12 Melhores Chás para Celulite – Como Fazer e Dicas
A celulite é um problema real na vida de muitas mulheres. Apesar de não representar nenhum risco à saúde, a celulite pode afetar a autoestima e gerar um certo desconforto ou descontentamento em relação ao próprio corpo.
Existem diversos tratamentos estéticos para celulite, mas cada vez mais são procurados e bem vistos os métodos naturais para controle e combate ao problema. Pensando nisso, listamos os melhores chás para celulite, além de instruções de como fazer e outras dicas para tratar e prevenir a celulite.
Celulite
A celulite resulta de um acúmulo de gordura, água ou toxina na pele. Muitas vezes, ela fica parecendo uma casca de laranja ou um queijo todo furado sobre a pele.
Mulheres em qualquer idade podem ter celulite – até mesmo as mulheres magras podem ter celulites em algumas partes do corpo.
A causa exata das celulites não é conhecida, mas os especialistas acreditam que ela pode ser causada por fatores como hábitos de dieta, de exercícios, alterações hormonais e envelhecimento natural do organismo.
Diversos tratamentos e meios de aliviar o problema vêm sendo testados para suavizar a marca na pele, mas muitos deles são caros e nosso intuito é mostrar algumas opções de chás naturais para que você possa amenizar suas celulites gastando muito pouco.
Melhores chás para celulite
Apesar da influência de fatores genéticos em algumas doenças, é fato que a grande maioria dos problemas de saúde que nos afetam durante a vida têm a ver com nossas escolhas de vida. A alimentação inadequada e o sedentarismo são os fatores que mais contribuem para fragilizar a nossa saúde e nos deixar suscetíveis às mais diversas condições de saúde.
Quando se trata da pele, não é diferente. A celulite é resultado de toxinas e gorduras que se acumulam no nosso organismo e se tornam visíveis através da pele. Por meio de escolhas mais saudáveis no dia a dia, é possível reduzir muito a incidência de celulites e até mesmo suavizar as já existentes.
Os chás para celulite mostrados a seguir podem ajudar nessa jornada e diminuir as celulites sem necessidade de altos investimentos. São bebidas deliciosas que não ajudam só a tratar a celulite, mas também a proteger o organismo de diversos outros problemas graças às suas inúmeras propriedades medicinais. Vamos conhecê-los?
1. Chá de Calêndula
Compostos antioxidantes são ótimos para lutar contra os radicais livres que causam danos às células epiteliais e que contribuem para problemas como a celulite. Quanto mais antioxidantes forem ingeridos através da dieta, melhor para a saúde.
Como fazer
O chá de calêndula deve ser feito com 2 colheres de sopa de flores frescas de calêndula para cada xícara de água fervente. Ferva a água e em seguida coloque a calêndula. Em seguida, desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por pelo menos 5 minutos. Antes de ingerir, coe o chá.
2. Chá Branco
O chá branco ajuda a manter a camada superior da pele saudável, o que disfarça a gordura acumulada abaixo da derme. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias também fazem bem para a pele, fazendo com que as células adiposas irregulares fiquem aparentes, o que reduz a aparência da celulite.
Como fazer
Use 2 colheres de chá de chá branco para cada xícara de água. Aqueça a água e desligue o fogo assim que as primeiras bolhas começarem a surgir. Coloque então o chá branco e deixe a mistura em infusão por 5 minutos. Depois disso, é só coar e saborear o chá.
3. Chá de Urtiga
O chá de urtiga está entre os melhores chás para celulite porque ajuda a eliminar toxinas do corpo e auxilia também na perda de peso. Ele também apresenta propriedades anti-inflamatórias e uma série de nutrientes como o ferro que ajudam a melhorar a circulação do sangue.
Como fazer
Separe ao menos 5 folhas frescas de urtiga para cada litro de água. Ferva a água por aproximadamente 3 minutos e, em seguida, apague o fogo e adicione a urtiga. Deixe em infusão por 10 minutos e coe antes de consumir a bebida.
O chá deve ser tomado diariamente – preferencialmente pela manhã – por pelo menos 2 meses para começar a notar os resultados.
4. Chá de Ginkgo Biloba
O chá de ginkgo biloba é muito bom para melhorar a circulação sanguínea. Isso aumenta o fluxo de nutrientes, o que ajuda a preservar a saúde da pele, contribuindo também para a suavização das celulites.
Como fazer
Separe algumas folhas de ginkgo biloba de modo a preencher 2 colheres de chá e coloque-as em meio litro de água fervente. Deixe a bebida em infusão por alguns minutos, coe e pronto. É recomendado beber de 1 a 2 xícaras do chá por dia depois das refeições.
5. Chá de Dente de Leão
O chá de dente de leão é ótimo para diminuir a retenção de líquidos, melhorar a circulação sanguínea e ajudar a liberar as toxinas do organismo. Ele é capaz de estimular as funções de órgãos como os rins e o fígado para eliminação de toxinas e também é rico em vitaminas como a vitamina A, a vitamina B, a vitamina C e a vitamina D além de cafeína e taninos.
A presença desses componentes confere ao chá de dente de leão um efeito diurético que ajuda a limpar o organismo, o que também pode auxiliar na perda de peso e o coloca como um os importantes chás para celulite.
Como fazer
Para preparar esse chá, é preciso 1 colher de sopa de dente de leão (10 gramas) para cada xícara de água.
Misture o dente de leão em água fervente e deixe a bebida descansar por cerca de 15 a 20 minutos. É indicado consumir de 2 a 3 xícaras do chá por dia.
6. Chá Verde
O chá verde é rico em antioxidantes como o galato de epigalocatequina, cujo efeito é até 100 vezes maior do que o da vitamina C.
Além do poder antioxidante que previne o envelhecimento precoce por meio do combate aos radicais livres, o chá apresenta propriedades diuréticas e digestivas que ajudam a evitar o acúmulo de gordura e a eliminar toxinas ou outros compostos indesejados do organismo.
O chá verde também ajuda a aumentar o gasto de energia, o que pode auxiliar na perda de peso.
Como fazer
Use 1 colher de chá verde fresco para cada xícara de água. Coloque o chá verde em uma caneca com água e leve ambos ao fogo e deixe a mistura ferver por 3 a 5 minutos. Depois disso, apague o fogo, coe a bebida e está pronto para consumo.
A recomendação é de beber 2 xícaras de chá verde por dia.
7. Chá de Rosa Mosqueta
Esse chá é muito utilizado para dar energia ao corpo, melhorar a imunidade e diminuir a inflamação. Ele é repleto de nutrientes como a vitamina A, a vitamina B, os taninos e outros compostos que atuam combatendo infecções, reduzindo inflamações, tonificando o corpo, promovendo o bom funcionamento do sistema nervoso e diminuindo a gordura corporal.
Como fazer
Adicione cerca de 1 a 2 colheres de chá de rosa mosqueta frescas sem as sementes para cada xícara de água fervente. Em seguida, apague o fogo e deixe a mistura me infusão por 5 minutos. Por fim, coe e beba o chá.
8. Kombuchá
O Kombuchá é uma mistura de vitaminas, probióticos e enzimas benéficas para a saúde. Ele é derivado de um fungo que promove benefícios relacionados à restauração e ao antienvelhecimento da pele.
Além de ser um dos importantes chás para celulite, ele também combate a fadiga, auxilia na perda de peso, promove a perda de gordura corporal, desintoxica o organismo e mantém o bom funcionamento do organismo em geral.
Como fazer
Por se tratar de uma bebida fermentada, seu preparo não é tão simples assim, mas é possível preparar o chá em casa ao seguir as instruções a seguir:
É preciso ter um chá adoçado de sua escolha (pode ser um chá verde, por exemplo) e 1 colônia de Kombucha que pode ser comprada ou obtida através de doações de pessoas que cultivam o produto.
O primeiro passo consiste em misturar o chá adoçado em temperatura ambiente com a colônia de Kombucha imersa em vinagre.
Em seguida, cubra o recipiente com um pano e um elástico e deixe em um local quente e abrigado da luz do sol. A mistura irá passar por um processo de fermentação que leva vários dias (de 5 a 15 dias) até que o sabor fique menos doce e com um leve cheiro e sabor de vinagre.
Depois desse processo, você pode adicionar especiarias como cravo e canela para melhorar o sabor. Em seguida, feche bem o recipiente que pode ser uma garrafa e aguarde a mesma pegar pressão. Após pegar pressão, coloque na geladeira e beba o chá gelado em no máximo 10 dias. Depois desse período, os microrganismos e as enzimas podem morrer e o chá perde suas propriedades.
Uma dica é usar apenas 90% da bebida e deixar os 10% restantes para preparar mais chá no futuro.
9. Chá de Limão
O chá de limão pode ser um dos importantes chás para celulite por auxiliar na quebra de gordura, fazendo com que os depósitos de gordura que geram a celulite sejam rompidos.
Como fazer
Existem muitos modos de preparar um chá de limão. Um deles consiste em espremer 2 limões em 1 litro de água. O que sobrar dos limões deve ser cortado em alguns pedaços e adicionado a água após a fervura. Deixe por alguns segundos em aquecimento e desligue o fogo.
Deixe o chá em infusão por cerca de 10 minutos e beba em seguida. Se quiser, adicione um pouco de mel e hortelã.
10. Chá de cavalinha
O chá de cavalinha tem propriedades diuréticas e purificantes que ajudam a eliminar fluidos e toxinas acumulados no organismo. Suas propriedades também ajudam a estimular a circulação do sangue e diminuir o acúmulo de gorduras e de resíduos no corpo, o que o configura como um dos melhores chás para celulite.
Como fazer
É indicado usar 1 colher de sopa de cavalinha para cada 250 mililitros de água. Em primeiro lugar, aqueça a água até a fervura. Depois disso, adicione a cavalinha, desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por pelo menos 10 minutos.
Em seguida, coe a mistura e consuma com o estômago vazio, se possível. É recomendado ingerir o chá todas as manhãs ou ao menos 3 vezes por semana.
11. Chá de castanha
O chá de castanha pode ser muito útil para combater a celulite. Além dos ácidos graxos do tipo ômega 3, o chá de castanhas apresenta propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes que ajudam a melhorar a circulação e a reduzir as celulites.
Como fazer
Para prepará-lo, basta usar 1 colher de castanhas (5 gramas) para 1 xícara de água. Ferva a água e adicione a castanha, deixando a bebida em infusão por 10 minutos. Em seguida, basta coar e ingerir de 2 a 3 xícaras por dia.
12. Chá de salsa
O chá de salsa atua na eliminação de fluidos e toxinas, o que contribui muito não só para o tratamento, mas também para a prevenção de celulites.
Como fazer
O chá de salsa deve ser preparado com salsa fresca para aproveitar o máximo de seus nutrientes. Use 1 colher de chá de salsa para cada xícara de água fervente. Depois de misturar os ingredientes, deixe a bebida em infusão por 15 minutos e coe antes de tomar. É indicado tomar 2 xícaras por dia.
Outras dicas para se livrar das celulites
Além de aprender como fazer os chás para celulite mencionados acima, existem alguns outros alimentos e tratamentos estéticos que podem auxiliar na redução das celulites, tais como:
– Semente de linhaça
A semente de linhaça é um dos melhores alimentos para combater a celulite. Isso porque elas são ricas em ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras ajudam a hidratar as células e contribuir para a reconstrução das membranas celulares.
Ao longo do tempo, o consumo desse tipo de alimentos estimula o crescimento de colágeno e fortalece a pele, além de suavizar o acúmulo de gordura, reduzindo a aparência da celulite.
Além disso, gorduras saudáveis ajudam a melhorar a circulação sanguínea, o que permite que mais nutrientes e oxigênio cheguem até as células da pele, deixando-as mais saudáveis.
Uma dica de consumo é adicionar sementes de linhaça em receitas de vitaminas, smoothies ou junto com cereais ou iogurte. Outras boas fontes de ômega 3 incluem peixes gordurosos e nozes.
– Exercícios
A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal, o que por si só já torna a celulite menos visível. Além disso, os exercícios físicos frequentes aumentam a definição muscular, ajudando a deixar a pele mais firme.
Os exercícios também promovem a drenagem linfática, que é indispensável para remover as toxinas que contribuem para a celulite.
– Gelatina
A gelatina é composta por aminoácidos como a glicina e a prolina. Eles ajudam a fortalecer a saúde da pele, das unhas e dos cabelos, além de estimular o sistema imunológico e ajudar a controlar o peso.
Tudo isso contribui para aumentar a elasticidade da pele por meio do estímulo à produção de colágeno e reduzir a celulite.
– Alga kelp
A alga kelp é rica em nutrientes essenciais para aumentar a imunidade, diminuir a pressão arterial sanguínea e ajudar na perda de peso. Por ser rica em iodo, essa alga também ajuda a regular a produção de hormônios em pessoas com hipotireoidismo.
Alguns estudos indicam que algas podem impedir que o corpo absorva gordura, o que também pode evitar o surgimento de celulites.
– Hidratação
Manter o corpo hidratado é muito importante para evitar a celulite, já que a quantidade ideal de água no corpo ajuda a eliminar toxinas que podem se acumular abaixo das camadas de gordura da pele e que podem deixar as celulites mais visíveis. Além disso, a desidratação costuma deixar as celulites mais aparentes.
– Perda de peso
Perder peso pode ajudar a melhorar a aparência das celulites e evitar que novas marcas apareçam. Assim, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos é fundamental para uma boa saúde e para manter a boa forma.
– Laser
Terapias com laser ou radiofrequência prometem ótimos resultados no tratamento da celulite. Essas técnicas estimulam as camadas mais profundas da pele para amenizar a aparência das celulites. No entanto, são necessárias muitas sessões para obtenção de resultados satisfatórios.
– Cremes
Existem muitos cremes para tratar a celulite no mercado. Aqueles que contêm retinol em sua composição costumam ser os mais eficientes, mas podem causar uma leve descamação na pele e devem ser usados com cautela e em baixas concentrações. Além disso, os resultados só são observados após vários meses de tratamento.
– Criolipólise
Esse é um tratamento estético que é capaz de remover a gordura através de uma técnica de congelamento das células adiposas. Porém, é importante que o paciente pratique atividades físicas, o que facilita a saída dessas células que foram danificadas. Várias sessões podem ser necessárias.
Existem muitos outros tratamentos estéticos para o tratamento da celulite, mas a grande maioria deles requer um investimento alto e muitas sessões para obtenção de bons resultados.
Prevenindo a celulite
A principal causa das celulites é a presença de toxinas e excesso de gordura no organismo. Isso sugere que a melhor forma de prevenir o problema é através de uma boa alimentação e de boas escolhas de hábitos diários.
Não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar, por exemplo, são ótimas premissas para evitar o acúmulo de toxinas no corpo.
A ingestão adequada de água e de alimentos saudáveis também ajuda a manter a saúde em dia e evitar o acúmulo desnecessário de gordura e toxinas no organismo. Antes de se submeter a qualquer tratamento para eliminar a celulite, reflita sobre seus hábitos de vida. Sem dúvida alguma, adotar um estilo de vida mais saudável não só vai te ajudar a ter um corpo mais bonito como beneficiar vários aspectos da sua qualidade de vida.
Referências Adicionais:
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cellulite/diagnosis-treatment/drc-20354949
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21839033
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3206221/
- https://www.dovepress.com/effectiveness-of-carboxytherapy-in-the-treatment-of-cellulite-in-healt-peer-reviewed-fulltext-article-CCID
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cellulite/symptoms-causes/syc-20354945
- https://www.aad.org/public/diseases/cosmetic-treatments/cellulite-treatments
- http://www.nchmd.org/education/mayo-health-library/details/CON-20212580
Nenhum comentário: