14 Benefícios do Salsão – Como Usar, Receitas e Para Que Serve
O salsão é um alimento impressionante e altamente nutritivo, capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde, de forma geral. Ele ajuda a combater a inflamação, apoiar a boa digestão, eliminar as toxinas, acelerar a perda de peso, reduzir o colesterol, proteger o fígado e estimular o sistema imunológico do corpo.
Outros benefícios do salsão incluem regular os níveis de pressão arterial, curar a insônia, combater o câncer, melhorar a pele, reduzir a dor da artrite, apoiar a saúde do coração e por aí vai.
Conheça em detalhes os benefícios do salsão, para que serve, como usar e até algumas receitas para incluir esse alimento na sua dieta.
O que é salsão?
O salsão também é conhecido como aipo e pertence à família das apiáceas. Todas as partes do salsão podem ser consumidas, inclusive as sementes, que têm benefícios relevantes, pois ajudam a diminuir a inflamação e combater infecções bacterianas.
Em algumas partes do mundo, ele é cultivado principalmente por suas sementes, comumente usadas como especiarias quando esmagadas e que contêm um composto oleoso especial chamado apiol, que é usado medicinalmente e como um agente aromatizante.
Historicamente falando, o salsão é utilizado há séculos na medicina popular como um agente anti-hipertensivo e estudos farmacológicos suportam essa afirmação. O salsão também fornece fibras dietéticas, enquanto sua porcentagem de água e eletrólitos pode prevenir a desidratação. Compostos especiais ainda ajudam o salsão a atuar como um diurético e reduzir o inchaço.
Salsão – Para que serve?
O salsão é um alimento muito nutritivo, versátil, amplamente disponível e todas as suas partes vegetativas podem ser consumidas, ou seja, a raiz, o caule e as folhas. Ele é facilmente encontrado em supermercados, hortifrutis, feiras livres, entre outros.
O salsão serve para preparar diversos pratos, sendo que a raiz é mais utilizada no preparo de sopas e caldos, o caule em saladas e as folhas como um condimento, muito semelhante à salsa. Sua ingestão mostra-se eficaz para prevenir e tratar algumas doenças e esses benefícios do salsão se dão devido ao seu alto valor nutricional.
Valor nutricional
Um copo de salsão cru picado pesa aproximadamente 100 gramas e contém alguma vitamina E, niacina, ácido pantotênico, ferro, fósforo, zinco e selênio. Confira:
- 16,2 calorias;
- 3,5 gramas de carboidratos;
- 0,7 gramas de proteína;
- 0,2 gramas de gordura;
- 1,6 gramas de fibra;
- 29,6 microgramas de vitamina K (37% das necessidades diárias);
- 36,5 microgramas de folato (9% das necessidades diárias);
- 263 miligramas de potássio (8% das necessidades diárias);
- 3,1 miligramas de vitamina C (5% das necessidades diárias);
- 0,1 miligramas de manganês (5% das necessidades diárias);
- 0,1 miligramas de vitamina B6 (4% das necessidades diárias);
- 40,4 miligramas de cálcio (4% das necessidades diárias);
- 0,1 mg de riboflavina (3% das necessidades diárias);
- 11,1 miligramas de magnésio (3% das necessidades diárias).
Benefícios do salsão
1. Ajuda a baixar o colesterol alto
Um dos benefícios do salsão é a sua capacidade de ajudar a baixar o colesterol, o que o torna útil para melhorar ou manter a saúde do coração. O alimento contém um composto exclusivo chamado 3-n-butilftalida (BuPh) que tem ação hipolipemiante que ajuda a reduzir os lipídios.
Um estudo realizado pelo Departamento de Farmacologia da Universidade de Cingapura utilizou ratos que receberam durante oito semanas uma dieta rica em gordura. Os ratos que receberam extrato de salsão mostraram níveis significativamente mais baixos de lipídios no sangue em comparação ao outro grupo. O grupo que recebeu o extrato de salsão experimentou uma redução benéfica nas concentrações séricas de colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade e triglicérides.
É por isso que especialistas em alimentos recomendam consumir salsão para tratar altos níveis de colesterol LDL.
2. Reduz a inflamação
A inflamação é uma resposta natural do nosso corpo a uma lesão ou infecção para matar estímulos nocivos. No entanto, quando a inflamação se torna crônica, ela age como uma doença grave que luta contra a recuperação e a cura. A condição crônica provoca diferentes doenças, incluindo doenças autoimunes, infecções gastrointestinais e anormalidades respiratórias.
O salsão contém antioxidantes e polissacarídeos que são conhecidos por atuar como anti-inflamatórios, especialmente flavonoides e polifenóis. Estes apoiam a saúde geral, especialmente à medida que envelhecemos, lutando contra os danos dos radicais livres que podem levar à inflamação.
Pesquisas evidenciaram diferentes tipos de antioxidantes que são responsáveis pelos benefícios do salsão e o tornam útil para tratar uma ampla variedade de condições agravadas pela inflamação, como dor nas articulações, gota, infecções nos rins e no fígado, doenças de pele, síndrome do intestino irritável, infecções do trato urinário, entre outros.
3. Ajuda a tratar e prevenir a pressão alta
Extratos de sementes de salsão ou aipo têm propriedades anti-hipertensivas que ajudam a reduzir a pressão alta. Os benefícios do salsão para a redução da pressão arterial vêm de suas sementes, que contêm extratos hexânicos, metanólicos e aquoso-etanólicos que melhoram a circulação, diminuem a inflamação e ajudam a controlar a pressão arterial, além de agir como um relaxante muscular, melhorando o fluxo de cálcio e potássio para dentro e para fora das células.
O extrato de salsão ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem e se contraírem, melhorando o fluxo sanguíneo, o que ajuda a saúde geral do coração.
4. Ajuda a prevenir úlceras
O salsão se mostra eficaz para ajudar a prevenir ou reduzir a formação de úlceras dolorosas. Essa foi a descoberta realizada em um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical Biology. Foi constatado que o salsão contém um tipo especial de extrato de etanol que é útil para proteger o revestimento do trato digestivo de úlceras.
O extrato tem a capacidade de repor significativamente os níveis esgotados de muco gástrico, que é necessário no revestimento do estômago para evitar a formação de pequenos orifícios e aberturas. Pesquisadores acreditam que há benefícios do salsão para nutrir o estômago, cólon e intestinos devido à presença de constituintes químicos, como flavonoides, taninos, óleos voláteis e alcaloides, que controlam o nível de ácido gástrico liberado, enquanto melhora o nível de muco protetor.
5. Protege a saúde do fígado
Há benefícios do salsão também para a saúde do fígado. Sua ação ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no órgão, o que significa que se você está sofrendo da doença do fígado gorduroso, o salsão pode ser um alimento imprescindível e que vai colaborar positivamente com o tratamento desta condição.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição e Ciência de Alimentos da Universidade de Helwan, no Egito, evidenciou que quando os ratos foram alimentados com salsão, experimentaram uma redução na quantidade de acúmulo perigoso de gordura no fígado. Precisamente, quando os pesquisadores suplementaram as dietas ricas em colesterol de ratos com salsão, chicória e pó de cevada, observaram uma melhora na função das enzimas hepáticas e nos níveis de lipídios no sangue. Quanto mais salsão, chicória e cevada os ratos receberam, mais apresentaram melhora.
6. Ajuda a perder peso
O consumo de salsão emagrece. Isso é possível porque ele é um alimento com baixas calorias, mas com nutrientes relevantes que ajudam a perder peso. Sua composição ajuda a regular o metabolismo lipídico e fornece antioxidantes, eletrólitos, vitaminas e minerais, como vitamina C, vitaminas do complexo B e potássio, todos com pouquíssimas calorias.
As pessoas que estão em uma dieta para redução de peso podem incluir esse alimento nas saladas, sopas, caldos e guisados. Também é usado popularmente na preparação de diferentes molhos caseiros que são consumidos com outros vegetais, como cenouras. Uma opção interessante e fácil é que o salsão pode ser cortado em tiras e ingerido como um lanche baixo em calorias e muito nutritivo, permitindo que você se alimente sem adicionar calorias extras à sua dieta.
7. É diurético e melhora a digestão
Um dos componentes do salsão são os polissacarídeos. Eles são antioxidantes à base de pectina que oferecem uma infinidade de benefícios anti-inflamatórios. Além disso, sementes de salsão contêm um composto inodoro e oleoso conhecido como NBP, que tem um efeito diurético e ajuda a desintoxicação do corpo.
O efeito diurético também pode ser um dos motivos pelo qual as sementes de salsão ajudam a baixar a pressão arterial, pois como ele melhora a circulação no intestino, também é eficaz para melhorar a digestão, ajudando a aliviar o inchaço da retenção de água.
8. Ajuda a combater infecções
O salsão é usado medicinalmente há séculos como um alimento antibacteriano. Esses efeitos se confirmaram em um relatório de publicado no Journal of Pharmacy and Pharmacology em 2009, que mostra que o salsão contém componentes antimicrobianos especiais, que são encontrados nas suas sementes.
Quando o extrato foi retirado e misturado com bactérias nocivas que causam infecção em humanos, o extrato de salsão foi capaz de purificar e reduzir significativamente o crescimento das bactérias. Esse resultado sugere que o salsão pode ser usado para aumentar a imunidade e combater infecções bacterianas.
9. Ajuda a prevenir infecções do trato urinário
O salsão é relevante para ajudar a prevenir infecções no trato urinário porque ele é capaz de reduzir o ácido úrico e estimular a produção de urina. Esse efeito estimula o organismo para combater infecções bacterianas no trato digestivo e nos órgãos reprodutivos. Além disso, pode ajudar a tratar distúrbios na bexiga, problemas renais e até mesmo cistos nos órgãos reprodutivos.
10. Pode ajudar a proteger o organismo do câncer
O salsão faz parte da família de alimentos que protegem o organismo contra o câncer. Esses alimentos incluem plantas e vegetais como cenoura, aipo, erva-doce, salsa e nabo. Eles contêm compostos quimioprotetores chamados poliacetilenos.
Estudos realizados mostraram que os poliacetilenos ajudam a reduzir a toxicidade e combatem a formação de câncer, principalmente o de mama, intestinal e leucemia. Além disso, os poliacetilenos têm muitos efeitos de reforço imunológico, incluindo habilidades de combate a tumores que impedem a proliferação de células modificadas.
O corpo docente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, afirma que “os poliacetilenos apresentam muitas bioatividades interessantes, incluindo atividade anti-inflamatória, antiagregante plaquetária, citotóxica, antitumoral, bem como atividade contra bactérias e micoplasma.”
Para finalizar, o salsão contém um flavonoide chamado apigenina, que evidenciou induzir a morte nas células cancerosas.
11. Ajuda o corpo a expulsar toxinas nocivas
O fato de o salsão conter antioxidantes em abundância o torna um alimento poderoso e capaz de expulsar as toxinas nocivas do corpo. A sua ingestão como parte de uma dieta saudável também ajuda a evitar muitas doenças potenciais e infecções da vesícula biliar, pâncreas e rins, que geralmente são desencadeadas por toxinas nocivas.
12. Aumenta a imunidade
Entre as muitas vitaminas presentes no salsão, está a vitamina C, que contribui relevantemente para aumentar a imunidade. Esse é mais um dos benefícios do salsão, que ajuda a construir e desenvolver um sistema imunológico eficiente e saudável e dessa forma ficamos menos vulneráveis a infecções e vírus. Se por exemplo, você sofre de resfriado com muita frequência, o consumo regular de salsão pode ajudar a proteger e evitar que resfriados rotineiros aconteçam.
13. Ajuda a regular o sono e distúrbios relacionados
O salsão contém magnésio e esse nutriente provoca um efeito relaxante e calmante nos nervos, o que promove um bom padrão de sono. Isso significa que se você enfrenta um distúrbio do sono como a insônia, você pode incluir na dieta e experimentar estes benefícios do salsão.
14. Contribui com a saúde da pele
O suco de salsão é muito usado para manter uma pele mais jovem, e isso é resultado da alta concentração de água, que ajuda na hidratação do organismo. Além disso, o consumo de suco de salsão também contribui notavelmente para a maciez e flexibilidade da pele.
Como usar?
Antes de usar o salsão, é necessário fazer uma boa escolha na hora de comprar. Se possível, compre um salsão orgânico, que seja livre de produtos químicos, além disso, observe se os talos parecem firmes e não são muito flexíveis. Se ainda estiverem com as folhas, procure por folhas com a cor viva e que não estejam murchas. Após a compra, não lave o salsão imediatamente depois de trazê-lo para casa, porque isso pode fazer ele estragar mais rápido. Em vez disso, armazene o salsão seco dentro da geladeira, embrulhado em uma toalha de papel, e lave quando for consumir.
Para usar o salsão, descarte a base, que geralmente é firme e branca. As folhas podem ser usadas em receitas como sopas e ensopados. Já os talos, após a higienização correta, podem ser cortados em pedaços e usados na salada.
Se for cozinhar, prefira a opção no vapor, pois ela mantém mais antioxidantes intactos. Compostos de salsão, incluindo seus flavonoides e polifenóis, são nutrientes delicados que podem ser perdidos quando você cozinha. É melhor comer cru ou cozinhá-lo levemente para amaciá-lo, por alguns minutos.
Receitas
Veja algumas formas de incluir esse alimento na sua dieta. Confira abaixo algumas receitas.
1. Receita de suco de salsão hidratante
Ingredientes:
- 120 ml de água de coco.
- 4 talos de salsão.
- 1 pepino.
- 1 limão.
Modo de preparo:
Usando uma centrífuga de frutas, faça um suco de salsão, pepino e limão. Despeje a água de coco e misture delicadamente com o suco para misturar. Consuma imediatamente.
2. Receita de sopa de legumes com frango
Ingredientes:
- 3-4 cenouras descascadas;
- 01 cebola picada;
- 04 talos de salsão picados;
- 01 abobrinha, em fatias finas;
- 03 peitos de frango;
- 05 xícaras de caldo de galinha;
- Sal marinho e pimenta preta a gosto;
- 50 gramas de queijo cru.
Modo de preparo:
Corte o frango e pique as cenouras, o salsão, a abobrinha e a cebola. Coloque o frango e os legumes em uma panela grande e cubra com água fria. Aqueça e cozinhe sem tampar até que o frango esteja completamente cozido (aproximadamente 30 minutos). Coe o frango e os legumes e acrescente-os de volta ao recipiente. Despeje o caldo, tempere com sal marinho e pimenta do reino e aqueça por 10 minutos. Cubra com queijo e sirva.
3. Receita de salada de aipo e cebola roxa
Ingredientes:
- 04 colheres de sopa de azeite.
- 01 cebola vermelha pequena, finamente cortada.
- 03 xícaras de salsão em fatias finas (inclua as folhas se elas estiverem presas aos talos).
- 03 colheres de sopa de suco de limão.
- 1/4 colher de chá de sal.
- 1/2 xícara de parmesão ralado ou queijo duro.
Modo de preparo:
Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até a cebola ficar macia e levemente dourada, cerca de 20 minutos. Em uma tigela grande, misture a cebola e o salsão cozidos. Em uma tigela menor, misture o restante azeite (2 colheres de sopa), suco de limão e sal. Despeje o molho sobre a cebola e o salsão e misture bem. Polvilhe com queijo ralado.
Precauções
O salsão está entre um pequeno grupo de alimentos que pode causar reações alérgicas graves em alguns casos, semelhante a uma alergia de amendoim. Quando alguém que é alérgico ao salsão é exposto a seus óleos, isso pode causar efeitos colaterais potencialmente fatais. As sementes de salsão contêm níveis mais altos de conteúdo de alérgeno, que não é destruído durante o cozimento, portanto, o salsão deve ser completamente evitado por qualquer pessoa que tenha uma alergia alimentar conhecida.
Conclusão
O salsão é uma excelente fonte de antioxidantes e enzimas benéficas, também é rico em vitaminas e minerais, como vitamina K, vitamina C, potássio, folato e vitamina B6 que ajuda a diminuir o colesterol alto, inflamação, prevenir ou tratar a pressão alta, prevenir úlceras, proteger o fígado, emagrecer, aumentar a digestão e reduzir o inchaço, além de potencialmente proteger contra o câncer e agir como um antimicrobiano que combate infecções.
Seja na sopa, no suco ou na salada, utilize esse alimento muito nutritivo e aproveite todos os benefícios do salsão para a saúde e boa forma.
Referências adicionais:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3684138/
- https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/301807?manu=&fgcd=&ds
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3113355/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5291566/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20645778
Nenhum comentário: