Sensor Freestyle Libre – Como Funciona, Benefícios e Dicas
Os avanços para o tratamento e controle da diabetes tipo 1 e tipo 2 cresceram absurdamente, desde a invenção da insulina em 1921. No entanto, alguns métodos continuam sendo muito incômodos e invasivos, como o monitoramento dos níveis de açúcar, que requer incontáveis punções para tirar sangue.
Com o objetivo de eliminar esse procedimento, muitos produtos foram lançados recentemente para monitorar os níveis de glicose no sangue, entre eles está o sensor Freestyle Libre. Ele é um sistema de monitoramento de glicose, fabricado pela Abbott Diabetes Care Inc. e sua principal diferença, quando comparado aos demais, é não precisar realizar picadas no dedo duas vezes por dia para calibrar as leituras, ou seja, o sensor Libre requer calibração zero.
Obtenha mais informações sobre o sensor Freestyle Libre, saiba como ele funciona, seus benefícios e também algumas dicas.
Sensor Freestyle Libre – Como funciona?
Freestyle Libre é um sensor de monitoramento de glicose. Ele é um dispositivo portátil que permitem medir e visualizar a concentração de glicose no sangue continuamente, por vários dias. Através dessas informações é possível melhorar o conhecimento sobre flutuações e dinâmica da glicose, revelando episódios hipoglicêmicos e hiperglicêmicos para tomar decisões de gerenciamento.
O sensor Freestyle Libre foi aprovado em setembro de 2017 pela FDA e é considerado o primeiro dispositivo de monitoramento de glicose que não requer testes com punção digital para calibração, pois o dispositivo vem calibrado de fábrica.
As duas partes fundamentais para realizar esse processo é um sensor e um leitor e cada um realiza uma função específica.
– Sensor
Ele contém uma fina agulha maleável, e é inserido no tecido subcutâneo. Sua finalidade é medir um sinal elétrico proporcional à concentração de glicose presente no líquido intersticial a cada minuto. Diferente do que muitas pessoas pensam, o sensor não fica em contato com o sangue.
O modelo Freestyle Libre tem um sensor redondo que deve ser aplicado na parte posterior superior do braço com um dispositivo simples e descartável que o acompanha, chamado “aplicador”. Quando o sensor é aplicado, um pequeno filamento estéril e flexível é inserido sob a pele e ele permanece fixo no local por causa de uma camada adesiva.
– Leitor
Ele é um dispositivo portátil, que recebe o sinal do sensor e o visualiza em um monitor. Através desse aparelho é possível realizar a leitura da glicose das últimas horas, assim como uma “fotografia” daquele momento e a sua tendência.
Os dados dos últimos meses também são armazenados, sendo assim o diabético consegue fazer uma análise mais ampla, para entender as oscilações mais comuns. Particularmente, esse dispositivo vem sendo alvo de muitos investimentos. Recentemente a Abbott lançou o aplicativo FreeStyle LibreLink para iPhone 7 (ou posterior) e Android. O FreeStyle LibreLink permite que os usuários do seu sensor leiam seus dados de açúcar no sangue diretamente em um smartphone, dispensando o dispositivo de leitura portátil separado.
Benefícios
O principal benefício obtido com o uso do sensor é manter controlado os níveis de glicose e evitar problemas relacionados, preservando assim a saúde, mas existem também outras vantagens.
- O sensor é fácil de aplicar, se comparado a outros monitores de glicose: O Freestyle Libre Abbott é vendido inicialmente como um kit, que inclui um aplicador de sensor. Esse objeto ajuda a introduzir o sensor na pele de forma mais rápida, precisa e indolor.
- Discreto: O sensor Libre é pequeno, seu tamanho é muito semelhante a uma moeda de 1 real. Geralmente ele é aplicado na parte posterior superior do braço, um local que pode ser facilmente coberto pela roupa, impedindo que ele fique visível, caso essa seja a sua preferência.
- Duração prolongada: Os materiais que são usados permitem que o usuário faça todas as atividades com ele. Por exemplo, a pessoa pode tomar banho, nadar, praticar exercícios físicos e dormir sem precisar remover o sensor em nenhum momento. O sensor Freestyle Libre foi desenvolvido para ser resistente à água e sua duração é de até 14 dias.
- Não precisa de calibragem: O sensor Libre já vem calibrado de fábrica, isso significa que não existe a obrigatoriedade de se submeter às “picadas” no dedo para checar os níveis de açúcar no sangue, como acontece com outros modelos.
- Leitor com tecnologia de leitura rápida e que permite inserir informações: O leitor é capaz de capturar as informações em apenas 1 segundo. Então, para fazer a leitura da glicose, basta aproximar o sensor e o leitor, um processo que pode ser feito através da roupa, sem dor e com muita rapidez.
A leitura entrega informações atualizadas da glicose, assim como o histórico glicêmico das últimas 8 horas e uma seta de tendência mostrando se a glicose está subindo, baixando ou mudando lentamente para que o usuário verifique se precisa ficar atento ou interferir de alguma forma.
O leitor armazena os dados por 90 dias e fornece um panorama completo da glicose do paciente ao longo de três meses. Dessa forma, é possível tomar conhecimento das oscilações, assim como em quais momentos ela mais acontece, e essas informações podem ajudar a equipe médica a fazer as adaptações necessárias no tratamento. Além disso, permite adicionar notas de alimentos e doses de insulina que foram administradas durante o uso.
Dicas
Mudar a forma de acompanhar os seus níveis de glicose no sangue pode exigir um período de adaptação, assim como a administração de muitas situações novas que podem acontecer. Visando acelerar esse processo, trouxemos aqui algumas dicas valiosas.
1. Aplique o sensor Libre em um local plano
Encontre uma região plana, o mais alto possível na parte interna do seu braço para posicionar o seu sensor. Isso é importante porque assim o sensor correrá menos riscos de sofrer uma colisão, com pessoas ou objetos, pois se isso acontecer pode remover o sensor. Encontrar um local plano também pode aumentar a sua fixação e evitar que ele descole precocemente nas bordas.
2. Inicie o uso do sensor à noite, antes de ir para a cama
As primeiras 24 horas podem apresentar uma incompatibilidade com os níveis reais de glicose. Considerando este ponto, se você inserir o sensor antes de dormir, ele terá o tempo necessário para se estabelecer em um período onde os níveis costumam ser um pouco mais estáveis. Outra opção é aplicar o sensor e iniciar após 12 ou 24 horas.
3. Use um adesivo externo para reforçar a aderência
O adesivo pode descolar, principalmente nos dias mais quentes e também após períodos de transpiração excessiva, como acontece durante os exercícios. Se você perceber que isso também acontece com o seu sensor, é possível encontrar no mercado alguns adesivos externos para reforçar a aderência de seu sensor e evitar que ele saia antes do tempo.
4. Seja cauteloso antes de tomar uma decisão
Se você está acostumado a realizar a punção digital para fazer a leitura da glicose, ao trocar para o monitoramento com um sensor de leitura rápida, você pode ver a todo instante o que está acontecendo com os seus níveis, inclusive depois das refeições e durante as atividades cotidianas.
Então, não esqueça que é normal existirem oscilações. Por exemplo, logo após o almoço é possível que seu leitor sinalize uma seta de tendência ascendente informando que a glicose está se movendo para um determinado caminho, mas possivelmente ela mudará quando a insulina começar a funcionar. Então, é preciso ser paciente e cauteloso antes de tomar antes de tomar uma decisão.
5. Não fique obcecado com as pequenas variações
É importante frisar que você não obterá a mesma leitura de dois equipamentos diferentes, considerando principalmente que um sensor realiza a leitura do líquido intersticial, enquanto um medidor usa o sangue.
Ter pequenas variações é normal e quanto maior o seu nível de açúcar no sangue, maior será a diferença entre os números obtidos com o seu medidor. Sendo assim, se você sofre com altos níveis, veja com o seu médico como essa condição deve ser considerada quando você estiver usando um sensor.
6. Mudança de ambientes pode causar oscilações momentâneas nas leituras
Mudanças de temperatura e iluminação que acontecem quando você sair do chuveiro quente para um local mais frio, ou passa de um local escuro para um claro, tendem a provocar mudanças momentâneas, embora não seja uma regra. Se isso acontecer, faça uma nova leitura novamente depois de alguns minutos para tomar qualquer ação mediante os resultados.
7. Respeite o tempo de 6 minutos depois de realizar intervenções de tratamento
O fato de o sensor Freestyle Libre medir o fluido intersticial sob a pele, que é diferente do sangue na ponta dos dedos trás uma leitura “atrasada” se os métodos forem comparados. Isso é especialmente importante quando os níveis de glicose estão se movendo rapidamente, então se você acabou de tratar uma hipoglicemia, saiba que será necessário aguardar mais alguns minutos para o seu leitor alcançar os dados. Se precisar entender prontamente se a medicação ingerida fez efeito, ou se os sintomas que você experimenta não coincidem com a leitura do sensor, realize uma punção digital.
8. Em caso de dúvidas ou problemas, sempre procure ajuda do fabricante
Se o seu sensor soltou antes do tempo, desligou ou se as leituras estão fora de sintonia, busque ajuda do fabricante para entender como proceder. Certamente ele terá um serviço à disposição para te auxiliar e recomendar a melhor solução.
Onde comprar?
O sistema de monitoramento de glicose FreeStyle Libre é indicado para pessoas com diabetes (independente do tipo), a partir de 4 anos de idade. Ele não precisa de receita médica, mas para adquirir é necessário primeiro efetuar seu cadastro no site da FreeStyle Libre (freestylelibre.com.br).
O interessado será direcionado para um parceiro conveniado para realizar a compra. Ele, por sua vez, exige que o cliente concorde com o compartilhamento de seus dados, conforme assinalado ao ingressar no site e após estar previamente cadastrado poderá adquirir somente um leitor.
As compras são realizadas com o CPF informado no ato do cadastro, e cada cliente poderá adquirir até 2 sensores em sua primeira compra e até 4 sensores a partir da segunda compra. Para garantir o uso responsável e adequado do sensor FreeStyle Libre, a segunda compra de sensores só poderá ser realizada 10 dias após a compra anterior.
O kit inicial custa R$ 599,70, e é composto por um leitor e dois sensores que duram até 14 dias cada. Para continuar usando é preciso comprar novos sensores, e eles podem ser encontrados em kits com duas unidades, que custam R$ 239,90, porém é possível também realizar a compra de quatro unidades ou seis, e os valores podem sofrer variação conforme a promoção e componentes presentes no kit.
Usar o sensor FreeStyle Libre te permite conhecer as oscilações de seus níveis de glicose no sangue em todos os horários do dia, e ter acesso a informações para que você possa realizar as intervenções necessárias, sem precisar recorrer as punções digitais. Através dos dados obtidos também é possível ajudar o seu médico a definir o protocolo de tratamento mais adequado, garantindo o correto gerenciamento da doença e a sua qualidade de vida.
Referências adicionais:
- https://www.diabetes.co.uk/blood-glucose-meters/abbott-freestyle-libre.html
- https://diatribe.org/abbott-freestyle-libre-transforming-glucose-monitoring-through-utter-simplicity-fingersticks
- https://diabetesstrong.com/fit-with-diabetes-part-4-the-pros-and-cons-of-cgm/
- https://www.diabetes.co.uk/news/2018/oct/second-version-of-freestyle-libre-will-include-optional-alarm-94462644.html
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5191073/
- https://www.freestylelibre.com.br/index.html?gclid=CjwKCAjwjIHeBRAnEiwAhYT2h4mpbEwcVrxr4WmeoO37Lwyip2pmkpSZHJvqkpNdJm3O8UoEbScj4RoCBbcQAvD_BwE
Nenhum comentário: