Boldenona – Para Que Serve, Resultados, Ciclo e Efeitos Colaterais
A Boldenona é uma substância com efeitos androgênico e anabólico que foi desenvolvida para uso animal e que não é aprovada para uso em seres humanos. Ainda assim, há quem se arrisque e utilize a Boldenona com o principal objetivo de obter grandes ganhos em massa muscular.
Esse artigo traz informações importantes sobre para que serve a Boldenona e também sobre a segurança do produto e seus possíveis efeitos colaterais. A partir desse conjunto de informações, o nosso leitor poderá avaliar os riscos e benefícios de optar por um esteroide de uso exclusivamente animal para melhorar o porte físico e concluir se realmente vale a pena tomar Boldenona.
Boldenona
A Boldenona é um esteroide anabolizante desenvolvido inicialmente para uso veterinário, principalmente no tratamento de espécies equinas, sendo por isso também conhecida como Equipoise. Outros nomes comerciais comuns para a Boldenona são o Parenabol e o Ganabol. Qualquer uma dessas 4 denominações se referem à mesma substância.
Esse é um dos esteroides injetáveis mais famosos, mas que também está dentre os mais perigosos para a saúde. Ele se tornou bastante popular porque os efeitos colaterais androgênicos – ou seja, aqueles relacionados a características do sexo masculino – são pouco pronunciados. Dessa forma, mulheres também podiam utilizar o esteroide sem sofrer com surgimento de pelos faciais e outras características masculinas.
Apesar de ser derivada da testosterona, pequenas diferenças em suas estruturas químicas fazem com que os efeitos estrogênicos da Boldenona sejam menores do que os da testosterona, o que torna a Boldenona muito interessante para aqueles que querem evitar efeitos androgênicos no corpo.
Lançado originalmente na década de 1960 para uso veterinário com o intuito de melhorar o apetite e aumentar a massa muscular magra de cavalos de corrida, a Boldenona foi o primeiro derivado sintético da testosterona no mercado. Embora ele já tenha sido usado em humanos, seu uso foi logo proibido devido aos sérios efeitos colaterais do composto.
Para que serve
Capaz de promover altos ganhos de massa muscular e de força, a Boldenona é muito procurada por atletas de alto nível e fisiculturistas que almejam grandes ganhos de músculos. Embora o ganho de massa seja lento, o aumento de músculo é constante, assim como o ganho de força.
Ela atua aumentando o apetite e facilitando o ganho de massa magra. Isso é muito útil para atletas e pessoas que precisam ter uma dieta hipercalórica para aumentar os músculos, mas que não têm apetite o suficiente para ingerir todas as calorias necessárias diariamente.
Além disso, a Boldenona estimula os rins a produzirem o hormônio eritropoeitina. Esse hormônio é interessante na prática de exercícios intensos aeróbicos, já que ele aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Isso aumenta a viscosidade do sangue e permite que mais oxigênio e nutrientes sejam transportados pelo corpo, melhorando o desempenho do atleta principalmente em exercícios aeróbicos ou que exigem muito esforço físico.
Como é usado?
A Boldenona pode ser usada sozinha ou em combinação com outros esteroides. Fisiculturistas e atletas profissionais usam a Boldenona sempre em conjunto com outros esteroides anabolizantes para potencializar os seus efeitos. O uso isolado geralmente é a escolha de pessoas novatas no mundo dos esteroides devido ao risco menor de efeitos adversos quando comparados com outros anabolizantes injetáveis.
Alguns indivíduos procuram a Boldenona para uso em ciclos de corte para perder gordura corporal. Isso porque para o corpo queimar gordura, é necessário manter um déficit calórico. O grande problema para os atletas é que é muito difícil para eles perder gordura sem perder massa muscular magra, já que o corpo tende a buscar fontes de energia alternativas antes de queimar a gordura e o tecido muscular pode ser um alvo mais fácil para obtenção de energia.
Ter uma dieta bem equilibrada pode evitar a perda de massa magra, mas o caminho mais fácil é utilizar um esteroide anabolizante que vai evitar a perda de músculos. Em um ciclo de corte, é comum a utilização de Boldenona com outros esteroides como a Trembolona e o Masteron.
Ciclo
Por ser um composto com um alto tempo de meia vida – o que significa que seus efeitos duram bastante tempo no organismo até que seja eliminado da corrente sanguínea – a injeção de Boldenona é aplicada geralmente uma vez por semana, mas há aqueles que preferem aplicar 2 vezes por semana para manter os níveis de Boldenona estáveis no sangue.
As doses semanais variam de 200 a 900 miligramas, dependendo dos objetivos e do porte físico do usuário.
De uma forma geral, o ciclo dura uma média de 12 semanas em uma dose que varia de 200 a 600 miligramas de Boldenona por semana. No entanto, usuários relatam que ganhos de massa mais altos são observados quando o produto é utilizado em ciclos mais longos de até 15 semanas.
O ciclo mais usado de Boldenona costuma ser o seguinte:
Nas primeiras 12 ou 15 semanas, é utilizada uma dose semanal de 400 miligramas de Boldenona. Nas 12 ou 15 semanas seguintes, é usada uma dose semanal de 500 miligramas de enantato de testosterona.
A testosterona usada ao fim do ciclo evita os danos causados pela redução da produção de testosterona no corpo masculino decorrente do uso da Boldenona. É o que se chama de terapia pós-ciclo.
Para as mulheres, a dose recomendada é de 50 a no máximo 100 miligramas por semana para evitar efeitos androgênicos em ciclos de 6 a 8 semanas.
Quanto maior a dose e quanto maior o ciclo, crescem também os riscos de efeitos colaterais.
Resultados
Os principais resultados observados quando se toma Boldenona têm a ver com o aumento de massa muscular magra e com o aumento da força física, já que a substância aumenta a síntese de proteínas e acelera a recuperação de danos as fibras musculares.
Também há relatos de que a Boldenona deixa os músculos mais firmes e aumenta a resistência física, além de evitar a perda de massa magra quando o atleta está em um ciclo de corte para perda de gordura.
Efeitos colaterais
Assim como outros esteroides anabolizantes, a Boldenona também apresenta efeitos colaterais. No entanto, eles costumam ser mais leves do que de outros esteroides injetáveis disponíveis no mercado.
Os efeitos adversos que podem ser observados são:
- Aumento da pressão arterial sanguínea;
- Ansiedade;
- Ginecomastia;
- Retenção de fluidos e inchaço;
- Calvície masculina;
- Danos ao fígado e aos rins;
- Traços masculinos em mulheres que utilizam altas doses como o crescimento de pelos indesejados e engrossamento da voz;
- Aumento do clitóris e irregularidades menstruais nas mulheres;
- Danos à saúde cardiovascular como alterações nos níveis de colesterol;
- Alterações de comportamento como agressividade;
- Pele oleosa e acne;
- Função sexual prejudicada;
- Possíveis danos à função reprodutiva;
- Supressão da testosterona.
Como a Boldenona é injetável, aplicar as injeções com alta frequência e sempre no mesmo local podem criar um abscesso de óleo que pode se dissipar sozinho ou precisar de uma drenagem cirúrgica para ser removido. Por isso, é mais indicado usar apenas uma injeção por semana e sempre variar o ponto de aplicação para evitar complicações.
Vale a pena usar a boldenona?
Se você é um atleta de alto nível que participa de competições, tenha em mente que a Boldenona é identificada em exames anti-doping até 5 meses após a última injeção e isso pode prejudicar toda a carreira de um profissional.
Além disso, a Boldenona é um medicamento aprovado apenas para uso veterinário. Esse fato deveria ser o suficiente para que as pessoas optassem por não usar esse esteroide.
Existem outras maneiras de melhorar a força e aumentar a massa muscular por meio de uma alimentação exemplar e com o uso de suplementos dietéticos aprovados para uso em seres humanos. Se ainda assim optar pela Boldenona, prefira usar doses baixas no início e tenha ciência dos efeitos colaterais desagradáveis e risco à saúde que esse esteroide pode trazer.
Referências Adicionais:
- https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Boldenone
- https://bluecloud.org/boldenone-equipose/
- https://www.steroidabuse.org/steroid-profiles/equipoise-boldenone-undecylenate/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3385914/
Nenhum comentário: