Ads Top

Chá de Losna Emagrece Mesmo?

Chá de losna

Veja a seguir se é verdade que o chá de losna emagrece mesmo, entenda o que é e para que serve essa erva e veja cuidados e contraindicações da mesma.

Não é de hoje que encontramos publicações que promovem uma série de chás de ervas como a verdadeira cura para o excesso de peso, um problema que incomoda muita gente não apenas por conta da aparência, mas também devido aos prejuízos à saúde que isso pode gerar.

No entanto, precisamos ter a certeza se um chá de ervas realmente pode auxiliar a emagrecer e estar seguro de que ele não fará mal ao nosso organismo antes de testar a bebida em questão para estimular a perda de peso.

Por exemplo, o chá de losna emagrece mesmo? Vamos tentar descobrir se ele pode contribuir de alguma maneira com a diminuição do peso e verificar se a bebida não pode trazer problemas para a saúde.

Vale a pena conferir, se este realmente é o seu intuito, algumas das melhores opções de chás emagrecedores para perder barriga e integrar sua dieta.

O que é a losna?

Antes de analisarmos propriamente se o chá de losna emagrece ou não, vamos ficar um pouco mais familiarizados com a planta que dá origem à bebida.

Pois bem, o nome científico da planta é Artemisia absinthium e, além de losna, ela também pode ser conhecida como absinto, absinto-comum, acinto, aluína, erva-dos-vermes, gotas-amargas, losna-branca, losna-maior, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida ou sintro.

Originária da Região Central e Sul da Europa, do Norte da África, da Ásia Ocidental e do Noroeste da Índia, a losna também é considerada uma planta comum em jardins da América Latina.

Classificada como uma erva perene de clima temperado a subtropical, a planta não resiste a geadas severas ou à falta de água por um período prolongado.

E então, será que o chá de losna emagrece mesmo?

Certamente, mais importante do que saber se o chá de losna emagrece é estar ciente que o uso da planta é desaconselhado por conta da possibilidade de provocar uma degeneração nervosa irreversível, conhecida pelo nome de absintismo, que pode ocorrer principalmente quando a utilização da losna é prolongada.

Portanto, para preservar a segurança da sua saúde, o melhor mesmo é procurar métodos mais tradicionais e confiáveis para estimular a diminuição do peso corporal. Logo, para quem necessita e/ou deseja emagrecer, o ideal é seguir uma alimentação voltada para a perda de peso, que seja controlada, equilibrada, nutritiva e saudável.

Para quem tem dificuldade em seguir esse tipo de dieta, vale a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista, que saberá indicar um plano alimentar que auxilie a atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece todos os nutrientes e a energia que o organismo requer para funcionar direitinho.

Quando falamos do emagrecimento, também vale a pena praticar atividades físicas com regularidade, tendo em vista que elas ajudam a maximizar a quantidade de calorias que são queimadas pelo corpo.

Entretanto, também é necessária contar com a orientação de um educador físico durante a realização dos treinamentos como forma de certificar-se de que as sessões sejam não somente eficientes, como também seguras.

Contraindicações e efeitos colaterais da planta losna

Como já adiantamos por aqui, o uso interno da losna é contraindicado em qualquer situação, principalmente para mulheres grávidas, mulheres que amamentam e pessoas que sofrem com irritação gastrointestinal e pressão alta.

Além da degeneração nervosa irreversível, a planta pode causar outros efeitos colaterais como cólicas abdominais, sangramento, aumento da pressão, aborto, epigastralgia (dor no estômago), cefaleia (dor de cabeça), alucinações, perda de consciência, distúrbios convulsivos como a epilepsia e, inclusive, a morte no caso do uso interno prolongado.

Se você entrar em contato com a losna e experimentar qualquer uma dessas reações ou algum outro tipo de efeito colateral, procure imediatamente o auxílio médico, mesmo que o sintoma em questão não aparente ser tão grave assim.

Isso é necessário para checar a real seriedade do problema e receber o tratamento adequado, especialmente porque como acabamos de aprender, a losna pode provocar reações adversas bastante perigosas.

Atenção

Antes de utilizar a losna ou qualquer outro tipo de planta interna ou externamente para qualquer finalidade, é essencial que você consulte o médico para saber se a bebida realmente pode te ajudar, se ela não pode te fazer mal e como usar a erva em questão com segurança.

Essa recomendação é fundamental para todas as pessoas, especialmente para aqueles que têm uma saúde mais vulnerável como as grávidas, as mulheres que amamentam, as crianças, os adolescentes, os idosos e as pessoas que sofrem com alguma doença ou condição específica de saúde.

É importante lembrar que mesmo os produtos naturais como os chás pode fazer mal para algumas pessoas, principalmente quando ingeridos com exagero.

Nessa conversa com o médico, também é necessário informar o profissional a respeito de qualquer outra planta, suplemento ou medicamento que utilize para descobrir se não faz mal usar a planta ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que chá de losna emagrece? Conhecia os efeitos colaterais e contraindicações dessa planta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.