5 Benefícios da Fruta Bacuri – Para Que Serve e Propriedades
Em algumas regiões do Brasil, as pessoas chamam meninos de bacuri, mas algo que você talvez não saiba é que esse também é o nome dado a uma fruta originária da Amazônia, que vem do bacurizeiro, uma árvore que ocorre naturalmente desde a Ilha de Marajó, na foz do Rio Amazonas, até o Piauí, seguindo a costa do Pará e do Maranhão.
O bacurizeiro frutifica dentro de um período que vai desde agosto até fevereiro. A sua fruta, o bacuri, que também pode ser chamada pelo nome de bacupari, apresenta uma polpa agridoce, é um pouco maior do que uma laranja e constitui uma das frutas mais populares da região Amazônica. As informações são da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil.
A polpa desse fruto pode ser utilizada em receitas de sorvetes, polpas, cremes, sucos, geleias, doces, pudins, tortas, iogurtes, picolés, chopes e licores, de acordo com publicação de Patricia Shanley, Gabriel Medina e Socorro Ferreira a respeito do bacuri, disponibilizada pelo Centro Internacional de Investigação Florestal (CIFOR).
Vamos a partir de agora ficar um pouco mais familiarizados com essa fruta e conhecer quais benefícios já foram associados ao bacuri?
Para que serve – 5 benefícios da fruta bacuri
1. As calorias e as propriedades da fruta bacuri
Conforme informações da publicação de Patricia Shanley, Gabriel Medina e Socorro Ferreira a respeito do bacuri, uma porção de 100 g da polpa de fruta fornece 105 calorias, ao mesmo tempo em que oferece alguns nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar.
Essa lista de nutrientes inclui: fibras, cálcio, fósforo, ferro e vitamina C, segundo o que informou a publicação, disponibilizada pelo CIFOR.
Além disso, de acordo com informações da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil, a polpa agridoce do bacuri também é rica em potássio e a fruta ainda conta com carboidratos em sua composição.
A publicação do Ministério da Saúde Brasileiro apontou ainda que é possível encontrar teores de retinol, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3 (niacina) em uma porção de 100 g de bacuri.
2. Fonte de vitamina C
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) analisou o potencial teor de vitamina C das polpas congeladas de bacuri de uma marca mais comercializada do produto no município de São Bernardo, também no Maranhão.
A pesquisa indicou uma variação de 18 mg de vitamina C a cada 100 g de polpa de bacuri a 31,70 mg em 100 g de polpa de bacuri, dentre os lotes avaliados pelos pesquisadores.
Você provavelmente já sabe que a vitamina C é um nutriente bastante importante para o funcionamento apropriado do nosso organismo. Mas saberia explicar por que ele é tão importante assim?
Pois bem, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, a vitamina C é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos de todo o corpo, para a absorção de ferro, a reparação e manutenção de ossos e dentes, o processo de cura de feridas e a produção de colágeno.
Conforme as informações da instituição, o colágeno é uma proteína utilizada para a formação de pele, tendões, cartilagem, ligamentos e vasos sanguíneos no organismo.
3. Ação antioxidante
Além disso, o Centro Médico da Universidade de Maryland informou que a vitamina C encontrada na polpa de bacuri também é um antioxidante.
Um antioxidante é uma substância que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres, compostos prejudiciais que danificam o DNA e cujo acúmulo pode contribuir com o envelhecimento e com o desenvolvimento de doenças como câncer, doença no coração e artrite, explicou a instituição.
4. Efeito anti-inflamatório e cicatrizante
A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde brasileiro, também informou que o óleo extraído das sementes do bacuri é utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante por parte da medicina popular e dentro da indústria de cosméticos.
Entretanto, se você sofre com algum processo inflamatório ou uma condição que necessita de cicatrização, o mais seguro e indicado a se fazer é consultar o médico para saber se você pode realmente utilizar o óleo extraído das sementes da fruta bacuri ou algum produto à base desse óleo antes de utilizá-lo.
Assim, você pode verificar se o produto realmente pode melhorar o seu quadro e certificar-se de que ele não é contraindicado para você, podendo fazer mal de alguma maneira, e evita futuros problemas.
5. Energia
A vitamina B2 – também conhecida como riboflavina e encontrada na composição do bacuri, como vimos acima – contribui com a produção de energia do organismo.
A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil especificou que é possível encontrar 0,04 mg de vitamina B2 em uma porção de 100 g de bacuri.
A recomendação diária de ingestão de vitamina B2 é de 1,3 mg para homens com idade entre 19 a 50 anos; de 1,1 mg para mulheres de 19 a 50 anos; de 1,4 mg para mulheres de 19 a 50 anos que estejam grávidas e de 1,6 mg para mulheres de 19 a 50 anos que estejam no período do aleitamento dos seus bebês, conforme o Office of Dietary Supplements (Escritório de Suplementos Alimentares, tradução livre) dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
Referências Adicionais:
- http://www.abq.org.br/cbq/2017/trabalhos/10/11687-16590.html
- http://www.cifor.org/publications/pdf_files/Books/BShanley1001/055_064.pdf
- http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasiliros.pdf
Nenhum comentário: