Ads Top

Como Fazer Leite de Amendoim – Receitas e Dicas

Leite de amendoim

Aprender como fazer leite de amendoim não é uma alternativa somente para quem não pode consumir o tradicional leite de vaca por sofrer com a intolerância à lactose ou com a alergia à proteína do leite de vaca.

A receita de como fazer leite de amendoim caseiro também pode ser bastante útil para as pessoas que não consomem produtos de origem animal, o que inclui os laticínios – os que seguem a chamada alimentação vegana.

Mas, além disso, a bebida pode servir ainda para diversificar a alimentação de qualquer pessoa, inclusive das que não sofrem com problemas de saúde que impedem a ingestão do leite de vaca e nem seguem estilos de vida que não permitem a ingestão de leites de origem animal.

Aproveite e já confira também todos os benefícios do leite de amendoim que você vai aproveitar ao aprender a receita.

Receitas – Como fazer leite de amendoim

Pensando nisso, vamos aprender algumas receitas que nos ensinam como fazer leite de amendoim? Dê uma conferida:

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícaras (de chá) de amendoim cru e com casca, de boa procedência, que traga o selo Pró-Amendoim;
  • 1 litro de água filtrada;
  • Mais um tanto de água filtrada para deixar os amendoins de molho.

Modo de preparo:

Com o auxílio de uma peneira, lavar os amendoins; Transferi-los para um recipiente, cobrir com água e deixar descansar ao longo de 12 horas em temperatura ambiente; Passado esse tempo, escorrer e lavar os amendoins rapidamente.

Então, levá-los para uma panela, cobrir com água e colocar fogo médio para cozinhar até começar a ferver; Depois que iniciar a fervura, desligar o fogo e deixar descansar por cinco minutos; Então, coar, lavar rapidamente e bater no liquidificador com o litro de água filtrada até obter uma bebida uniforme.

Após, basta, coar com o auxílio de uma peneira fina e o seu leite de amendoim estará pronto. Ele dura fechadinho em um recipiente esterilizado de vidro durante até cinco dias na geladeira.

A recomendação é utilizar xícaras e colheres medidoras para que a receita seja preparada em quantidades precisas.

Também é aconselhado reaproveitar a água da receita para regar plantas. Segundo informações, o resíduo obtido na preparação do leite de amendoim tem um gosto forte, porém, pode ser assado no forno até ficar levemente torrado e utilizado para salpicar pães, em receitas de cookies ou consumido na forma de petisco.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 ½ xícaras de chá de amendoim torrado sem casca, sem pele e sem sal (de boa procedência, que traga o selo Pró-Amendoim);
  • 2 xícaras de chá de água filtrada para processar;
  • Mais um pouco de água filtrada – a quantidade necessária para deixar o amendoim de molho.

Modo de preparo:

Colocar o amendoim dentro de uma tigela e cobrir com água filtrada; Levar para a geladeira e deixar de molho durante cerca de seis horas ou de um dia para o outro.

Uma vez que tiver feito isso, separar o amendoim da água e batê-lo no liquidificador com duas xícaras de água filtrada ao longo de aproximadamente um minuto. Para quem desejar obter um leite mais fino, a orientação é colocar uma quantidade maior de água quando for bater o amendoim no liquidificador.

Então, coar o leite de amendoim, espremendo muito bem com o auxílio de um pano de voal. Armazenar o leite dentro da geladeira em um recipiente de vidro bem fechado e esterilizado durante no máximo três dias.

Como usar o leite de amendoim

A bebida pode ser consumida pura, batida com frutas ou na preparação de receitas salgadas ou doces. Uma sugestão é adicionar meia colher de chá de essência de baunilha para aromatizar o leite de amendoim.

Atenção: o perfil nutricional do leite vegetal é diferente do leite de vaca

É importante saber que um leite vegetal não fornece necessariamente os mesmos nutrientes que o leite de vaca. Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro tem que complementar as refeições com outras fontes alimentares dos nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites vegetais comerciais/industrializados que são enriquecidas com nutrientes. Entretanto, quando preparamos a bebida em casa à base de um ingrediente que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes, assim como a quantidade de gorduras é maior, na maioria dos casos.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um nutricionista para saber quais alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Antes de fazer substituições ou mudanças radicais na dieta, é aconselhável buscar a orientação do médico ou do nutricionista.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas de como fazer leite de amendoim? Pretende experimentar o seu próprio em casa? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.