.

Contar com o acompanhamento de um nutricionista é algo que ajuda muito neste sentido, já que o profissional é qualificado para indicar uma dieta que auxilie a alcançar os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece a energia e os nutrientes que o organismo exige para funcionar direitinho.

O nutricionista também é o mais indicado para ensinar qual a melhor forma de incluir as carnes magras como o patinho na dieta para emagrecer.

Referências Adicionais:

Você já imaginava que o patinho é carne magra? Costuma consumir regularmente esse corte em sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.