Ads Top

Chá de Hibisco Tira o Sono? Ou Dá Sono?

Chá de hibisco

O hibisco é uma planta originária da África Tropical, que teve o seu cultivo estendido para a América Central e o Sudeste Asiática, sendo distribuída em locais como o continente africano, o asiático, o europeu e o americano.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o chá de hibisco, uma bebida que costuma ser preparada a partir das espécies do Hibiscus sabdariffa L., ainda que possa ser feita com outros tipos de hibisco como o Hibiscus rosas sinensis.

Mas você já parou para pesquisar ou pensar a respeito de que tipo de efeito a bebida pode provocar ao nosso organismo?

Por exemplo, será que o chá de hibisco tira o sono ou ele dá sono?

A médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki esclareceu que não é verdade que o chá de hibisco tira o sono.

De acordo com Mazaracki, o que acontece é que, na realidade, o chá de hibisco é dotado de um efeito calmante e, justamente por conta dessa propriedade, traz a possibilidade de provocar o efeito contrário (ao de tirar o sono).

Mazaracki afirmou ainda que algumas pessoas podem, inclusive, experimentar o efeito da sonolência ao consumir o chá. Conforme a médica nutróloga e ortomolecular, graças ao fato de não carregar a cafeína na sua composição – substância conhecida por deixar a gente mais “ligadão” e tirar o sono – o chá de hibisco pode ser ingerido no período noturno, tendo em vista que não afeta o sono.

Além disso, uma usuária identificada como Aldicea registrou o seguinte questionamento: “Chá de hibisco pode causar insônia”?

Quem respondeu a esse questionamento foi o psicólogo André Campo Piano, que destacou que, conforme informações de profissionais da área nutricional, os efeitos colaterais atribuídos à bebida não envolvem a insônia.

“É sempre importante verificar qual consumo vem sendo feito. Se moderado, acredito que não acarreta efeitos colaterais tão notórios. A insônia geralmente está associada a questões psicológicas relacionadas à ansiedade e ou angústias que precisam ser vistas mais detalhadamente. Se puder, procure um profissional para poder lhe ajudar a entender os reais motivos da insônia”, completou o psicólogo.

Conforme informações, um dos benefícios tradicionais do chá de hibisco é auxiliar o tratamento da insônia.

Entretanto, se você sofre com a insônia, principalmente se ela for recorrente e grave, é fundamental que procure o auxílio do médico para saber qual a origem do problema e receber o tratamento apropriado. Lembrando que não é seguro trocar um tratamento médico apenas pelo uso do chá sem consultar o profissional.

Caso você perceba que o chá de hibisco tira o sono quando você toma (ou dá sono), consulte o médico para que ele determine se a bebida (ou o modo que você a consome, o que ingere como acompanhamento) tem algo a ver com isso ou se o problema é decorrente de outro fator e dar início ao tratamento indicado para lidar com a falta ou o excesso de sono em questão.

Cuidados, contraindicações e efeitos colaterais do hibisco

Agora que já vimos se o chá de hibisco tira o sono ou dá sono, precisamos conhecer alguns alertas que já foram registrados em relação ao consumo da bebida. O primeiro deles é que o chá não deve ser ingerido em excesso – doses muitos altas de hibisco poderiam potencialmente provocar danos ao fígado, segundo estudos.

Como não existe um consenso em relação à dosagem máxima ou limite para a bebida, é fundamental consultar o médico para saber qual a dose permitida para o seu caso em particular. Sem fazer isso, corre-se o risco de tomar uma quantidade exagerada do chá e passar mal.

O chá de hibisco é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês, pessoas que têm pressão baixa e usam remédios para tratar o problema e indivíduos que tomam medicamentos para a hipertensão.

A bebida interage com remédios como paracetamol, antivirais, antimaláricos e anti-inflamatórios. Assim, caso use esses ou qualquer outro tipo de medicamento, pergunte ao seu médico se pode tomar o chá de hibisco durante o período do tratamento e como o chá deve ser utilizado.

Além disso, a bebida está associada a alguns possíveis efeitos colaterais. Por exemplo, o chá não deve ser consumido em excesso para que não cause uma desidratação, já que promove a eliminação de líquido por parte do organismo.

A diminuição dos níveis de glicose no sangue é outra reação causada pelo chá. Com isso, ele não é apropriado para diabéticos que já seguem tratamento para controlar as suas taxas de açúcar e deve ter seu consumo interrompido duas semanas antes da realização de uma cirurgia.

Outros possíveis efeitos colaterais atribuídos ao chá de hibisco são a abertura e expansão dos vasos sanguíneos, o que favorece o desenvolvimento de doenças no coração, o prejuízo ao foco e à concentração, perturbação ou dor estomacal temporária, gases, náusea, prisão de ventre, urina dolorosa, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos e tremores.

Referências Adicionais:

Você já tinha percebido que o chá de hibisco tira o sono? Tem costume de consumi-lo com frequência? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.