Ads Top

Chá de Alcachofra Emagrece? Benefícios e Contraindicações

Chá de alcachofra

A alcachofra é um vegetal que pode ser encontrado na culinária em receitas de gratinados, recheados, pizzas, licores, vinagretes, purês e como acompanhamento de peixes, por exemplo.

Entretanto, ela também pode ser utilizada como planta medicinal – seu nome científico é Cynara scolymus, na forma de cápsulas industrializadas ou como um chá, que é preparado a partir de suas folhas.

É verdade que o chá de alcachofra emagrece?

A planta medicinal alcachofra é bastante utilizada em processos de perda de peso. A alcachofra atua na diminuição da retenção de líquidos no organismo, uma condição conhecida por provocar o inchaço no corpo.

No mesmo sentido, o chá de alcachofra emagrece porque é um potente diurético, depurativo e antioxidante, que limpa o organismo, eliminando as toxinas, gorduras e líquidos em excesso.

Há relatos de pessoas que afirmam ter perdido cerca de 40 kg em aproximadamente cinco meses com o auxílio do chá de alcachofra.

Como diferentes pessoas possuem diferentes organismos com diferentes necessidades, não podemos concluir que o chá de alcachofra emagrece todos apenas porque ele foi útil para determinada pessoa.

Os relatos simplesmente demonstram que é possível que o processo de emagrecimento seja beneficiado pelo uso da bebida. Mas, para ter certeza de que o chá de alcachofra emagrece mesmo para você, converse com o seu médico e/ou nutricionista.

Além disso, as evidências que apontam que a alcachofra pode ajudar em relação à retenção de líquidos são consideradas insuficientes.

Também não podemos concluir que o chá de alcachofra emagrece magicamente e por si só. Para melhorar o efeito do chá e garantir os seus benefícios, é importante praticar atividades físicas no mínimo três vezes por semana e seguir uma dieta saudável e equilibrada, cortando frituras, refrigerantes e açúcar e preferindo o consumo de saladas, carnes magras e legumes cozidos ao vapor.

Lembrando que tudo isso torna-se mais eficiente e seguro quando a dieta e os treinamentos acontecem com o acompanhamento e a instrução de nutricionista e educador físico.

Benefícios do chá de alcachofra

1. Pressão arterial

Segundo a nutricionista Marie Dannie, em artigo publicado, uma pesquisa publicada no Journal of Dietary Supplements (Jornal de Suplementos Alimentares, tradução livre) concluiu que as folhas de alcachofra podem ajudar a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve.

Durante o experimento de 12 semanas, os cientistas deram um extrato líquido de folha de alcachofra para pacientes com a pressão arterial levemente elevada, relatou Dannie.

Entretanto, a nutricionista alertou que quem consome apenas o líquido do chá de alcachofra pode não obter o mesmo nível de benefícios observados no estudo. Para ter todas as vantagens, Dannie recomenda ingerir também as folhas do chá de alcachofra.

Além disso, alguns estudos consideram insuficientes as evidências que indicam que a alcachofra pode ser utilizada para a hipertensão.

2. Níveis de colesterol

A nutricionista também falou que as folhas de alcachofra são ricas em antioxidantes, substâncias que são dissolvidas no chá. Segundo Dannie, um estudo feito com animais, publicado no ano de 2010 no jornal Phitotherapy Research (Pesquisa de Fitoterapia, tradução livre), analisou os efeitos do extrato da folha de alcachofra em relação aos níveis do colesterol.

Os pesquisadores concluíram que, ao longo de um mês, os animais que receberam o extrato da folha de alcachofra apresentaram níveis gerais mais baixos de colesterol no sangue.

No entanto, Dannie ressaltou que como a pesquisa foi realizada com extratos – e não com o chá –, o nível de antioxidantes presentes no chá de alcachofra podem não ser os mesmos presentes no estudo, o que faz com que os efeitos também sejam diferentes.

3. Outros benefícios dos antioxidantes

De qualquer forma, é possível obter algum nível de antioxidantes ao consumir o chá de alcachofra, conforme indicou a nutricionista Marie Dannie.

De acordo com ela, os antioxidantes podem proteger o organismo contra os danos provocados por toxinas e pelos radicais livres, compostos que podem contribuir com o desenvolvimento de problemas de saúde como doença no coração e câncer.

“Os antioxidantes também podem ajudar a atrasar os efeitos dessas doenças”, afirmou a nutricionista.

Contraindicações, efeitos colaterais e cuidados com o chá de alcachofra

Mulheres que estejam grávidas ou no período de amamentação e pessoas que sofrem com a obstrução do ducto biliar não podem utilizar a alcachofra.

Além disso, a alcachofra pode provocar uma reação alérgica em pessoas sensíveis a plantas da família Asteraceae/Compositae, que inclui itens como tasneira, crisântemos, calêndulas, margaridas, entre outros. Para quem tem alergias, recomendamos consultar o médico antes de utilizar a alcachofra.

Ela também alertou que o vegetal pode piorar os cálculos biliares e causar efeitos colaterais como gases, perturbação estomacal e náuseas em algumas pessoas.

Antes de utilizar o chá de alcachofra para qualquer finalidade, é muito importante que você converse com o médico para se certificar de que a bebida realmente é indicada para o seu caso, que não pode te fazer mal e em que dosagem você pode utilizá-la.

Isso é especialmente importante para crianças, adolescentes, idosos e pessoas que tenham alguma doença ou condição específica de saúde.

Quem usa algum medicamento, suplemento ou planta medicinal precisa conversar com o médico para verificar se o chá de alcachofra não pode interagir com um desses medicamentos, fazendo mal ao organismo.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o chá de alcachofra emagrece? Tem curiosidade de experimentar os efeitos dessa bebida? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.