Ads Top

Suco de Couve para Gastrite Funciona?

Suco de couve

É muito fácil achar um monte de receitas que prometem ser a solução para doenças como a gastrite.

Entretanto, sabemos que não podemos sair acreditando em tudo o que vemos por aí, não é mesmo? Por isso, antes de tomarmos determinada bebida crentes de que ela vai ajudar em relação à condição, precisamos ter certeza de que ela realmente atua neste sentido.

Por isso, vamos dar uma investigada para tentar descobrir se o suco de couve para gastrite funciona mesmo ou não.

A gastrite

No entanto, antes de vermos se tomar suco de couve para gastrite dá certo, precisamos conhecer o que é e como a condição funciona, não é mesmo?

Pois bem, a doença é caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago. Nela, ocorre o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão provocam danos à parede do estômago.

A gastrite pode ser provocada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobacter pylori.

Ela pode ser aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica, que persiste ao longo de meses ou até mesmo anos. Os sintomas da gastrite incluem: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, não é em todos os casos que a doença provoca sintomas notáveis – daí a importância em fazer check-ups e exames regulares com o médico. Assim fica mais fácil que o profissional identifique a doença mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite e dê início ao tratamento.

Até porque a gastrite não tratada adequadamente pode gerar complicações como úlcera e câncer.  Esses perigos também servem de alerta para que todas as orientações do médico em relação ao tratamento, envolvendo o uso de medicamentos, as mudanças na alimentação e demais aspectos sejam obedecidos.

E então, tomar suco de couve para gastrite funciona?

Os alimentos que servem como fonte de cálcio e vitaminas do complexo B como as verduras – a couve e o espinafre são alguns exemplos desse grupo de alimentos – são bons para a gastrite, desde que o paciente não seja alérgico a essas comidas.

O Penn State Healht, hospital geral da Pensilvânia, explica em seu site que incluir esses alimentos com cálcio e vitaminas do complexo B, como é o caso da couve, na dieta pode contribuir com a diminuição dos sintomas da gastrite.

A couve pode fazer parte de uma cardápio para gastrite para ajudar a amenizar problemas como a dor, a queimação e as náuseas. Recomenda-se bater no liquidificador logo de manhã um copo de água gelada com uma folha de couve e ingerir esse suco de couve para gastrite ainda em jejum para combater a dor.

O consumo de alimentos com vitaminas do complexo B, como a couve, também é indicado porque essas vitaminas são absorvidas pelo revestimento do estômago.

Logo, como na gastrite ocorre justamente a inflamação do revestimento estomacal, é possível que quem tem a condição não esteja conseguindo obter quantidades suficientes do nutriente, completou a publicação.

Além disso, a couve possui um alto teor de glutamina em sua composição, que é um aminoácido considerado como o preferido para as células do estômago e do intestino delgado.

Esse aminoácido promove a saúde digestiva e regenera a mucosa gástrica.

Veja que na maioria dos casos falamos aqui da couve e não do seu suco em si. Portanto, para obter as vantagens atribuídas ao suco de couve para gastrite é fundamental preparar e armazenar a bebida de uma maneira que as propriedades do vegetal sejam preservadas.

Atenção

As informações do tópico acima indicam que pode ser útil tomar o suco de couve para gastrite, no sentido de auxiliar o tratamento da condição. Porém, não estamos afirmando aqui que a bebida cura a doença.

Portanto, converse com o seu médico a respeito da introdução da bebida na sua dieta para gastrite e jamais substitua o tratamento já recomendado por ele apenas pelo consumo do suco, pois isso pode trazer sérios prejuízos para a sua saúde.

Tenha em mente que este artigo serve apenas para informar e não pode substituir um diagnóstico ou tratamento indicado pelo médico.

Como fazer – Receitas de suco de couve

1. Receita de suco natural de couve

Ingredientes:

  • Couve a gosto;
  • Água;
  • Açúcar, adoçante ou mel a gosto. (opcional)

Modo de preparo:

Levar a couve ao liquidificador e bater com a quantidade de água de sua preferência; Passar para uma jarra, adicionar o açúcar, adoçante ou mel a gosto e misturar bem. Servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de couve para gastrite

Ingredientes:

  • 3 folhas cruas de couve;
  • 1 maçã madura
  • 200 ml  de Água

Modo de preparo:

Juntar as folhas de couve com a água e a maçã (sem sementes) na centrífuga ou no liquidificador; Bater a mistura até adquirir a consistência desejada para o suco. Depois que bater, adoçar a bebida se achar necessário e servir-se imediatamente (de preferência sem adoçar).

É importante tomar o suco de couve para gastrite imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o ideal é preparar o suco com alimentos frescos.

É muito importante consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado. Portanto, prefira sucos batidos em liquidificador em relação aos feitos em centrifuga.

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do suco de couve para gastrite? Sofre com essa condição e já experimentou-o para este propósito? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.