Ads Top

6 Fisiculturistas Japoneses Mais Famosos

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o mundo fitness conta com bons fisiculturistas japoneses.

Quando a gente pensa no pessoal do Japão, não é incomum que venha à mente a imagem de pessoas super inteligentes que trabalham na produção de tecnologia. Entretanto, isso é um estereótipo e existem japoneses que se dedicam a uma atividade um tanto quanto diferente dessa: o fisiculturismo.

Por isso, no artigo de hoje, a gente vai ser apresentado a alguns dos fisiculturistas japoneses mais famosos e conhecer um pouquinho da trajetória de cada uma deles. Vamos nessa?

Você vai notar que alguns deles são ícones do passado, enquanto outros fazem parte da geração mais nova. E, para não perder o gancho, depois que conhecê-los melhor, que tal analisar as diferenças entre os fisiculturistas de hoje e os do passado?

6 fisiculturistas japoneses famosos

1. Hidetada Yamagishi

Imagem: Reprodução Instagram @hideyamagishi

Yamagishi nasceu em Obihiro na província de Hokkaido e, embora não aparente, tem 46 anos de idade. O japonês começou no mundo do levantamento de peso por conta do seu amor pelo rugby: ele queria ficar maior para melhorar as suas habilidades de contato.

Depois que terminou os seus estudos no ensino médio, o fisiculturista parou de jogar rugby, porém, continuou a levantar pesos. Logo, Yamagishi participou do seu primeiro campeonato, o Kanto College Championships, onde terminou na terceira colocação e se juntou a uma equipe de fisiculturismo e powerlifting na faculdade.

Ele foi o primeiro japonês a disputar o Mr. Olympia, uma das competições mais famosas e mais importantes de fisiculturismo em todo o mundo. No ano de 2016, Yamagishi foi o campeão do Arnold Classic 212.

2. Ken Yasuda

Imagem: via kenyasuda.com

Conhecido como o Arnold Schwarzenegger do Japão, este fisiculturista japonês foi chamado pelo Mr. Olympia de 1983, o libanês Samir Bannout de “o super-homem japonês”. Hoje com 48 anos de idade, este japonês natural de Quioto, ganhou o título de Mr. Japan logo na primeira edição da competição que participou.

Depois da conquista, Yasuda foi ofertado com status profissional e se tornou o primeiro fisiculturista profissional do Japão adepto ao fisiculturismo natural, ou seja, que não envolve o uso de drogas como esteroides, hormônios de crescimento e insulina.

3. Stan McQuay

Imagem: Reprodução Instagram @stanthemanmcquay

Outro integrante da nossa listinha de fisiculturistas japoneses famosos é Stan McQuay de 46 anos de idade, que nasceu em Yokosuka e também possui descendência irlandesa.

Foi depois de um período complicado em sua adolescência, em que se envolveu com a criminalidade, chegou a ser condenado a prestar serviço comunitário e viu seu melhor amigo ir para a cadeia por ter cometido um assassinato, McQuay decidiu mudar de vida e recorreu aos treinos com pesos como uma alternativa para percorrer outro caminho.

Ele começou a aparecer nas competições de fisiculturismo em 1997 e no ano de 2006 ganhou o status de profissional da International Federation of Bodybuilding and Fitness (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness, tradução livre, IFBB, sigla em inglês).

4. Kozo Sudo

Imagem: via Greatest Physiques

Sudo é considerado não apenas um dos pioneiros do fisiculturismo no Oriente como dono de um dos melhores físicos da sua época, entre os anos de 1970 a 1980. Dono de três títulos de Mr. Japan (nos anos de 1972, 1974 e 1976), ele também foi coroado o Mr. Universe do peso médio em 1975 e 1976.

Ele começou a treinar com pesos na adolescência e conquistou o título de Mr. Japan logo na sua estreia na competição. Um destaque impressionante sobre o japonês é que no ano de 1976 ele faturou tanto o título de peso médio quanto o geral no Mr. Universe.

A partir disso, Sudo se tornou uma espécie de lenda em seu país, o Japão, assim como um fisiculturista profissional respeitado em todo o mundo. Depois de estender a sua carreira por 10 anos, o japonês decidiu se aposentar no ano de 1983. A última competição dele foi a IFBB World Pro Championships, na qual ele finalizou na 13ª colocação.

5. Shigeriu Sugita

Imagem: via Great Physiques

Sugita nasceu em 1947 na cidade japonesa portuária de Osaka e teve destaque no mundo do fisiculturismo entre os anos de 1960 e 1970. Depois de anos de trabalho duro e dedicação, ele começou a sua carreira profissional na modalidade aos 23 anos de idade, no ano de 1970 na competição Mr. Japan.

Logo em sua estreia, o japonês abocanhou a terceira colocação. No ano seguinte, ele disputou o Mr. Japan de novo e melhorou a sua marca, chegando ao vice-campeonato. Mais um ano depois, Sugita esteve novamente entre os competidores do Mr. Japan e finalmente alcançou a tão deseja primeira colocação.

O próximo passo foi sair da terra natal, o Japão, e competir no Mr. Universe, campeonato em que o japonês terminou duas vezes na segunda colocação e uma vez na primeira colocação em sua categoria, nos anos de 1973, 1975 e 1976, respectivamente.

Sugita também conquistou o título da competição Mr. International da IFBB em sua categoria no ano de 1981 e ficou na quarta colocação do Universe Pro da National Amateur Body-Builders’ Association (Associação Nacional dos Fisiculturistas Amadores, tradução livre, NABBA, sigla em inglês) no ano de 1979.

Sua última competição como fisiculturista profissional foi a Night of Champions da IFBB e ele finalizou na 14ª colocação, encerrando uma carreira que o tornou uma lenda da modalidade não somente no Japão mas em nível mundial.

6. Tsutomu Tosaka

Imagem: via oldest.org

A história de Tosaka merece destaque porque ele foi um fisiculturista japonês que ficou conhecido não somente em seu país, como também em nível internacional, por praticar a modalidade em uma idade já avançada, passando dos 70.

Como acontece com boa parte dos fisiculturistas idosos, o japonês não começou muito cedo os seus treinamentos: somente aos 40 anos de idade. Com o passar do tempo, o senhorzinho ficou conhecido dentro do circuito japonês de fisiculturismo por conta do seu nível fitness elevado em uma idade já avançada.

Não é à toa que no ano de 2009 o fisiculturista asiático abocanhou o título de categoria sênior no campeonato japonês de fisiculturismo de masters aos 74 anos de idade, o que fez com que Tsutomu também chamasse a atenção em níveis internacionais.

O mais impressionante é que ao lado desse campeonato, o japonês também conquistou o prêmio máximo de cada competição do campeonato japonês de fisiculturismo de masters ao longo de uma década.

Gostou das histórias dos nossos amigos japoneses? Então acreditamos que você também vai gostar de conhecer a história da brasileira que virou fisiculturista após sair do sobrepeso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os 6 fisiculturistas japoneses mais famosos? Pretende passar a acompanhar algum? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.