Promensil Emagrece ou Engorda? Para Que Serve?
Promensil é um fitomedicamento, ou seja, um remédio de origem vegetal. O medicamento apresenta em sua composição o extrato seco das folhas da planta Trifolium pratense L., que é conhecida popularmente como trevo vermelho.
A composição de Promensil em detalhes
O remédio pode ser utilizado na suplementação alternativa ou complementar à terapia hormonal da menopausa para a diminuição da intensidade e frequência das ondas de calor, que são sintomas vasomotores associados à menopausa. As informações são da bula de Promensil.
Segue abaixo as especificações da composição do medicamento, que são apresentadas em sua bula:
Cada comprimido revestido contém: extrato seco de folhas de Trifolium pratense L. : 100 mg *; excipientes q.s.p : 1 comprimido. (celulose microcristalina, tocoferol, fosfato de cálcio monobásico, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, propilenoglicol, hipromelose, óxido de ferro vermelho, cera de carnaúba e água) * correspondente a 40 mg de isoflavonas totais.
E então, Promensil emagrece ou engorda?
Para entendermos de Promensil emagrece ou se o medicamento provoca a perda de peso, também consultamos a bula do remédio.
E, de acordo com as informações do documento, não podemos concluir que Promensil emagrece ou engorda, já que ele não afirma que o remédio traz reações que podem provocar, pelo menos de maneira direta, a diminuição ou a elevação do peso.
Além disso, o médico pós-graduado em homeopatia Charles Schwambach já afirmou que o medicamento provavelmente não engorda.
Entretanto, caso você perceba o seu tratamento com o Promensil engorda ou emagrece, especialmente se isso acontecer de maneira expressiva, informe o seu médico a respeito da problema para que ele verifique o que pode ter originado o efeito e como você deve proceder a partir de então.
Lembrando que tanto o ganho de peso quanto a diminuição de peso significativa representam problemas para a saúde.
Segundo a médica endocrinologista e metabologista Andressa Heimbecher Soares, um dos sintomas da menopausa em algumas mulheres pode ser justamente o aumento de peso.
Heimbecher afirmou ainda que os cientistas sabem há muito tempo que os baixos níveis de estrógeno característicos da menopausa podem provocar mudanças na região em que a gordura é armazenada no corpo da mulher, deixando de ser nos quadris e passando a ser na região abdominal.
Conforme a endocrinologista, a diminuição do estrogênio em decorrência da menopausa também pode reduzir a taxa de metabolismo basal, que é a taxa do metabolismo em queimar calorias.
Portanto, é possível que uma elevação de peso durante o tratamento possa ocorrer como sintoma da menopausa e não por ser uma reação do remédio Promensil. De qualquer forma para saber mesmo qual é o motivo de um aumento ou redução de peso, só consultando o médico.
Efeitos colaterais de Promensil
Agora que já analisamos se o Promensil emagrece ou engorda, podemos, a partir de informações da bula do medicamento, conferir que o Promensil pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
Reações de frequência rara – observadas entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o medicamento:
- Alterações gastrointestinais como dor de estômago, enjoos (náuseas) e diarreia;
- Leve sangramento vaginal ou nasal;
- Reações de hipersensibilidade (alergia) como manchas elevadas (erupção), vergões com coceira (urticária) e coceira na pele.
Ao experimentar qualquer um dos efeitos colaterais mencionados acima ou ainda algum outro tipo de reação adversa, procure rapidamente o auxílio do médico, mesmo que os sintomas não aparentem ser graves. Isso é importante para ter certeza de que eles realmente não são sérios e verificar direitinho como deve proceder a partir de então.
Contraindicações e cuidados com Promensil
O medicamento não pode ser utilizado por pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes de sua fórmula e por mulheres que se encontrem no período do aleitamento de seus bebês.
As mulheres que estiverem gestantes podem usar o remédio somente sob a orientação do médico. Nos casos em que a gestação ocorrer durante o tratamento ou depois do seu término, o médico deverá ser informado.
A mulher não pode engravidar depois da instalação da menopausa, entretanto, pode ficar grávida quando encontrar-se no período do climatério, fase em que ela ainda está entrando na menopausa e na qual aparecem sintomas como dor de cabeça, ondas de calor e menstruação irregular.
É necessário informar ao médico caso esteja utilizando qualquer outro tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal para que o profissional verifique se não existem riscos de interação entre Promensil e a substância em questão.
Por exemplo, o fitomedicamento pode interagir com o tamoxifeno (podendo diminuir a sua eficácia), com anticoagulantes, agentes trombolíticos e a heparina de baixo peso molecular (podendo provocar o aumento do sangramento) e com contraceptivos com estrogênio (podendo alterar a sua eficácia contraceptiva).
Promensil pode ser comercializado somente com a apresentação da receita médica. Portanto, só utilize o medicamento nos casos em que o seu médico indicar, lembrando que se automedicar é perigoso para a saúde.
Nenhum comentário: