Ads Top

15 Remédios para Triglicerídeos Alto Mais Usados

Remédios para triglicerídeos alto

Quando falamos sobre a circulação de gordura na corrente sanguínea, você pensa imediatamente no colesterol, certo? Mas, considere que há outro tipo de gordura chamada triglicérides, que não deve de jeito nenhum ser ignorada. Assim como o colesterol, os triglicerídeos altos merecem sua atenção e cuidados, pois eles podem desenvolver problemas médicos impactantes para a saúde.

Se você está buscando alternativas para baixá-los após um diagnóstico, conheça aqui os remédios para triglicerídeos alto mais usados.

Triglicerídeos – O que é?

Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue. Eles são feitos no fígado ou convertidos a partir da alimentação, pois o corpo transforma as calorias que não serão usadas prontamente em triglicérides e armazena nas células adiposas. Eles são essenciais para o corpo, pois esse estoque é liberado gradualmente para gerar a energia necessária para o corpo funcionar corretamente.

No entanto, se você come mais calorias do que queima diariamente, pode desenvolver altos níveis de triglicérides e aumentar os riscos de ter problemas médicos impactantes para a saúde.

Também é preciso considerar que os triglicérides dificilmente circulam sozinhos pela corrente sanguínea, pois eles geralmente se ligam a uma proteína e se tornam uma lipoproteína conhecida como um quilomicron ou uma lipoproteína de densidade muito baixa. Essas lipoproteínas não são muito pesadas ou densas, o que significa que o excesso aumenta significativamente as chances de ter doenças cardíacas.

Quais os valores de referência de triglicerídeos?

Segundo o National Heart, Lung, and Blood Institute (Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue), o adequado é que os níveis de triglicerídeos estejam abaixo de 150 mg dL (1,69 mmol / L).

  • São considerados limítrofes níveis entre 150 mg / dL (1,69 mmol / L) e 199 mg / dL (2,25 mmol / L);
  • São classificados como altos os níveis entre 200-499 mg / dL (2,26-5,63 mmol / L).
  • São considerados extremamente altos os níveis acima de 500 mg / dL (5,64 mmol / L).

Quais as causas para altos níveis de triglicerídeos?

As causas para desenvolver altos níveis de triglicérides podem ser primárias ou secundárias. As primárias incluem vários distúrbios genéticos que afetam o metabolismo dos triglicerídeos, do colesterol ou de ambos. Já as causas secundárias estão ligadas ao excesso de gordura na dieta ou condições subjacentes, que incluem:

  1. Obesidade: Ter excesso de peso costuma aumentar o nível sanguíneo de triglicerídeos;
  2. Condições médicas:  Diabetes, doença renal, baixa função da tireoide e doença hepática estão associados a níveis elevados de triglicérides no sangue;
  3. Idade: Conforme você envelhece, os  números de triglicérides tendem a aumentar;
  4. Dieta: Consumir muito açúcar ou álcool pode aumentar a quantidade de triglicerídeos produzidos no fígado;
  5. Medicamentos: O uso de contraceptivos orais, esteróides e diuréticos estão associados a altos níveis de triglicérides;
  6. Hereditariedade: Níveis elevados de triglicérides pode ser uma condição herdada da família. Isso significa que se seus pais e irmão sofrem com o problema, você tem mais chances de desenvolver.

O que pode acontecer se os níveis de triglicérides forem muito altos?

  • Aterosclerose: Algumas pesquisas apontam que os triglicérides podem desempenhar um papel em todas as formas de aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias que podem levar a problemas cardíacos mais graves.
  • Doença arterial coronariana: Quando existem placas acumuladas nos vasos do coração, o resultado pode ser uma doença arterial coronariana. Ela restringe o fluxo sanguíneo para o coração e também para outros órgãos vitais. Também aumenta os riscos de formar um coágulo de sangue capaz de bloquear ainda mais a artéria. As condições mais comuns associadas a essa condição são: ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca.
  • Pancreatite: A pancreatite é uma condição muito dolorosa, às vezes fatal, que afeta o pâncreas. Pesquisadores apontam que entre 1% e 4% dos casos de pancreatite aguda são provocados por triglicerídeos elevados, e mais da metade dos casos de pancreatite que ocorrem durante a gravidez são desencadeados por altos níveis de triglicérides.
  • Distúrbios da pele: Akshay Khandelwal, cardiologista do Henry Ford Hospital, em Detroit, afirma que os níveis de triglicérides muito altos podem resultar em uma condição de pele desconfortável conhecida como xantomas eruptivos. Ela é caracterizada por uma erupção irregular, de cor amarela com uma borda marrom. A erupção muitas vezes aparece nas nádegas ou ao redor dos joelhos, cotovelos e axilas, e embora sejam raros e dificilmente ligados aos níveis de triglicérides muito superiores a 1.000 mg / dL, vários casos de pessoas com essa condição foram relatados nos últimos anos.

É fato que triglicérides altos causam prejuízos para a saúde, então confira a seguir alguns remédios para triglicerídeos alto ou manter a condição controlada.

15 remédios para triglicerídeos alto

Se os seus níveis de triglicerídeos foram indicados como altos nos seus exames, você possivelmente precisará de uma avaliação para descobrir o motivo. O médico pode investigar se existe um quadro de diabetes, tireoide, doença renal e outros, e se qualquer uma dessas condições for evidenciada, um tratamento direcionado será recomendado.

Porém, para a maioria das pessoas, o segredo para baixar os triglicerídeos será as mudanças no estilo de vida, e elas costumam ser a primeira abordagem de um tratamento. No entanto, se não surtirem o efeito esperado, um medicamento para triglicerídeos pode ser prescrito.

Mudanças na dieta e no estilo de vida

1. Gerenciamento do peso

Como citamos, o excesso de calorias é uma das principais causas dos triglicerídeos elevados, por isso cortar calorias e reduzir o peso é um bom remédio para triglicerídeos alto.

A Escola de Medicina e Farmacologia da Austrália realizou um estudo que mostrou que a perda de peso diminuiu significativamente a insulina plasmática, triglicerídeos, colesterol total e níveis de colesterol LDL (ruim). Isso significa que diminuir a ingestão de calorias vazias provenientes de bebidas adoçadas, carboidratos refinados e produtos processados e aumentar o consumo de vegetais, nozes, sementes, alho e batata-doce pode ser o caminho para emagrecer e diminuir triglicérides.

2. Evitar alimentos açucarados

Refrigerantes, sucos industrializados e naturais com açúcar, chá e café adoçados, alimentos como pães, bolos e outros produtos industrializados e tudo que contenha xarope de milho com alto teor de frutose deve ser evitado.

American Journal of Physiology publicou um estudo que mostra que os ratos tiveram um aumento de um aumento de 20% na produção de triglicérides depois de consumir frutose. De acordo com os resultados, a frutose dietética não apenas aumenta a produção de triglicérides, mas também prejudica a sua eliminação.

Então, ao invés de consumir muitos alimentos ricos em frutose, acrescente carboidratos complexos e gorduras saudáveis ​​à sua dieta.

3. Trocar carboidratos refinados por complexos

Os carboidratos complexos são alimentos ricos em fibras solúveis, que fazem você se sentir satisfeito por um longo período de tempo, além de contribuir com a redução de peso corporal e também dos níveis de triglicerídeos, naturalmente.

No ano 2000, o Instituto Rogosin, em Nova York, conduziu um estudo que mostrou que uma dieta com pouca gordura e rica em carboidratos enriquecidos com açúcares simples foi capaz de aumentar a fração de ácidos graxos recém-sintetizados, junto com um aumento na concentração de triglicérides.

Sendo assim, incluir no seu cardápio vegetais, sementes e nozes germinadas, quinoa e outros alimentos ricos em fibras pode ajudar a tratar a condição.

4. Escolher gorduras saudáveis

Nem todas as gorduras são prejudiciais, e nos últimos anos inúmeros estudos mostraram que algumas são importantes e podem contribuir com a boa saúde. Por exemplo, os alimentos ricos em ácidos graxos do tipo ômega-3 ajudam a diminuir os níveis séricos de triglicerídeos, diminuindo a liberação de ácidos graxos livres para o fígado e a atividade das enzimas sintetizadoras de triglicérides. 

Isso significa que comer alimentos ricos em ômega-3, como salmão selvagem e cavala, sementes de chia e linhaça completa a sua cota de gordura saudável e funciona como um remédio para baixar triglicerídeos. Seguir uma dieta cetogênica, que tem como base as gorduras saudáveis, pode reduzir o risco de marcadores de doenças cardíacas, incluindo colesterol alto e triglicérides.

5. Reduzir o Álcool

A ingestão de álcool é prejudicial para a saúde de várias maneiras, e seu consumo excessivo aumenta os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, doença hepática gordurosa alcoólica e pancreatite. Ainda que o consumo leve a moderado de álcool esteja relacionado a uma diminuição dos triglicérides, aqueles que têm altos níveis podem se beneficiar se diminuir ou eliminar o álcool da dieta.

Esse fator inclusive foi apontado em uma pesquisa publicada na Current Opinion in Lipidology, que mostrou que a alta ingestão de álcool pode ser prejudicial porque está associada a triglicérides elevados.

6. Praticar exercício físico regular

Os exercícios físicos são recomendados como um remédio para tratar uma série de problemas para a saúde, então não é de se estranhar que eles também sejam um remédio para triglicerídeos alto.

Segundo um estudo publicado pela equipe da Medicine and Science in Exercise and Sports, um grupo composto por 11 mulheres saudáveis ​​que realizaram uma caminhada rápida por cerca de duas horas apresentou uma concentração de triglicerídeos 30% menor em comparação com outro grupo que não praticou nenhum exercício.

Para experimentar esses benefícios, basta incluir na rotina pelo menos uma hora de caminhada, corrida, musculação, ioga ou qualquer outro tipo de exercício que você sinta prazer de realizar. 

Suplementos

7. Óleo de peixe

O óleo de peixe é um suplemento acessível e muito fácil de encontrar. Quando ingerido nas quantidades adequadas, ele suprime de forma eficaz a inflamação do tecido adiposo e controla as vias metabólicas, o que regula o trânsito de nutrientes e reduz os triglicerídeos.

Esse benefício foi percebido através de uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa em Saúde Cardiovascular que fica na Dakota do Sul. Através dos resultados, foi possível perceber que os ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa são eficientes na redução dos níveis de triglicérides. Aproximadamente 3 ou 4 gramas por dia já podem reduzir entre 25% e 50% os níveis após um mês de tratamento.

8. Niacina

Um remédio para baixar triglicerídeos comumente recomendado é a niacina, ou vitamina B3, como também é conhecida. O Archives of Internal Medicine publicou uma pesquisa mostrando que a terapia com niacina pode melhorar todas as anormalidades lipoproteicas. Foi possível evidenciar que a niacina ajudou a reduzir os níveis de triglicerídeos entre 30% e 50%, diminuir o colesterol LDL (ruim) em 5% e 25% e elevar os níveis de colesterol HDL (bom) em 20% e 30%. 

Isso significa que a niacina produz melhorias significativas nos marcadores de doença arterial coronariana, mas seu uso pode ter efeitos colaterais, como níveis elevados de enzimas hepáticas. Porém, a baixa dose de niacina combinada com estatina tem sido associada a uma diminuição nos eventos cardiovasculares.

9. Ácido lipoico

O ácido alfa lipoico é um ácido graxo de cadeia curta, e um dos mais potentes antioxidantes do nosso corpo. É solúvel tanto em água quanto em gordura, diferentemente de outras substâncias antioxidantes. Embora o nosso organismo o produza naturalmente, a suplementação pode ajudar a eliminar os triglicerídeos na corrente sanguínea depois de comer. 

Em 2009, a Archives of Biochemistry and Biophysics analisou os níveis de triglicérides de ratos diabéticos que foram alimentados com uma dieta contendo ácido lipóico por cinco semanas. As descobertas mostraram que aqueles que foram suplementados exibiram um elevado teor de glicogênio, o que sugere que os carboidratos ingeridos foram armazenados como glicogênio, diminuindo assim os níveis de triglicérides.

10. Alho

O alho está longe de ser apenas um ingrediente para temperar e trazer mais sabor aos seus pratos. Há séculos ele é usado pela medicina alternativa para tratar e prevenir uma série de problemas médicos, incluindo as doenças cardíacas.

Uma meta-análise conduzida pela Universidade de Oxford que verificou 17 ensaios clínicos feitos com 952 pessoas descobriu que as preparações de alho em pó desidratado reduziram significativamente os níveis séricos de triglicérides, quando comparados aos participantes que não consumiram. O tratamento feito com alho não só reduziu os níveis de triglicérides, mas também diminuiu o colesterol total. 

Mais um estudo evidenciou esses resultados, porém esse foi feito com alho cru. Segundo os resultados, os ratos que fizeram a ingestão, ou receberam uma injeção de alho cru, tiveram uma redução de 38% nos níveis de triglicerídeos.

Óleos Essenciais

11. Lavanda

O óleo de lavanda também já é usado comumente para reduzir os níveis de estresse, e pensando nas doenças cardiovasculares, esse é um efeito muito benéfico. No entanto, o que pouca gente sabe é que ele também está entre os melhores remédios para triglicerídeos alto, comprovado cientificamente.

Um estudo publicado no ano de 2014 mostrou que o óleo de lavanda exerceu efeitos antioxidantes e hipolipemiantes. Embora tenha sido realizado com ratos, este estudo pode trazer resultados significativos para pessoas com hiperlipidemia. 

Além disso, é muito fácil obter esses benefícios. Basta difundir o óleo de lavanda em casa ou aplicá-lo topicamente no peito e pulsos.

12. Manjericão santo

O manjericão santo contém eugenol, e essa substância tem efeitos antioxidantes e no controle dos níveis de colesterol, o que protege o coração. O manjericão também é capaz de controlar os níveis elevados de glicose no sangue, que está diretamente relacionado aos altos níveis de triglicérides.

O extrato de manjericão pode ser usado adicionando uma ou duas gotas na água ou o chá, mas ele também pode ser usado como um suplemento, e a ingestão deve seguir as orientações do rótulo. 

13. Capim limão

O óleo de capim limão pode servir como um dos remédios para triglicerídeos alto quando é combinado com mudanças na dieta e no estilo de vida. Uma pesquisa publicada na revista Food and Chemistry Toxicology, mostrou que o óleo essencial de capim limão pode diminuir significativamente os níveis de colesterol no sangue.

Essa pesquisa foi feita em ratos, e os resultados foram percebidos após a administração oral por 21 dias. Diante desses resultados, existe uma sugestão que ele pode contribuir com a redução dos níveis de triglicérides também.

Opções de medicamento para triglicerídeos

14. Estatinas

Um tipo de remédios para triglicerídeos alto são as estatinas. Elas também costumam ser recomendadas pessoas que têm níveis baixos de colesterol bom ou altos de colesterol ruim.

Porém, segundo um estudo publicado no American Journal of Cardiology, as estatinas são eficazes para tratar triglicérides apenas quando os níveis estão elevados. Os dados também mostraram que quanto mais as estatinas ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL (ruim), mais eficaz serão na redução dos triglicerídeos.

No entanto, como qualquer outro medicamento, existem efeitos colaterais. Os mais comuns são: dor muscular e, ocasionalmente, danos no fígado, aumento dos níveis de açúcar no sangue e problemas neurológicos, como perda de memória e confusão. 

15. Fibratos

Os fibratos são remédios para triglicerídeos altos que em alguns casos podem ser combinados com estatinas, mas como é motivo de preocupação, isso só pode ser feito mediante recomendação e acompanhamento médico.  

De acordo com estudos, os pacientes com doença cardiovascular, níveis de triglicerídeos modestamente elevados e níveis baixos de colesterol bom são beneficiados com o uso de fibratos. Porém, é preciso entender qual a condição geral de saúde, pois os efeitos colaterais incluem náuseas, dores de estômago e diarreia. Além disso, o uso de fibratos também pode irritar o fígado e causar cálculos biliares quando é feito de forma prolongada.

Palavras finais

Os triglicerídeos altos são prejudiciais, e se não forem gerenciados, podem trazer problemas médicos sérios. Diante desse cenário, incluir na sua rotina remédios para triglicerídeos alto pode ajudar a reduzir e até a prevenir.

Mudar a alimentação, praticar atividades físicas, usar alguns suplementos e óleos essenciais são algumas alternativas com pouco ou nenhum efeito colateral. No entanto, se os resultados forem mínimos, é necessário iniciar o uso de um medicamento para triglicerídeos.

Mas não se esqueça, qualquer uma dessas abordagens deve ser discutida com um médico especializado, pois somente ele poderá recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

Referências Adicionais:

Você já precisou tomar remédios para triglicerídeos alto? Quais foram receitados pelo seu médico? Os níveis voltaram ao normal? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.