Água de Chia com Limão Funciona Mesmo?
Tanto a chia quanto o limão são alimentos considerados saudáveis, já que fornecem nutrientes que são importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo.
A chia serve como fonte de fibras, ômega 3, proteínas, carboidratos, manganês, magnésio, fósforo, cálcio, zinco, cobre, potássio, ferro, vitaminas do complexo B e antioxidantes.
Por sua vez, a nutricionista Megan Ware contou, em artigo publicado, que o limão serve como fonte de nutrientes como fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato) e vitamina C para o corpo.
Mas será que a receita de uma bebida preparada à base da chia e do limão – a água de chia com limão – pode trazer benefícios para a saúde?
A água de chia com limão funciona mesmo?
Encontramos a história da fisioterapeuta Kleycy de Abreu Rodrigues, uma mulher que chegou a pesar 108 kg depois de sua gestação e encontrou uma maneira de eliminar 48 kg.
Para conseguir isso, a moça decidiu aprender a cozinhar para se alimentar melhor e aprendeu a preparar receitas fit como pizza de farinha de linhaça, bolo funcional de banana e pão de farelo de aveia.
Kleycy também contou que enquanto fazia pesquisas para emagrecer, encontrou uma receita de água de chia com limão e gengibre. Segundo ela, a receita diminuía a sua fome, a desinchava e regulava o seu intestino.
Além disso, a fisioterapeuta passou a se alimentar a cada três horas, a beber dois litros de água e criou uma espécie de kit emagrecimento para si mesma, composto por fita métrica, diário, balança e uma câmera para fotografar a sua própria evolução.
A mulher também contou que passou a praticar 30 minutos de atividades físicas diariamente, de segunda à sábado, sendo que treinava também ocasionalmente de madrugada, enquanto o seu neném dormia.
Observe no relato da fisioterapeuta que, ainda que ela afirme que a água de chia com limão funciona para o seu processo de emagrecimento, a bebida não foi a única responsável pela perda de peso.
Ela também mudou a sua alimentação e passou a praticar exercícios físicos. Ou seja, ainda que a bebida utilizada por Kleycy possa ajudar, ela não faz milagres.
Até porque, de acordo com informações, a ideia de que a água de limão possui fibras que contribuem com o emagrecimento é considerada um mito.
A fruta realmente é composta por uma fibra conhecida pelo nome de pectina, que está associada ao benefício de auxiliar a diminuir o apetite e a ingestão calórica.
Entretanto, como a água de limão é basicamente um suco de limão filtrado e altamente diluído, o resultado é que a bebida fica apenas com vestígios da pectina.
Não existem evidências que a água de limão tenha mais benefícios para a perda de peso do que a água comum.
Portanto, quem deseja e/ou necessita perder peso precisa seguir uma alimentação controlada, equilibrada, saudável e nutritiva e fazer atividades físicas, que auxiliam no aumento da queima calórica.
Tudo isso deve acontecer com o acompanhamento de um nutricionista – que também dirá se a água de chia com limão funciona realmente para o seu caso, em particular – e de um educador físico, para garantir não somente a eficiência como também a segurança do processo.
Cuidado com os mitos
Existem outros mitos que cercam a água de limão.
Existem publicações que dizem que a água de limão é alcalinizante, mas não é verdade que a bebida torna o pH do organismo alcalino. Segundo encontramos, o pH do corpo não pode ser alterado pelo que é consumido na dieta.
Alertamos que também é um mito afirmar que a água de limão combate o câncer. O argumento é que as células do câncer não podem proliferar em um ambiente alcalino. Entretanto, ainda que as células cancerígenas prefiram que as células que a rodeiam sejam ácidas, pesquisas mostram que elas também podem crescer em ambientes alcalinos, além de serem capazes de criar o seu próprio ambiente ácido.
Ou seja, infelizmente a ingestão de alimentos tidos como alcalinos como a água de limão não acaba com o câncer.
Além disso, também não devemos acreditar na afirmação de que a água de limão é detox e limpa o corpo.
A água elimina resíduos do corpo por meio da urina e dos movimentos intestinais saudáveis, entretanto, nada da água de limão melhora esse processo. Na verdade, a maioria das alegações que comidas ou bebidas podem limpar ou desintoxicar os órgãos são simplesmente falsas.
Por mais que a ingestão de água, com limão ou de outra maneira, possa auxiliar uma pessoa a se sentir mais focada pela manhã, a bebida não pode aumentar a inteligência ou elevar o QI.
Sobre o argumento de que a água de limão tem efeitos diuréticos naturais (que estimulam naturalmente a urina), encontramos estudos que confirmam que isso realmente acontece, porém, somente em uma pequena escala.
Qualquer alimento que contém potássio (como o limão e a chia) tem potencial para aumentar a produção de urina, o que virtualmente inclui todas as frutas, vegetais, carnes e produtos laticínios.
Além disso, quanto mais água (com limão ou não) uma pessoa consumir, mais ela vai urinar.
Cuidados com a água de chia com limão
Alertamos que, ainda que a água de limão seja uma bebida de consumo seguro, os ácidos presentes na fruta podem danificar o esmalte dos dentes ao longo do tempo, o que torna os dentes propensos ao desenvolvimento de cáries.
Para controlar esse efeito colateral da água de limão, recomendamos consumir a bebida com o auxílio de um canudo, sempre que possível, como forma de evitar o contato do limão com os dentes.
Outra tática importante é lavar a boca com água depois de ingerir a água com limão. Entretanto, estudos alertam que é necessário aguardar o período de uma hora antes de escovar os dentes.
“Escovar enquanto o esmalte dos seus dentes está em um estado ‘amolecido pelo ácido’ pode resultar em danos. Se você toma a água com limão no café da manhã, então é uma boa ideia escovar os dentes antes do café da manhã”, alertam estudiosos.
Nenhum comentário: