Ads Top

Milho Dá Gases?

Milho

Veja a seguir se é verdade realmente que comer milho dá gases ou se essa é apenas uma percepção que não tem fundamento científico.

Não dá para negar que o milho é um daqueles alimentos que fazem parte da cultura dos brasileiros. Afinal, além de ser consumido direto na espiga ou preparado na manteiga, é bem fácil encontrar receitas como bolo de milho, pamonha, bolinho salgado e curau em festas regionais pelo país.

Isso sem contar com os famosos cuscuz de milho e na polenta, além de outros pratos como pudins, tortas, panquecas, sorvetes, cremes, broas e sucos que podem ser feitos com o milho.

No entanto, será que quem consome o milho ou qualquer receita à base do ingrediente não precisa se preocupar se ele não pode causar as desagradáveis flatulências exageradas?

Será que o milho dá gases?

Pois bem, ainda que não possamos afirmar que o milho dá gases para todas as pessoas, visto que cada organismo reage de maneira diferente a qualquer alimento, vale a pena registrar que, segundo informações, o milho é uma das comidas frequentemente associadas aos gases intestinais.

No mesmo sentido, o site Drugs.com classificou o alimento dentro do grupo de vegetais que podem provocar os gases.

O milho é frequentemente encontrado em listas com os alimentos que resultam em gases, ao lado de outras comidas ricas em amido como o macarrão e as batatas. Mas por que será que isso acontece?

De acordo com informações da Fundação Internacional para Distúrbios Gastrointestinais (IFFGD), a maioria dos amidos – e isso inclui o milho – produz gases quando passa pelo processo de decomposição no intestino grosso.

Vale a pena saber ainda que, conforme a Atlantic Gastro, centro de tratamento gastrointestinal de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o milho é um dos grãos mais difíceis de ser digerido, devido ao elevado teor de fibras que o alimento apresenta, e isso pode provocar ainda mais a produção de gases no intestino.

O milho é rico em FODMAPs

O milho é um vegetal que possui teor elevado de oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e poliois fermentáveis (FODMAPs).

Por outro lado, o pão de milho e o pão de milho sem glúten como alimentos que possuem uma quantidade baixa de FODMAPs na sua composição.

Segundo o que esclareceu a nutricionista Megan Ware, os FODMAPs são definidos como carboidratos fermentáveis de cadeia curta.

Mas o que isso tem a ver com os gases? Bem, a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir também falou a respeito dos FODMAPs e os apresentou como compostos que escapam da digestão e são fermentados pela bactéria intestinal, gerando gás como um subproduto deste processo.

“Para pessoas saudáveis, os FODMAPs simplesmente fornecem combustível para a bactéria digestiva benéfica e não devem causar quaisquer problemas. Entretanto, para os indivíduos com a síndrome do intestino irritável, outro tipo de gás é formado durante o processo de fermentação. Isso pode causar maior desconforto, com sintomas como inchaço, flatulência, cólica e diarreia”, completou Bjarnadottir.

Enquanto uma dieta rica em FODMAPs pode aumentar os gases, inchaço, dor e diarreia em algumas pessoas que sofrem com distúrbios do intestino irritável, uma dieta pobre nesses tipos de carboidratos já mostrou diminuir os sintomas comuns para as pessoas que são sensíveis aos FODMAPs.

Logicamente, se você sofre com a síndrome do intestino irritável ou outra doença semelhante, precisa seguir toda a dieta e todo o tratamento que for recomendado pelo médico que cuida do seu quadro.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir as orientações médicas.

A alimentação não pode ser considerada a única culpada pelos gases

Além de entender se o milho dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – não apenas aquilo que comemos e bebemos durante as nossas refeições – podem interferir na produção de gases no organismo.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos ao comer muito rápido e o alimento que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal, completou a especialista.

“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já tinha percebido que comer milho dá gases para você? Consome com frequência o milho em sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.