5 Suco Detox para Diabetes – Receitas e Recomendações
A diabetes acontece quando os níveis de glicose ou açúcar no sangue, que é a maior fonte de energia do nosso organismo e é oriunda dos alimentos que consumimos nas refeições, estão muito elevados.
Isso acontece quando o organismo não consegue produzir uma quantidade suficiente ou qualquer quantidade de insulina ou não utiliza o hormônio adequadamente, o que faz com que a glicose permaneça no sangue e não atinja as células do organismo.
Isso porque a insulina é responsável por auxiliar a glicose obtida na dieta a chegar até as nossas células e ser utilizada como energia.
Ao ser diagnosticado com a diabetes, é fundamental que o paciente siga corretamente todas as orientações passadas pelo médico para o seu tratamento.
Até porque, com o passar do tempo, ter níveis elevados de glicose no sangue pode gerar uma série de complicações como doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), doença nos rins, problemas nos olhos, doenças dentárias, danos nos nervos e problemas nos pés.
O suco detox para diabetes
O tratamento da diabetes exige que o paciente realize modificações em sua dieta em prol do controle dos seus níveis de açúcar no sangue.
Essas alterações devem ser determinadas e acompanhadas por um médico e por um nutricionista e provavelmente vão interferir em praticamente tudo o que o paciente bebe e come, o que inclui tomar suco detox para diabetes.
Por exemplo, de acordo com a Associação Americana de Diabetes, a contagem de carboidratos é uma das diversas alternativas de dieta que podem ser utilizadas para controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue dos diabéticos, usada com mais frequência por pessoas que tomam insulina duas vezes ou mais a cada dia.
O método envolve contar a quantidade em gramas de carboidratos de cada refeição, combinando com a dose de insulina, explicou a organização. Segundo a instituição, com o equilíbrio correto da prática de atividades físicas e do uso de insulina, a contagem de carboidratos pode auxiliar a controlar as taxas de glicose no sangue.
Os carboidratos são transformados em açúcar dentro do nosso organismo. Entretanto, a Associação Americana de Diabetes ressaltou que a quantidade de carboidratos que cada diabético pode consumir em cada refeição deve ser definida em conjunto com o médico responsável pelo tratamento. Ou seja, o limite é individualizado conforme as necessidades de cada paciente.
Ou seja, ao escolher um suco detox para diabetes, o paciente precisa levar em consideração o limite máximo de carboidratos definido por seu médico para ele consumir em cada refeição, levando em conta todos os outros alimentos que irá comer na refeição e os seus teores de carboidratos, e ingerir uma quantidade da bebida que não faça com que esse limite seja comprometido ou ultrapassado.
Com isso, entende-se que o mais viável é que o suco detox para diabetes tenha um teor bem baixo de carboidratos e açúcar (que é um tipo de carboidrato), de modo que o diabético possa reservar a maior parte da sua quantidade permitida de ingestão de carboidratos para outros alimentos em sua dieta.
5 receitas de suco detox para diabetes
A seguir, vamos conhecer algumas alternativas de suco detox para diabetes. Entretanto, se você sofre com a doença, o ideal é que consulte o seu médico e/ou nutricionista para saber se a bebida em questão realmente é adequada para entrar nas suas refeições e em que quantidade pode ser consumida.
Isso porque, como já vimos acima, o consumo deve ser feito com muito cuidado, já que algumas dessas bebidas podem apresentar níveis muito elevados de açúcar, como é o caso do suco de laranja e do suco de uva.
Tenha sempre em mente que este artigo serve unicamente para informar, e jamais pode substituir a recomendação do médico e/ou do nutricionista.
Agora que os alertas foram devidamente dados, podemos conhecer algumas opções de suco detox para diabetes.
1. Suco de abóbora com gengibre e hortelã
Ingredientes:
- 1/2 xícara de abóbora crua;
- 1 colher de sopa de hortelã;
- 1 colher de sopa de sementes de girassol;
- 1 colher de chá de gengibre;
- Água.
Modo de preparo:
Lavar bem, juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater e servir-se imediatamente, sem adoçar o suco.
Porções que rende: 1.
Total estimado de carboidratos por porção: aproximadamente 7,6 g.
2. Suco orgânico de aipo com pepino, maçã verde e espinafre
Ingredientes:
- 2 talos pequenos de aipo orgânico;
- 1 pepino orgânico;
- ¼ de maçã verde orgânica picadinha;
- 1 xícara de espinafre orgânico.
Modo de preparo:
Lavar bem, juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater e servir-se imediatamente, sem adoçar o suco.
Porções que rende: 2.
Total estimado de carboidratos por porção: aproximadamente 8,7 g.
3. Suco orgânico de tomate com agrião e salsinha
Ingredientes:
- 6 raminhos de agrião orgânico;
- 30 g de salsinha orgânica;
- 1 tomate orgânico pequeno.
Modo de preparo:
Lavar bem, juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater e servir-se imediatamente, sem adoçar o suco.
Porções que rende: 1.
Total estimado de carboidratos por porção: aproximadamente 5,6 g.
4. Suco orgânico de couve com espinafre e aipo
Ingredientes:
- 4 folhas médias de couve orgânica;
- Água;
- 3 xícaras de espinafre orgânico;
- 5 talos de aipo orgânico.
Modo de preparo:
Lavar bem, juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater e servir-se imediatamente, sem adoçar o suco.
Porções que rende: 2.
Total estimado de carboidratos por porção: aproximadamente 6,33 g de carboidratos.
5. Suco verde
Ingredientes:
- 3 folhas médias de couve;
- 2 colheres de sopa de hortelã;
- 1/2 lima descascada;
- ¼ de pepino pequeno descascado;
- ½ xícara de espinafre;
- Água (se achar necessário).
Modo de preparo:
Lavar bem, juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater e servir-se imediatamente, sem adoçar o suco.
Porções que rende: 1.
Total estimado de carboidratos por porção: aproximadamente 8,45 g de carboidratos.
Dica: o ideal é consumir o suco detox para diabetes logo depois do seu preparo para que os nutrientes das bebidas não sejam perdidos. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.
Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.
Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.
É muito importante consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.
Referências Adicionais:
Nenhum comentário: