Ads Top

Ultrassom da próstata: para que serve e como é feito


O ultrassom da próstata, também chamado de ultrassom transretal, é um exame de imagem que tem como objetivo avaliar a saúde da próstata, permitindo identificar alterações ou lesões que possam estar presentes e que podem ser indicativos de infecção, inflamação ou câncer de próstata, por exemplo.

Esse exame é recomendado principalmente para homens a partir dos 50 anos, no entanto, caso o homem tenha histórico de câncer de próstata na família ou tenha tido resultado alterado no exame de PSA, pode ser recomendada a realização desse exame antes do 50 como forma de prevenir doenças.

Como é feito o ultrassom da próstata e para que serve

Para que serve

A realização do ultrassom de próstata permite identificar sinais de inflamação ou infecção na próstata, presença de cistos ou sinais indicativos de câncer de próstata. Assim, esse exame pode ser recomendado nas seguintes situações:

  • Homens que tenham um exame digital alterado e PSA normal ou aumentado;

  • Homens com mais de 50 anos, como exame de rotina, para o diagnóstico de doenças na próstata;

  • Para auxiliar no diagnóstico de infertilidade;

  • No acompanhamento de uma biópsia;

  • Para verificar o estadiamento do câncer da próstata;

  • No seguimento de uma hiperplasia da próstata benigna ou da recuperação após cirurgia. 

Dessa forma, de acordo com o resultado do exame, o urologista poderá verificar se há algum risco de desenvolvimento de alterações na próstata ou se o tratamento realizado está sendo eficaz, por exemplo. Saiba identificar as principais alterações da próstata.

Como é feito

O ultrassom da próstata é um exame simples mas que pode ser desconfortável, principalmente se o homem tiver hemorroidas ou fissuras anais, sendo nesse caso necessária a aplicação de anestésico local para diminuir o desconforto.

Para fazer o exame, o médico pode recomendar o uso de um laxante e/ ou a aplicação de um enema. Geralmente, faz-se a aplicação de um enema com água ou uma solução própria, cerca de 3 horas antes do exame, para melhorar a visualização. Além disso, também é recomendado ingerir cerca de 6 copos de água, 1h antes do exame e reter a urina, porque a bexiga deve estar cheia no momento da realização do exame.

Em seguida, é feita a inserção de uma sonda no reto do homem, já que a próstata fica localizada entre o reto e a bexiga, para que sejam obtidas imagens dessa glândula e seja possível verificar qualquer sinal de alteração.





Source link

O conteúdo Ultrassom da próstata: para que serve e como é feito aparece primeiro em Brasil Viver Bem Agora Melhores Suplementos e Estimulates Naturais!.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e Resenha sobre Ultrassom da próstata: para que serve e como é feito.

Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo Ultrassom da próstata: para que serve e como é feito. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.