Ads Top

Como Fazer Leite de Aveia – Receitas e Dicas

Leite de aveia

Aprenda como fazer leite de aveia em casa através de duas receitas diferentes com o passo a passo detalhado e veja algumas dicas de consumo.

Este leite vegetal é conhecido por ser fonte de carboidratos, betaglucanas (um tipo de fibra solúvel), ácidos graxos essenciais e antioxidantes como a vitamina E.

Isso mostra que ele pode funcionar como uma alternativa para diversificar a dieta, além de ser uma opção para as pessoas que não tomam leite de vaca por sofrerem com condições como intolerância à lactose e alergia à proteína do leite ou por serem adeptas de um estilo de vida mais restrito, com uma alimentação vegana, que não permite a ingestão de produtos de origem animal.

Mas então, que tal aprendermos como fazer leite de aveia caseiro? Dê só uma conferida nas receitas que separamos na lista a seguir, sem antes conferir todos os benefícios do leite de aveia para sua dieta.

Receitas – Como fazer leite de aveia

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de aveia em flocos finos, médios ou grossos – o uso da farinha de aveia nesta receita não é muito aconselhado;
  • 2 xícaras de chá de água filtrada;
  • 5 pedras de gelo cerca de 1 xícara;
  • 1 pitadinha de sal, extrato de baunilha a gosto ou outro ingrediente como açúcar mascavo, açúcar de coco, açúcar demerara, melado ou tâmara para adoçar a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Colocar a aveia no liquidificador, adicionar a água e deixar de molho ao longo de uma hora; Adicionar as pedras de gelo e bater até adquirir uma substância uniforme.

Coar com o auxílio de uma peneira bem fina. Adicionar uma pitadinha de sal, o extrato de baunilha ou adoce a gosto, se assim desejar. Servir-se imediatamente. Se sobrar alguma coisa do leite de aveia, armazenar na geladeira dentro de um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado por até três dias. Depois de guardado, a bebida se torna mais encorpada. Na hora de usar, a dica é chacoalhar o leite um pouquinho ou adicionar mais um tantinho de água filtrada, caso queira que a bebida fique mais rala.

Cada um pode adicionar mais ou menos água no preparo do seu leite de aveia, conforme o gosto pessoal.

Para quem quiser obter um leite mais fino, já que o de aveia é um pouco grosso, o conselho é deixar a aveia de molho em um pouco de água, descartar essa água e bater a aveia com uma nova água.

Os resíduos obtidos no preparo da bebida podem ser guardados por até dois dias na geladeira e usados para fazer beijinho funcional, mingau de aveia e banana, biscoitos de banana em aveia, para dar liga a quibes e hambúrgueres veganos ou para dar mais cremosidade a vitaminas e sopas batidas.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 litro de água morna – a temperatura deve permitir que você não tenha problemas ao encostar o dedo nela, ela não pode estar muito quente ou será muito difícil conseguir coar o leite;
  • 1 xícara de chá de farelo de aveia;
  • ¼ de xícara de chá de aveia em flocos.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater durante um a dois minutos; Coar com o auxílio de um pano de prato ou de um coador de voal. Servir-se imediatamente. Se restar um pouco do leite de aveia, armazená-lo em um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado por quatro dias na geladeira.

Para quem for consumir o leite de aveia puro, o recomendado é adicionar gotas de extrato de baunilha e o adoçante de sua preferência.

A aveia em flocos solta mais amido quando em contato e batida com a água morna. O leite puro fica com uma consistência bacana para consumir com granola, por exemplo, e é fácil de passar pelo coador de pano.

Por outro lado

Recomenda-se que o leite de aveia não seja consumido em excesso, principalmente pelas pessoas que estão acima do peso, porque a bebida é rica em carboidratos. Entenda melhor se a aveia engorda ou emagrece.

Como usar o leite de aveia

Agora que aprendemos com fazer leite de aveia, é importante saber como e onde ele pode ser empregado, não é mesmo? Pois bem, segundo especialistas, o ideal é que este leite vegetal seja consumido frio.

Combinar o leite de aveia com uma fruta é uma excelente opção para começar o dia.

Outra opção é usar o leite de aveia para fazer chocolate quente, sem a necessidade de adicionar o amido de milho, já que o leite engrossa sozinho.

O leite de aveia pode ser utilizado no preparo de massas, bolos e creme de milho, além de dar cremosidade a outros cremes e molhos.

Os leites vegetais não se equivalem nutricionalmente ao leite de vaca

É importante saber que um leite vegetal não fornece necessariamente os mesmos nutrientes que o leite de vaca. Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro precisa complementar as refeições com outras fontes alimentares que contenham os nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites vegetais comerciais/industrializados que são enriquecidas com nutrientes. Entretanto, quando preparamos a bebida em casa à base de um ingrediente que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes.

Nutricionalmente, os leites vegetais não são equivalentes ou substitutos do leite de vaca, pois possuem composição diferente, com menos proteína e maior quantidade de gorduras (ao menos em alguns casos). Ou seja, é preciso reorganizar a dieta para equilibrar a ingestão com outras fontes de proteína vegetal ou animal ao longo do dia.

A bebida possui menos proteínas que o leite de vaca e menos gorduras que outros leites vegetais à base de oleaginosas.

E, embora contenha fibras, o leite vegetal de aveia não promove tanta saciedade quanto outros tipos de leite, justamente por conter menos proteínas e gorduras e mais carboidratos.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um nutricionista para saber quais alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Antes de fazer substituições ou mudanças radicais na dieta, é aconselhável buscar a orientação do médico ou do nutricionista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como fazer leite de aveia em casa? Pretende experimentar esse leite vegetal? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.