Suco de Couve para Gastrite Funciona?
É muito fácil achar um monte de receitas que prometem ser a solução para doenças como a gastrite.
Entretanto, sabemos que não podemos sair acreditando em tudo o que vemos por aí, não é mesmo? Por isso, antes de tomarmos determinada bebida crentes de que ela vai ajudar em relação à condição, precisamos ter certeza de que ela realmente atua neste sentido.
Por isso, vamos dar uma investigada para tentar descobrir se o suco de couve para gastrite funciona mesmo ou não.
A gastrite
No entanto, antes de vermos se tomar suco de couve para gastrite dá certo, precisamos conhecer o que é e como a condição funciona, não é mesmo?
Pois bem, a doença é caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago. Nela, ocorre o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão provocam danos à parede do estômago.
A gastrite pode ser provocada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobacter pylori.
Ela pode ser aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica, que persiste ao longo de meses ou até mesmo anos. Os sintomas da gastrite incluem: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.
Entretanto, não é em todos os casos que a doença provoca sintomas notáveis – daí a importância em fazer check-ups e exames regulares com o médico. Assim fica mais fácil que o profissional identifique a doença mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite e dê início ao tratamento.
Até porque a gastrite não tratada adequadamente pode gerar complicações como úlcera e câncer. Esses perigos também servem de alerta para que todas as orientações do médico em relação ao tratamento, envolvendo o uso de medicamentos, as mudanças na alimentação e demais aspectos sejam obedecidos.
E então, tomar suco de couve para gastrite funciona?
Os alimentos que servem como fonte de cálcio e vitaminas do complexo B como as verduras – a couve e o espinafre são alguns exemplos desse grupo de alimentos – são bons para a gastrite, desde que o paciente não seja alérgico a essas comidas.
O Penn State Healht, hospital geral da Pensilvânia, explica em seu site que incluir esses alimentos com cálcio e vitaminas do complexo B, como é o caso da couve, na dieta pode contribuir com a diminuição dos sintomas da gastrite.
A couve pode fazer parte de uma cardápio para gastrite para ajudar a amenizar problemas como a dor, a queimação e as náuseas. Recomenda-se bater no liquidificador logo de manhã um copo de água gelada com uma folha de couve e ingerir esse suco de couve para gastrite ainda em jejum para combater a dor.
O consumo de alimentos com vitaminas do complexo B, como a couve, também é indicado porque essas vitaminas são absorvidas pelo revestimento do estômago.
Logo, como na gastrite ocorre justamente a inflamação do revestimento estomacal, é possível que quem tem a condição não esteja conseguindo obter quantidades suficientes do nutriente, completou a publicação.
Além disso, a couve possui um alto teor de glutamina em sua composição, que é um aminoácido considerado como o preferido para as células do estômago e do intestino delgado.
Esse aminoácido promove a saúde digestiva e regenera a mucosa gástrica.
Veja que na maioria dos casos falamos aqui da couve e não do seu suco em si. Portanto, para obter as vantagens atribuídas ao suco de couve para gastrite é fundamental preparar e armazenar a bebida de uma maneira que as propriedades do vegetal sejam preservadas.
Atenção
As informações do tópico acima indicam que pode ser útil tomar o suco de couve para gastrite, no sentido de auxiliar o tratamento da condição. Porém, não estamos afirmando aqui que a bebida cura a doença.
Portanto, converse com o seu médico a respeito da introdução da bebida na sua dieta para gastrite e jamais substitua o tratamento já recomendado por ele apenas pelo consumo do suco, pois isso pode trazer sérios prejuízos para a sua saúde.
Tenha em mente que este artigo serve apenas para informar e não pode substituir um diagnóstico ou tratamento indicado pelo médico.
Como fazer – Receitas de suco de couve
1. Receita de suco natural de couve
Ingredientes:
- Couve a gosto;
- Água;
- Açúcar, adoçante ou mel a gosto. (opcional)
Modo de preparo:
Levar a couve ao liquidificador e bater com a quantidade de água de sua preferência; Passar para uma jarra, adicionar o açúcar, adoçante ou mel a gosto e misturar bem. Servir-se imediatamente.
2. Receita de suco de couve para gastrite
Ingredientes:
- 3 folhas cruas de couve;
- 1 maçã madura
- 200 ml de Água
Modo de preparo:
Juntar as folhas de couve com a água e a maçã (sem sementes) na centrífuga ou no liquidificador; Bater a mistura até adquirir a consistência desejada para o suco. Depois que bater, adoçar a bebida se achar necessário e servir-se imediatamente (de preferência sem adoçar).
É importante tomar o suco de couve para gastrite imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.
Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.
Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o ideal é preparar o suco com alimentos frescos.
É muito importante consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado. Portanto, prefira sucos batidos em liquidificador em relação aos feitos em centrifuga.
Nenhum comentário: