Moela de Frango Engorda? É Saudável? Calorias e Dicas
Vamos abaixo propor uma análise para entendermos se a moela engorda ou não, mas antes disso, precisamos saber o que é esse alimento, não é mesmo?
Pois bem, a moela é um órgão que fica localizado no trato digestivo do animal e, similar ao estômago, trabalha na trituração dos alimentos que o animal come, de acordo com informações do site Healthy Eating SFGate.
É possível encontrar receitas de moela de frango cozida, ensopada, acebolada, ao molho, empanada, frita, refogada e acompanhada de ingredientes como batatas, polenta, quiabo e até cerveja, por exemplo.
Mas será que a moela de frango engorda?
Não há como entender se a moela de frango engorda sem conhecer a quantidade de calorias que podemos encontrar no alimento, não é mesmo?
De acordo com a tabela nutricional da moela, uma porção de 100 g de moela de frango pode apresentar entre 82 a 125 calorias.
Já uma porção de 100 g de moela de frango cozida apresenta 154 calorias, enquanto uma unidade média do alimento contém aproximadamente 27,75 calorias.
Os valores funcionam como uma estimativa, já que não submetemos a moela de frango a análises nutricionais e apenas reproduzimos as informações dos portais relacionados ao tema na internet.
Olhando essa estimativa para uma porção de 100 g de moela de frango – entre 82 a 154 calorias, podemos concluir que o valor calórico não é tão elevado, não é mesmo? Entretanto, se a ingestão do alimento for exagerada, essa história já muda de figura.
Isso porque, com base nesses valores, se a pessoa comer 500 g de moela de frango em uma única sentada, o valor calórico já sobe para 410 calorias a 770 calorias. E olha que a gente nem colocou nessa conta as calorias dos ingredientes que podem acompanhar a moela como molhos, temperos, batatas, polenta, quiabo, cerveja e arroz, por exemplo.
Portanto, para quem curte comer uma moela de frango, porém, almejar emagrecer ou, pelo menos, não engordar, o ideal é consumir o alimento com moderação.
As proteínas da moela de frango
Como um produto de origem animal que é, a moela de frango serve como fonte de proteínas.
Conforme informações do site Healthy Eating SFGate, o alimento possui doses elevadas no nutriente, sendo possível encontrar 30 g de proteínas em uma porção de aproximadamente 100 g de moela de frango.
Entretanto, ao consultar outros portais, verificamos que também é possível achar moelas de frango com um teor de 16 g a 24 g de proteínas em uma porção de 100 g.
O Healthy Eating SFGate destacou que as proteínas auxiliam a reabastecer as células que constituem os músculos e tecidos.
No mesmo sentido, a bacharela em psicologia com treinamento em enfermagem e nutrição, Sandi Busch, afirmou que uma das funções das proteínas no organismo é a construção e manutenção dos músculos.
Ou seja, as proteínas da moela de frango podem ser úteis para uma dieta para construção de músculos. Obviamente, não podemos esperar que o alimento opere milagres – para ganhar músculos é necessário que toda a dieta tenha esse foco, além de praticar treinamentos regulares voltados para esse objetivo.
Além disso, ter mais músculos é benéfico para quem buscar emagrecer. A queima de gordura é potencializada pela quantidade de músculos que uma pessoa tem no corpo.
Segundo a matéria, pesquisas já indicaram que o ganho de 0,5 kg de músculo pode resultar no aumento de 30 a 50 calorias a mais diariamente.
Entretanto, esse benefício das proteínas da moela de frango não pode ser considerado tão expressivo assim porque não é aconselhável consumir o alimento com frequência por conta do seu teor de colesterol, como você verá com mais detalhes no decorres deste artigo.
Mais importante do que saber se a moela de frango engorda
É compreender que para emagrecer ou manter o peso é fundamental que toda a dieta seja saudável, nutritiva, equilibrada e controlada. Até porque não é somente um alimento que faz engordar, mas todo o contexto de uma dieta que exerce grande influência neste sentido.
Portanto, se você deseja perder peso ou não engordar, além de consumir a moela de frango com cuidado, tome conta de toda a sua dieta. Se tiver dificuldades para fazer isso sozinho, procure o auxílio de um bom nutricionista.
Isso porque o profissional é qualificado para indicar um programa alimentar que ajude a alcançar os objetivos almejados, ao mesmo tempo em que não deixa de oferecer os nutrientes e energia que o corpo exige para funcionar corretamente.
A moela de frango é saudável? Traz benefícios? Ou a moela de frango faz mal?
Em aproximadamente 100 g de moela de frango é possível encontrar teores de alguns nutrientes importante para o nosso organismo funcionar nos conformes como: ferro, zinco e vitamina B12.
Além disso, dependendo dos ingredientes que acompanharem a moela de frango e a receita em que ela vai aparecer, o prato pode ganhar outros nutrientes. Por exemplo, a moela de frango grelhada com vegetais frescos é um prato que também fornece fibras, potássio e vitamina A.
Por outro lado, a moela de frango deve ser consumida apenas ocasionalmente devido ao seu elevado teor de colesterol.
Uma porção de 100 g de moela de frango contém 370 mg de colesterol, o limite máximo diário de consumo de colesterol deve ser de 300 mg.
Mesmo que o organismo necessite do colesterol para continuar a construir células saudáveis, o colesterol elevado pode aumentar o risco do desenvolvimento de doença no coração.
Quando uma pessoa tem colesterol alto, ela pode desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos, que, eventualmente, podem dificultar que uma quantidade suficiente de sangue flua pelas artérias.
Com isso, o coração pode não conseguir o tanto de sangue rico em oxigênio que necessita, o que aumenta as chances de ocorrer um ataque cardíaco, e a diminuição do fluxo de sangue para o cérebro pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC).
Como fazer – Receita de moela de frango cozida
Ingredientes:
- 1 kg de moela de frango limpa cortada em pedaços;
- 2 colheres de sopa do tempero de sua preferência – porém, fuja dos industrializados lotados de sódio;
- 2 dentes de alho amassados;
- ½ cebola picada;
- 1 colher de sobremesa de colorau;
- 1 xícara de chá de água;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Colocar o azeite de oliva, o alho e a cebola na panela de pressão e levar ao fogo para dourar, sem tampar a panela; Ainda com a panela destampada, adicionar o tempero pronto e fritar mais um pouco. Em seguida, sem tampar a panela, acrescentar o colorau e misturar a moela picada; Colocar a água e o sal e, finalmente, fechar a panela de pressão.
Quando a panela começar a chiar, abaixar o fogo e deixa-la ali durante aproximadamente 20 minutos. Então, desligar o fogo, retirar a pressão da panela e conferir se a moela está mole. Caso não esteja, adicionar um pouco mais na panela com pressão, colocando mais um pouquinho de água se necessário. Se a moela já estiver mole, devolver ao fogo com a panela destampada e deixar o caldo dar uma secada; Depois, desligar o fogo, checar o sal e servir a moela quentinha.
Referências Adicionais:
Nenhum comentário: