Bucho de Boi Engorda? É Saudável? Calorias e Dicas
Antes de checarmos se o bucho de boi engorda, precisamos conhecer um pouquinho o que é esse alimento, não é mesmo?
Pois bem, o bucho bovino é composto principalmente pelas duas primeiras porções do estômago do animal, conhecidas pelo nome de rúmen e retículo.
Na culinária, o bucho de boi pode ser utilizado em receitas como dobradinha, ensopados, cozidos e petiscos, por exemplo.
Será que o bucho de boi engorda?
Para entendermos se o bucho de boi engorda ou não, vamos começar conhecendo a quantidade de calorias que pode ser encontrada nesse prato.
Pois bem, o bucho de boi da marca Walmart apresente 138 calorias em uma porção de 100 g.
Já o bucho bovino cru (genérico) carrega 137 calorias em uma porção de 100 g, enquanto o bucho bovino cozido (genérico) é composto por 133 calorias.
Como os dados nutricionais apresentados não foram conferidos por meio de análises e só reproduzimos as informações nutricionais encontradas na internet em sites especializados, os valores de cima servem apenas como uma estimativa, está certo?
Analisando somente essa porção de 100 g, o valor não parece tão elevado. No entanto, precisamos levar em consideração o fato de que nem sempre uma pessoa se contenta em consumir somente 100 g do bucho de boi.
Por exemplo, se a pessoa resolver consumir 250 g do bucho de boi, esse teor calórico já sobe para 332,5 calorias até 345 calorias. Já se ela acabar exagerando mais e comer 500 g de bucho de boi de uma única vez, esse valor sobe ainda mais e pode ficar entre 665 calorias a 690 calorias.
Isso sem contar que uma receita de bucho de boi é preparada com diversos acompanhamentos, que irão adicionar calorias à receita final.
Ou seja, consumir em excesso o bucho de boi engorda, e os fãs do alimento não devem consumi-lo em grande quantidade, já que ele apresenta um valor calórico alto.
Enquanto é possível preparar o bucho de boi apenas com ingredientes para temperar como cebola, alho, pimentões e ervas, por exemplo, há quem acrescente outros itens mais pesados e calóricos à receita como bacon e linguiça.
Portanto, para quem deseja e/ou necessita emagrecer ou, no mínimo, não quer engordar, o jeito é limitar o consumo a porções moderadas do bucho de boi e evitar cometer exageros.
A questão do sódio
Alertamos que o bucho de boi é rico em sódio e que, por este motivo, o seu consumo não deve acontecer diariamente.
Ainda que o corpo humano necessite do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.
Os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisa consumir quantias muito menores do que essas.
Já a Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.
A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos alertou que um dos problemas provocados pelo excesso de sódio é a retenção de líquidos, condição que causa o inchaço, dando a impressão que o corpo se encontra mais cheinho.
Como se não bastasse, consumir muito sódio também pode causar problemas como endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, completou a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.
Portanto, motivos não faltam para tomar cuidado e não exagerar ao comer o bucho de boi, não é mesmo?
Tome cuidado com toda a dieta
Não adianta compreender que o bucho de boi engorda e negligenciar todo o resto da dieta. Isso porque não é o consumo de um único alimento que provoca a perda, a manutenção ou a elevação do peso – é toda uma dieta que é a grande influenciadora neste sentido.
Vamos pensar juntos: será que vai resolver a pessoa comer porções pequenas de bucho de boi apenas de vez em quando, se ela, em outras ocasiões, se encher de pizza, refrigerante e outras comidas cheias de calorias, açúcares e gorduras ruins?
Para evitar engordar, é fundamental que toda a alimentação seja equilibrada, nutritiva, controlada e saudável.
Algo que ajuda neste sentido, especialmente para que tem dificuldades em seguir uma dieta dentro desses parâmetros descritos, é contar com o apoio de um nutricionista, que é capacitado para indicar um regime que ajude a atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que concede os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.
Além disso, o nutricionista pode ajudar com dicas a respeito de qual a melhor e mais saudável forma de comer o bucho de boi nas refeições.
Será que o bucho de boi é saudável? Ele oferece benefícios? Ou o bucho de boi faz mal?
O bucho do boi serve como uma boa fonte de proteínas, além de possuir outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fósforo e potássio em sua composição.
Por outro lado, vale alertar que outro motivo para ingestão do bucho do animal não ser diária é o fato dele conter muito colesterol.
Mesmo que o organismo necessite do colesterol para continuar a construir células saudáveis, o colesterol elevado pode aumentar o risco do desenvolvimento de doença no coração.
Quando uma pessoa tem colesterol alto, ela pode desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos, que, eventualmente, podem dificultar que uma quantidade suficiente de sangue flua pelas artérias.
Com isso, o coração pode não conseguir o tanto de sangue rico em oxigênio que necessita, o que aumenta as chances de ocorrer um ataque cardíaco, e a diminuição do fluxo de sangue para o cérebro pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC).
Como fazer – Receita de bucho de boi
Ingredientes:
- 1 kg de bucho de boi limpo;
- 2 limões;
- 2 colheres de vinagre;
- Alho pilado com sal a gosto;
- Corante a gosto;
- Cominho a gosto;
- Pimentão a gosto;
- Cebola a gosto;
- Tempero verde a gosto;
- Água.
Modo de preparo:
Depois de o bucho de boi estiver devidamente limpo, cortá-lo em pedaços pequenos e levar para ferver em uma panela com água e vinagre; Escorrer o bucho e levar outra vez para ferver – desta vez com água e limão – e escorrer; Então, levar novamente o bucho ao fogo em uma panela com água, alho, cominho e corante e deixar cozinhar durante 30 minutos;
Desligar o fogo, adicionar o restante dos ingredientes para o tempero e levar ao fogo outra vez para pegar sabor. Desligar o fogo e servir o bucho de boi quente.
Nenhum comentário: