Salonpas Funciona? Para Que Serve e Como Usar
Salonpas é um produto de uso adulto que pode ser encontrado na forma de adesivo, emplastro, spray ou gel. Ele pode ser indicado para o alívio de dores e inflamações de condições como fadiga muscular, dores lombares e musculares, rigidez nos ombros, contusões, pancadas, torções, entorses, torcicolo, dores nas costas, nevralgia (dor do nervo), dores articulares e em outros casos recomendados pelo médico.
As informações são da bula de Salonpas.
Será que Salonpas funciona mesmo?
Agora que já vimos para que serve o produto, vamos procurar entender se Salonpas funciona realmente.
O primeiro ponto que temos a destacar é que só podemos esperar que o produto funcione para os casos em que ele for indicado. Portanto, antes de usar Salonpas, é importante que você converse com o médico ou o farmacêutico para se certificar de que ele realmente pode ajudar o seu caso.
Além disso, como vimos no começo do artigo, a bula não informa que Salonpas funciona como um remédio que vai curar as condições ali citadas, mas que pretende aliviar as dores e inflamações resultantes delas.
A bula de Salonpas também informa que o que o produto faz é fornecer ação anti-inflamatória e analgésica (de combate a dor), que alivia a dor e o inchaço ao ser aplicado sobre a região atingida.
O medicamento tópico promove um alívio e uma sensação de refrescância, que são imediatas, ao usuário. No mesmo sentido, o Salonpas proporciona uma sensação de gelo no local onde é aplicado, amenizando assim a dor e o inchaço.
Encontramos relatos de internautas satisfeitos com o desempenho de Salonpas para dor e distensão muscular. Uma usuária afirmou que “(Salonpas) é excelente como anti-inflamatório para dores musculares. Eu uso o adesivo porque o cheiro do Spray me incomoda, mas o efeito é o mesmo”.
Entretanto, se depois de aplicar o produto você não obtiver melhoras, procure o auxílio médico para receber o tratamento adequado.
Efeitos colaterais de Salonpas
A bula do produto informa que ele pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
- Prurido (coceira);
- Eritema (vermelhidão);
- Erupção;
- Lesão bolhosa;
- Descamação;
- Manchas;
- Reações no local da aplicação;
- Irritação local;
- Eczema (inflamação da pele, que pode apresentar vermelhidão, inchaço, bolhas, crostas, descamação, coceira e ardência).
Ao experimentar qualquer uma das reações adversas mencionadas acima ou ainda algum outro tipo de efeito colateral, procure imediatamente a ajuda do médico, além de parar de usar o produto e lavar bem o local com água corrente.
Contraindicações e cuidados com Salonpas
O produto não deve ser utilizado nos seguintes casos:
- Que já tenham demonstrado hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula de Salonpas;
- Que já tenha apresentado hipersensibilidade a outros anti-inflamatórios não esteroidais ou ao ácido acetilsalicílico;
- Crianças com menos de dois anos – o uso em crianças deve ser feito após consultar o médico;
- Na pele irritada, em feridas e/ou escoriações abertas.
Já os seguintes grupos de pessoas só podem utilizar Salonpas depois de consultar o médico:
- Que têm ou já tiveram problemas gastrintestinais como sangramentos, úlceras no estômago ou intestino;
- Que se encontram em tratamento com medicamentos anticoagulantes;
- Que sofrem de doença no fígado ou nos rins;
- Que já tenham tido crise de asma induzida pela administração de salicilatos ou outras substâncias semelhantes;
- Que já tenha apresentado hipersensibilidade a produtos tópicos;
- Mulheres grávidas;
- Mulheres que estejam amamentando.
É necessário informar ao médico caso esteja fazendo uso de qualquer outro medicamento, suplemento ou planta medicinal para que ele determine se não há problemas em utilizar Salonpas e a substância em questão ao mesmo tempo.
O uso do remédio é somente tópico (externo) e ao aplicá-lo, deve-se evitar contato com as mucosas e os olhos. Porém, se isso acontecer, o usuário deve lavá-los bem com água corrente e procurar a ajuda do médico.
Air Salonpas – a versão do medicamento em aerossol – é inflamável e, por tal motivo, deve ser mantido longe do fogo e de chamas. A sua embalagem também não deve ser perfurada ou incinerada.
Como usar Salonpas
Para ter segurança na hora de usar Salonpas ou caso tenha dúvidas, busque a orientação do médico ou farmacêutico antes de aplicar o remédio. Se os sintomas não desaparecerem, você deve buscar a ajuda do médico.
Agora, vamos conhecer as instruções da bula quanto ao modo de usar Salonpas:
- Emplastro Salonpas: Lavar e secar a área afetada. Retirar o filme plástico e aplicar o produto na área afetada de duas a três vezes por dia, sem deixar cada emplastro por mais de oito horas.
- Air Salonpas (aerossol): Lavar e secar a área afetada. Agite vigorosamente o tubo e aplique o produto no mínimo a 10 cm de distância da pele de três a quatro vezes ao dia. Não aplicar no mesmo local por mais de três segundos. No momento de usar, evitar inalação e proteger os olhos durante a aplicação.
- Salonpas adesivo: Lavar e secar a área afetada. Retirar o filme plástico e aplicar o adesivo na área afetada. Aplicar um adesivo na área afetada e deixar por até oito horas. Se a dor persistir após o uso do primeiro adesivo, um segundo adesivo pode ser aplicado por mais oito horas. Não utilize mais do que quatro adesivos ao dia.
- Salonpas gel: Lavar e secar a área afetada. Aplicar o gel na pele de três a quatro vezes ao dia. A quantidade apropriada poderá variar dependendo da área afetada. Não massagear a região durante e após a aplicação.
A bula também informa que não se deve utilizar bandagem ou qualquer outro tipo de material oclusivo (que causa fechamento ou obstrução) na área de aplicação de Salonpas.
Referências adicionais:
- http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=8523242014&pIdAnexo=2234647
- http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=8524152014&pIdAnexo=2234686
Nenhum comentário: