Ads Top

Confrei Emagrece? Para Que Serve? Chá, Pomada e Mais

Confrei

Confira em detalhes se a planta chamada confrei emagrece e para que serve o seu consumo das mais diversas formas: chá, pomada e mais.

O nome científico é Symphytum officinale, porém a planta também é conhecida pelos nomes de confrei, consólida confrei russo, leite vegetal e língua de vaca. Nativa da Europa e da Ásia, ela é de clima temperado e está disseminada pela América em regiões úmidas, sombreadas e próximas a rios e riachos.

A planta, encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, costuma ser utilizada externamente: há quem prepare o chá com confrei e aplique topicamente na forma de compressa para tratar problemas na pele.

Outros modos de uso da planta incluem: creme, gel ou pomada com confrei para uso externo, cataplasma das raízes frescas e raladas sobre uma lesão e suco fresco diluído em água para banhos e compressas.

É verdade que confrei emagrece?

Mais importante do que entrar na questão se confrei emagrece é sabermos que a planta jamais deve ser consumida via oral porque pode trazer uma série de problemas graves para a saúde, já que contém alcaloides tóxicos em sua composição.

A ingestão de confrei está associada a efeitos colaterais como irritações gástricas (que podem ser reversíveis com remédios para gastrite), lesões irreversíveis no fígado, danos ao pulmão e aborto. Por isso, seu uso interno é contraindicado em qualquer situação.

Entretanto, mesmo o uso externo da planta é contraindicado para crianças, mulheres grávidas, mulheres que amamentam e pessoas que sofrem com doenças hepáticas, doenças renais, câncer ou pessoas que têm alergia à planta. Ela também não deve ser aplicada na pele quebrada ou danificada.

Isso porque as substâncias químicas tóxicas do confrei podem ser absorvidas através da pele, principalmente quando ela se encontra quebrada ou a aplicação ocorre em grandes quantidades.

Além disso, não encontramos informações confiáveis ou seguras que indiquem que confrei emagrece ou pode colaborar de alguma maneira com a perda de peso.

Portanto, para diminuir o seu peso de maneira segura, procure um bom nutricionista que te indicará uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva que te ajudará a alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu corpo exige para funcionar corretamente.

A prática regular de atividades físicas também pode auxiliar neste sentido, entretanto, o ideal é que os treinamentos aconteçam com o acompanhamento de um bom educador físico, para garantir que eles também sejam eficientes e seguros.

Para que serve a planta confrei?

1. Dor nas costas

Segundo encontramos, aplicar uma pomada de extrato de confrei aparentemente diminui a dor na lombar ou na parte superior das costas. Além disso, aplicar um creme com extrato de confrei e nicotinato de metila durante cinco dias aparenta diminuir a dor nas costas ao mover-se ou descansar.

2. Dor no joelho em pessoas com osteoartrite

A aplicação de uma pomada de extrato de confrei ao longo de três semanas ou de um creme específico com extrato de confrei, ácido tânico, gel de aloe vera, óleo de eucalipto e óleo de olíbano (frankincense) durante seis a 12 semanas aparentemente diminui a dor em pessoas que sofrem com a osteoartrite no joelho.

3. Outras funções

De acordo com um documento da Prefeitura de Londrina, a planta confrei é usada externamente como adstringente (seca a pele), cicatrizante, emoliente (suaviza e amacia a pele), anti-inflamatório e contra problemas de pele como o eczema e a psoríase.

Por outro lado, as evidências sobre a efetividade do uso do confrei para hematomas, gangrenas (morte local de tecidos), ossos quebrados, distensões musculares, artrite reumatoide, flebite (inflamação de uma veia que pode provocar coágulos), veias varicosas (varizes), gota, hemorroidas, furúnculos, fluxo menstrual excessivo, tosse, garganta inflamada, gengivite, dor nas articulações, dor no peito, câncer, inflamação (dor e inchaço) e outras condições são consideradas insuficientes.

Mas atenção aos alertas e aos perigos da confrei

Antes de utilizar a planta na forma de compressa, pomada, creme, cataplasma ou banho para qualquer finalidade, é fundamental que você consulte o médico para se certificar de que a planta realmente pode ajudar o seu quadro em particular, confirmar se ela não pode te fazer mal, aprender como utilizá-la com segurança e saber se não necessita de algum tratamento a mais para acabar de vez com o seu problema.

Até porque, como já expressamos aqui, mesmo a utilização externa da planta exige bastante cuidado. O seu uso terapêutico é limitado por conta da sua toxicidade.

Além disso, observe que em nenhum momento confrei foi apresentada como uma solução mágica para os problemas mencionados – mas apenas apontada como algo que aparenta auxiliar tais condições.

Como se não bastasse, a instrução normativa Nº 2 de 13 de maio de 2014 da Anvisa (disponível aqui), diz que confrei não pode ser utilizada durante mais do que quatro a seis semanas por ano e não deve ser aplicada em lesões abertas.

Já para alguns especialistas, o uso de confrei é classificado como possivelmente seguro para a maioria das pessoas quando é aplicada na pele intacta (não quebrada) em pequenas quantidades por menos de 10 dias.

De qualquer maneira, é muito importante que a planta confrei não seja utilizada extensivamente porque isso pode provocar dano ao fígado.

Outros cuidados importantes

Ao conversar com o médico para saber se realmente pode usar confrei, aproveite para perguntar se a planta não pode fazer mal ao ser utilizada ao mesmo tempo em que algum medicamento, suplemento ou outra planta que você já use.

Essa consulta é necessária para todas as pessoas, principalmente para aqueles que têm a saúde mais vulnerável como adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição específica de saúde, além dos grupos já previamente citados. É importante lembrar que mesmo os produtos naturais com plantas podem ser prejudiciais para algumas pessoas.

E caso você experimente alguma reação estranha depois que usar confrei, procure rapidamente a ajuda médica, mesmo que o problema em questão não aparente ser algo grave, principalmente se você estiver utilizando-o por conta própria, sem a orientação de um profissional de saúde.

Com isso, você poderá verificar a real seriedade do efeito colateral, receber o tratamento apropriado e saber se pode ou não continuar a usar confrei.

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que confrei emagrece? Já experimentou o uso dessa planta para algum benefício? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.