Ads Top

7 Casos de Morte de Fisiculturista Que Chocaram as Fãs

Receber a notícia que alguém que admiramos e que nos serve de inspiração morreu é sempre algo triste e isso não é diferente para os fãs do fisiculturismo, que certamente se chocam ao ouvir falar a respeito de uma morte de fisiculturista que eles admiram.

Entretanto, dependendo da circunstância da morte, a tristeza pode vir acompanhada de susto e choque, como ocorreu nos casos drásticos e trágicos de morte de fisiculturista que a gente vai relembrar no artigo de hoje.

Boa parte das histórias retratadas a seguir envolveu o uso de esteroides, uma prática bastante conhecida por trazer graves problemas para a saúde.

7 casos de morte de fisiculturista que chocaram os fãs

1. Rich Piana

Imagem: Reprodução Instagram via The Sun

O fisiculturista americano faleceu no ano de 2017 aos 46 anos de idade, mais de duas semanas depois de ser colocado em coma induzido depois de sofrer uma emergência médica. A suspeita é que isso tenha acontecido possivelmente em decorrência de uma overdose.

A polícia revelou ter encontrado frascos de testosterona, um dos efeitos colaterais da testosterona é o ganho de massa muscular, e pó branco na casa de Piana. Em 2016, o fisiculturista havia confessado abertamente que fazia o uso de esteroides.

O americano foi campeão de competições de fisiculturismo em Los Angeles no ano de 2003 e Sacramento no ano de 2009, além de ter atuado como empresário.

2. Andreas Munzer

Imagem: sportnahrung-engel.de via ABC News

Outra morte de fisiculturista que chocou o público foi o falecimento do austríaco Andreas Munzer. O caso aconteceu no ano de 1996, quando ele tinha apenas 31 anos de idade, e permanece nos dias de hoje como uma daquelas histórias que servem de alerta para outros praticantes do fisiculturismo.

Isso porque, embora não tenha sido confirmado, as suspeitas apontam para a hipótese de que ele tenha falecido em decorrência de uma falência múltipla de órgãos, provavelmente resultante de supostos anos de abuso de esteroides anabolizantes.

Uma lenda impressionante a respeito da história do austríaco é que a sua autópsia teria revelado um percentual quase zerado de gordura no seu corpo.

3. Mike Matarazzo

Imagem: via Muscle and Fitness

“A maioria dos caras pensa que nada ruim vai acontecer com eles. Mas preste atenção. Você vai ver mais e mais problemas cardíacos sérios e pior, uma vez que esses caras chegarem aos 40 anos”. Este fala de alerta é atribuída ao fisiculturista americano Mike Matarazzo, que certamente sabia muito bem o que estava dizendo.

Isso porque ele precisou ser submetido a uma cirurgia de bypass triplo de peito aberto aos 38 anos de idade, sofreu um ataque cardíacos aos 41 anos de idade e faleceu com apenas 48 anos de idade em 2014, enquanto esperava por um transplante de coração.

O falecimento de Matarazzo, que foi um fisiculturista popular nos anos 90, também foi atribuído a anos de abuso de esteroides.

4. Ben Harnett

Imagem: Facebook Ben Harnett via The Sun

Em 2019, Ben Harnett, que já foi o segundo colocado da competição Mr. England, um concurso de beleza masculino famoso da Inglaterra, foi encontrado morto aos 37 anos de idade enquanto se preparava para uma competição de fisiculturismo.

Foi noticiado que Harnett havia usado uma mistura fatal de esteroides e cocaína. O seu exame post-mortem indicou uma evidência de uso indevido de esteroides, comumente vista em associação com o fisiculturismo.

O médico legista responsável pelo caso, Eric Armstrong, declarou estar seguro de que o uso dos esteroides em combinação com a cocaína foi um fator para a morte do fisiculturista.

5. Sifiso Lungelo Thabete

Imagem: Instagram via New York Post

Uma carreira que foi interrompida cedo em uma tentativa de entreter o público. O sul-africano Thabete faleceu aos 23 anos de idade depois de tentar dar um salto mortal para trás com o objetivo de animar as pessoas que assistiam a uma competição da qual ele participava em seu país.

A acrobacia deu completamente errado e o fisiculturista caiu no chão de mau jeito, quebrando o seu pescoço com o impacto da queda. Ainda que algumas pessoas tenham tentado socorrê-lo, o Thabete morreu a caminho do hospital.

O sul-africano era campeão mundial pela Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBF, na sigla em inglês) na categoria de 75 kg.

6. Joseph Baglio

Imagem: via The New York Times

Joseph Baglio, que era de Staten Island, Nova Iorque, nos Estados Unidos, morreu de insuficiência cardíaca aos 40 anos de idade no ano de 2007 em um encontro de praticantes do powerlifting.

Antes do episódio trágico, o fisiculturista já tinha levado um baita susto: por conta do uso de esteroides, o seu coração havia sofrido um alargamento que quase o matou e fez com que ele precisasse receber um transplante de coração aos 38 anos de idade.

Dois anos após o falecimento de Baglio, as autoridades anunciaram o indiciamento do médico Robert Lucent, sob a acusação de prescrever esteroides ilegalmente para o fisiculturista e para mais de 200 outras pessoas entre os anos de 2005 e 2007.

7. Dallas McCarver

Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal via Esporte Fera

Aos 26 anos de idade, Dallas McCarver foi encontrado desacordado em sua residência na Flórida, nos Estados Unidos, em agosto de 2017 e foi declarado como morto algumas horas depois. Na época, o fisiculturista americano se preparava para participar do Mr. Olympia, uma das competições mais famosas de fisiculturismo em todo o mundo.

Quando a tragédia aconteceu, a suspeita da causa da morte foi que McCarver teria se engasgado com algum alimento, o que teria provocado uma asfixia no fisiculturista. O americano foi encontrado e encaminhado ao hospital pelo colega e também fisiculturista, o australiano Josh Lenartowicz, que estava hospedado na casa do americano, onde também se preparava para participar do Mr. Olympia.

Meses antes, McCarver havia desmaiado no palco da competição Arnold Classis Australia. Na época, o fisiculturista fez uma publicação no Instagra, explicando que estava lutando contra uma infecção respiratória que tinha evoluído para uma bronquite, prejudicando a sua capacidade de recuperar o fôlego.  

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os 7 casos de morte de fisiculturistas que chocaram os fans? Já conhecia algum desses atletas? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.