Ads Top

10 Benefícios da Farinha de Batata Doce – Para Que Serve, Como Fazer e Propriedades

Farinha de batata-doce

A batata doce sempre foi um alimento presente nos cardápios fitness, porém a sua popularidade aumentou e ela conquistou espaço em outras dietas também. Esse tubérculo possui um alto valor nutritivo, além de ser um alimento acessível e muito versátil – tanto que uma das variações mais recentes é em forma de farinha, o que facilita ainda mais o uso pelos seus consumidores assíduos.

Para entender melhor como a farinha de batata doce pode agregar para a saúde, abordaremos aqui os seus benefícios, para que serve, além de como fazer e quais são as propriedades nutricionais desse alimento.

Farinha de batata doce

Como o nome sugere, a farinha é feita a partir da batata doce, única e exclusivamente. Partindo desse princípio, entende-se que a sua composição carrega todos os nutrientes dela.

A batata doce é um tubérculo subterrâneo, proveniente das raízes de uma planta conhecida cientificamente como Ipomoea batatas, cultivada largamente aqui no Brasil. Diferente do que muitos pensam, as batatas doces são diferentes das batatas normais, justamente por isso elas são melhores opções para atletas, pessoas que praticam diversos esportes e cuidam da alimentação para potencializar os resultados e também para aqueles que estão trabalhando para perder peso.

O principal motivo para a batata doce ser tão apreciada por esse público é o seu alto valor nutricional, que é capaz de contribuir com a saúde de várias formas, além de ser uma versão sem glúten, ou seja, uma substituta para a farinha de trigo no preparo de várias receitas.

Como fazer?

A farinha de batata doce é feita através do alimento seco, transformado em pó. Isso pode ser feito em um desidratador, mas se você não tiver um, pode fazer no forno. Ela pode ser usada para preparar pães, bolos, tortas, brownies, panquecas, além de sopas e muitos outros acompanhamentos. Além disso, também pode ser misturada com água fervente para preparar um purê que serve de base para diversos pratos e é uma excelente alternativa para adicionar ao “shake” pré ou pós-treino.

As principais vantagens de transformar a batata doce em farinha é ter um produto com validade longa, além do fato dela ser armazenada em um espaço muito menor do que aquele usado para as batatas doces cruas. Se você não quiser fazer a sua própria receita, é possível comprá-la pronta. Muitas lojas de produtos naturais, sites na internet ou locais especializados em produtos para atletas já vendem a farinha de batata doce.

Gostou da ideia? Então confira a seguir como fazer.

Passo a passo:

  • Comece a sua receita descascando a batata doce, mas se você estiver usando uma versão orgânica, apenas lave o tubérculo e preserve a casca para aproveitar os benefícios da mesma também.
  • Corte as unidades em fatias bem finas, e de preferência do mesmo tamanho. Quanto mais finas elas forem, mais fácil será o processo para secar.
  • Espalhe todas as fatias na folha do desidratador, ou improvise utilizando uma base de papel alumínio para desidratar no forno, na temperatura mínima. Certifique-se apenas de que as fatias não estejam sobrepostas, pois assim o processo será ainda mais longo.
  • Quando elas estiverem para secar, seja no desidratador ou forno, vá acompanhando, pois assim que elas estiverem completamente secas, ao ponto de quebrar, estarão prontas. O tempo gasto costuma variar: um desidratador de alta qualidade pode fazer isso dentro de 3-4 horas, enquanto o tempo no forno pode ser mais do que o dobro. Portanto, o segredo é verificar constantemente até que elas estejam no ponto.
  • Depois da secagem completa, basta transferir para um processador de alimentos e moer até obter um pó fino. Passe por uma peneira e transfira para um recipiente com tampa.
  • Aproximadamente 4kg de batata doce podem produzir 1kg de farinha, em média.

Propriedades nutricionais da batata doce seca

A farinha de batata doce é preparada a partir da batata doce seca, que são consideradas pobres em gordura e uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Veja detalhadamente sua informação nutricional.

– Calorias

O fato de ser um alimento desidratado torna a batata doce seca uma fonte de calorias mais concentrada do que a versão assada. Uma porção de 90 gramas contém 378 calorias, enquanto a mesma porção de uma batata doce assada com pele contém apenas 90. Diante dessa informação, é preciso ter em mente que o excesso, mesmo que a batata doce seja saudável, leva ao ganho de peso, então gerenciar o tamanho da porção é a melhor forma de controlar sua ingestão de calorias.

– Carboidratos, proteína e gorduras

A maioria das calorias presentes nas batatas doces secas vem dos carboidratos, mas elas também contêm algumas proteínas e gorduras. Uma dose de 90 gramas contém 87 gramas de carboidratos, 6 gramas de proteína e 1 grama de gordura, ou seja, quase nenhuma.

– Fibras

Batatas doces secas também são uma boa fonte de fibras, e elas não são digeridas pelo corpo. A porção de 90 gramas contém 3 gramas de fibras. A recomendação de fibras para adultos é de 21 a 38 gramas por dia, dependendo da idade e do sexo. Isso significa que uma porção nesse peso de farinha de batata doce atende entre 9% e 17% de suas necessidades de fibra de carbono.

– Vitaminas

A farinha de batata doce é rica em várias vitaminas promotoras da saúde, incluindo vitamina A, C e folato. Uma porção contém 82 miligramas de vitamina C e 50 microgramas de folato. Homens adultos precisam de 90 miligramas de vitamina C por dia e mulheres adultas de 75 miligramas, enquanto todos os adultos precisam de 400 microgramas de folato.

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que ajuda a curar feridas, suportar o sistema imunológico, manter pele e cabelo saudável. Como antioxidante, a vitamina C na batata doce também protege as células dos danos dos radicais livres, o que pode ajudar a prevenir uma série de doenças.

O folato é uma vitamina B especialmente importante para mulheres em idade fértil porque a ingestão adequada ajuda a prevenir defeitos do tubo neural em bebês. As batatas doces também são ricas em betacaroteno, que é transformado em vitamina A no organismo. A quantidade diária recomendada de vitamina A pode ser alcançada com apenas 100 gramas de batata doce crua.

– Minerais

Usar a farinha de batata doce para fazer um purê pode ser uma opção para aumentar a ingestão de ferro e potássio. Uma porção contém de 90 gramas contém 2 miligramas de ferro, o que é relevante, considerando que os homens precisam de 8 e as mulheres de 18 miligramas. Ela também carrega 734 miligramas de potássio, ou 16% da ingestão diária recomendada.

Vale lembrar que o ferro faz parte da proteína hemoglobina, que transporta oxigênio para seus órgãos, e a ingestão de potássio pode ajudar a melhorar a pressão arterial, de acordo com a American Heart Association.

Além disso, a batata doce também contém magnésio, um mineral extremamente importante para algumas funções essenciais do corpo e cálcio, fósforo, zinco, vitamina E, tiamina e riboflavina.

Para que serve?

Um alimento tão nutritivo como esse só pode trazer benefícios para a saúde. A batata doce é um alimento com baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção pelo corpo não é rápida, e isso pode contribuir muito com pessoas que sofrem com diabetes, pois ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ela também pode beneficiar aqueles que buscam gerenciar o peso.

Outra condição importante nesse contexto é a presença de fibras, que ajuda não somente com a diabetes, mas também promove um intestino mais saudável e ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo.

As vitaminas presentes também oferecem uma contribuição significativa, pois podem reduzir o desenvolvimento de câncer, especialmente o de próstata, promovem uma pele e cabelo mais bonito e saudável, contribuem relevantemente com a saúde ocular e atuam como um anti-inflamatório e antioxidante, ambos importantes para combater e controlar uma série de doenças.

A farinha de batata doce também carrega muitos minerais, e eles servem para ajudar a gerenciar a ansiedade e depressão, além de controlar a pressão sanguínea, evitando o desenvolvimento de condições subjacentes.

Benefícios

1. Pode ajudar a controlar a diabetes

A batata doce é considerada um alimento com baixo índice glicêmico, e muitas pesquisas sugerem que ela é capaz de ajudar a reduzir a baixa taxa de açúcar no sangue e resistência à insulina em pessoas com diabetes.

A fibra também é importante e tem demonstrado reduzir os níveis de açúcar no sangue de pessoas que sofrem de diabetes tipo 1. Aproximadamente 10-15% da fibra em uma batata doce consiste em fibras solúveis, como pectina, que são eficazes na redução do consumo de alimentos e picos de açúcar no sangue. Já 77% das fibras são insolúveis e têm seu próprio papel na luta contra o diabetes, pois as fibras insolúveis aumentam a sensibilidade à insulina, o que ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue.

Além disso, a batata-doce é uma fonte importante de magnésio, que também demonstrou minimizar o risco de desenvolverem diabetes tipo 2.

2. Pressão sanguínea

A farinha de batata doce é um alimento capaz de ajudar a controlar a pressão sanguínea, pois ela contém quantidades consideráveis ​​de magnésio e potássio, ambos essenciais na luta contra a hipertensão.

Ingerir mais potássio ajuda a diminuir a pressão arterial, o que reduz significativamente os riscos de ter um acidente vascular cerebral ou um problema coronariano. Já o magnésio é considerado um componente dietético eficaz na prevenção da hipertensão, e a deficiência de magnésio no organismo aumenta os fatores de risco para o desenvolvimento dela.

3. Ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata

O fato de a batata doce ser rica em betacaroteno pode ajudar os homens a prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata. O betacaroteno também foi apontado como eficaz na prevenção e redução dos riscos de desenvolver câncer colorretal.

Todos esses benefícios foram percebidos em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, que mostrou que uma dieta rica em betacaroteno entre os homens mais jovens pode ajudar a proteger contra o câncer de próstata. As evidências sobre o câncer de cólon foram feitas por outro estudo, esse realizado por uma instituição japonesa.

4. Promove a boa digestão e melhora o trânsito intestinal

A farinha de batata doce pode ajudar a promover a digestão e evitar a prisão de ventre. Isso é possível porque ela contém uma grande quantidade de fibras, que são muito conhecidas por impulsionar o trânsito intestinal, bem como a digestão.

Para ter uma ideia da sua potência, muitos laxantes fabricados atualmente são feitos de fibras, pois elas geralmente não são digeridas pelo estômago, seguindo para o intestino, onde são capazes de ajudar a criar volume nas vezes, melhorar a umidade, pois absorvem a água, e estimular a passagem. O resultado disso são evacuações mais frequentes e menos dolorosas.

5. É um alimento anti-inflamatório

Como vimos, as batatas doces contêm uma quantidade significativa de vitaminas, que estão presentes automaticamente na farinha, e a maioria dessas vitaminas possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a inibir a produção de inflamações no organismo.

Sua concentração de antocianinas e colina pode reduzir respostas inflamatórias no corpo, e isso faz dela um dos vegetais essenciais para a prevenção e redução da inflamação crônica no corpo.

6. Ajuda a gerenciar os níveis de estresse

O magnésio é um mineral essencial para o funcionamento normal do corpo, mas um dos seus principais benefícios é a capacidade de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. A deficiência de magnésio está diretamente ligada à depressão, porque ambos respondem com células de inflamação por todo o corpo. Além disso, o magnésio também reduz a insônia em pessoas mais velhas, e esse costuma ser um gatilho para o estresse, depressão e ansiedade.

Estudos apontam que o aumento na deficiência de magnésio proveniente de algumas dietas modernas resultou em uma elevação significativa nos casos de depressão, relatados em todo o mundo. Por exemplo, alguns estudos controlados indicaram que essa condição aumentou a depressão em mulheres com sintomas pré-menstruais.

Outros estudos, esses realizados com animais apontaram que um aumento na ingestão de magnésio protege o cérebro da ansiedade e depressão após uma lesão traumática, enquanto a sua deficiência trouxe um aumento de ansiedade e depressão em camundongos.

Isso significa que ingerir batata doce te ajudará a manter os níveis de magnésio, o que aliviará os sintomas de depressão e comportamentos relacionados à ansiedade.

7. Proteger contra as úlceras

A batata doce contém produtos químicos que podem ajudar a curar feridas e úlceras no estômago. Assim, o seu consumo pode funcionar como um tratamento eficaz para os principais tipos de úlceras.

A farinha do vegetal é apontada para suprimir a ulceração gástrica, o que reduz o inchaço nos tecidos e protege as rugas gástricas. Além disso, pode combater os radicais livres, uma ajuda importante para promover a cicatrização de feridas no interior do corpo.

8. Promove a saúde do cabelo e da pele

A vitamina A, vitamina C e vitamina E são úteis para reparar a pele que está danificada pela exposição à luz UV, retardar o processo de envelhecimento celular na pele, o que contribui com uma aparência jovem por mais tempo, além de prevenir e tratar a alopecia e manter a boa saúde capilar.

Estudos mostram que o consumo ou a suplementação de vitamina E tem o potencial de aumentar significativamente o número de cabelos em pessoas que sofrem com a queda. Isso ocorre porque a vitamina E contém propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir o estresse oxidativo, uma das principais causas de alopecia.

Já a vitamina C é muito usada em tratamentos dermatológicos, como os de fotoenvelhecimento e hiperpigmentação, pois ela é eficaz para neutralizar o estresse oxidativo causado pela exposição à luz UV.

A vitamina C também é essencial na síntese de colágeno, que é a principal proteína estrutural da pele. Uma série de estudos também mostrou que a vitamina C contém propriedades anti-inflamatórias, o que significa que ela pode ajudar a controlar doenças de pele, como acne, além de promover a cicatrização de feridas.

A vitamina A provou ser eficaz no tratamento e tratamento da pele danificada pelo sol, e assim como a vitamina C, a A é um estimulante eficaz do colágeno, tornando-a útil para diminuir a taxa de envelhecimento celular natural e inibir o fotoenvelhecimento da pele.

9. Mantém a saúde dos olhos

Esse é mais um dos benefícios das vitaminas presentes na farinha de batata doce, especialmente as A, C e E. A vitamina A é conhecida por melhorar a nossa visão, e essa não é uma afirmação sem fundamento, pois estudos evidenciaram que a essa vitamina é essencial para a formação dos pigmentos responsáveis ​​pela absorção de luz, além de ajudar a manter a estrutura adequada da retina. A deficiência em vitamina A pode resultar em problemas, como por exemplo, o ressecamento e ulceração da córnea e em casos mais severos pode provocar a cegueira total ou noturna.

As vitaminas C e E também tem a sua contribuição, um estudo realizado na Índia mostrou uma relação significativa entre a deficiência de vitamina C e o desenvolvimento de cataratas. Outros estudos descobriram que tanto a vitamina C como a E podem ser eficazes no combate ao estresse oxidativo, que na maioria das vezes provoca catarata também.

Incluir farinha de batata doce na sua dieta pode ajudar a ingerir essas vitaminas e cuidar da saúde ocular.

10. Pode ajudar no controle de peso

Um alimento como a farinha de batata doce contém fibras solúveis, que ajudam a aumentar a saciedade, e isso mantém a fome controlada entre as refeições, impedindo que você coma além do necessário.

Alguns estudos apontaram as fibras solúveis da batata doce, especialmente a pectina, como eficaz na redução da ingestão de alimentos, porque ela aumenta a atividade dos hormônios da saciedade no organismo, o que evita o ganho de peso.

Outros estudos também mostraram que uma maior ingestão de fibras está fortemente relacionada à redução do peso corporal.

Então, inserir farinha de batata doce na sua alimentação ajudará você a manter a ingestão de fibras, e se essa condição estiver associada a uma dieta equilibrada e ao controle de calorias, poderá auxiliar na redução de peso. Outro detalhe importante nesse contexto é a sua contribuição com o funcionamento saudável do intestino, que também colabora muito com o emagrecimento.

Inserir a farinha de batata doce na sua dieta só trará benefícios para a sua saúde. Além de ser prática, versátil e combinar com diversas receitas, podendo inclusive ser uma alternativa isenta de glúten.

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de batata doce para a saúde e boa forma? Já experimentou em sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.